+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Migrando rede windows para rede linux.

    Boa tarde pessoal. Gostaria da opinião de voces. A empresa onde eu trabalho já usa um servidor linux que eu montei. Agora eles querem mudar todas as estações windows para linux. Estava pensando em tirar alguns programas do windows e colocar do linux. tipo office e colocar broffice, internet explode e colocar o firefox, outlook e colocar thunderbird. E depois, fazer a migração do sistema operacional em si. Gostaria de saber a opiniao de voces e alguma experiencia que alguem já teve.

    Valew....

  2. #2

    Padrão Re: Migrando rede windows para rede linux.

    Depende do tamanho da empresa, do número de aplicações Ruindows e da resistência dos usuários...
    A pior parte é a resistência dos usuários, se conseguir convence-los das vantagens do Linux, principalmente da segurança para a empresa, certamente você terá sucesso...
    Aqui no metrô de São Paulo foi feito um trabalho de base, dando curso a todos os usuários para tirar o Office, ainda há alguns focos de resistência, mas foi considerado um sucesso...
    Passar os desktops para Linux terá muito mais resistência, pois as pessoas gostam das facilidades de instalar porcarias no Ruindows... Mas nada que uma boa conversa não possa resolver...
    Se vocês já possuem uma política de restringir acesso a determinados sites como Orkut, MSN entre outros, vocês já tem meio camnho andado...

  3. #3

    Padrão Re: Migrando rede windows para rede linux.

    Trabalho numa empresa onde as estações e servidores são Linux.

    Isso é um assunto muito complicado!! Na minha opnião à aceitação do usuário em relação a uma plataforma, é prejudicada na grande parte das vezes, pela má vontade de reaprendizado!!

    Agora isso depende muito e muito mesmo, de quem implanta (migra)!!do

    Conheço usuários que trabalhavam já a quase 10 anos com Windows e quando foi migrado para Linux, pediram demissão. A maneira que foi implantado nesta empresa, foi uma verdadeira "bomba jogada nas mãos dos usuários em questão".

    Cuidado!!

    Analise os prós e contras desta situação. Mostre aos seus superiores o que pode acontecer, e diga que vc precisa de cooperação de todos para esta migração. Se vc não efetuar os procedimentos necessários para uma migração deste tipo, a "bomba pode estourar é nas suas mãos"

    Até!!

    :-o :-o :-o

  4. #4

    Padrão Re: Migrando rede windows para rede linux.

    usuário! é com ele que você precisa se preocupar..

    para nós é simples uma mudança! mas para o usuário... ahhh meu amigo! vai explicar por que o icone do Negrito está 3cm fora do lugar em que sempre esteve!! :P

    é preciso fazer uma migração amigável.. muitas palestras! e uma frase essencial: "faz o mesmo serviço.. e às vezes melhor!"

    dependendo do usuário, você pode instalar unix ou mac.. desde que os ícones: email, internet e documentos estejam bem visível na tela!

    é uma dica.. :-D

    abraços..

  5. #5

    Padrão Re: Migrando rede windows para rede linux.

    Obrigado pela opiniao pessoal. Sei que aqui nao se discute distro. mas, estava pensando em usar o famelix nos terminais, pelo fato de parecer muito com o windows. Se alguem tiver uma outra opiniao, eu agradeço. Na verdade, a distribuição para os desktops, tem que ser facil e amigavel, pois a segurança principal, ficará por conta de um servidor proxy/firewall que irei montar.
    Muito obrigado pela ajuda de voces.

  6. #6

    Padrão Re: Migrando rede windows para rede linux.


    Como disseram todos aqui, é um processo delicado mesmo. Já vi empresa aqui em Goiânia que o dono simplesmente impôs de cima prá baixo e está funcionando. Claro que alguns funcionários sairam. Mas o dono queria e pôs, e está funcionando, e com o sistema de gestão rodando da Microsiga.
    Nós estamos tentando isso na empresa e confesso que não está sendo fácil não.
    É como todos comentaram. Analise bem. Mas creio que vale a pena ....
    Não desista da sua idéia .....
    Um abraço ....

  7. #7

    Padrão Re: Migrando rede windows para rede linux.

    Citação Postado originalmente por jhonatanw
    Sei que aqui nao se discute distro.
    Como você mesmo disse, não se discute distribuição aqui, por um motivo bastante simples, vai do gosto de cada um...
    Eu particularmente prefiro o Debian, outros o Ubuntu, outros o Fedora e por ai vai...
    Para usuário final, quanto menos coisas ele tiver que mexer para ler um CD, ouvir música, acessar a internet, ler e-mail e editar textos e planilhas, menor o número de problemas e menor a resistência...
    Você pode, por exemplo, instalar o KDE, o Gnome e algum outro gerenciador de janelas para que o usuário final possa personalizar à vontade...
    Quanto menos empecilhos ele tiver, menor será a resistência, é claro que, como foi dito por todos, pode e haverá pedidos de demissões, que devem ser prontamente aceitas pelo chefe, pois nada pior do que trabalhar com retrógrados e acomodados...
    Cursos serão inevitáveis e suporte imprescindível...