+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Kiuubi
    Visitante

    Padrão Iniciante, o q eu faço?

    Bem galera,
    Não conheço nada de Linux, e gostaria de aprender. O q vcs me recomendam? Qual devo instalar? O q devo fazer?


    Muy Grata!

  2. #2

    Padrão Re: Iniciante, o q eu faço?

    Citação Postado originalmente por Kiuubi
    Bem galera,
    Não conheço nada de Linux, e gostaria de aprender. O q vcs me recomendam? Qual devo instalar? O q devo fazer?


    Muy Grata!
    Procure no google por guia foca linux. É um manual bem completo. A parte iniciante ajuda pra caramba. Ateh hoje eu ainda uso.

  3. #3

    Padrão Re: Iniciante, o q eu faço?

    Acho que uma boa distro para vc começar são as baseadas em pacotes rpm. Tente o Fedora Core 5 ou mesmo o Mandriva!!

    Depois que se sentir + independente, tente usar uma distro + robusta. Neste caso pode permanecer com o Fedora ou então (as minhas referidas), Slacware ou Debian!

    Quanto a manual, siga o conselho do nosso amigo aí de cima: Guia Foca na cabeça!!

    Até :-o :-o :-o

  4. #4

    Padrão Re: Iniciante, o q eu faço?

    recomendo a vc baixar uma ISO de livecd,
    www.ubuntulinux.org
    ou
    www.kubuntu.org
    ou
    www.xubuntu.org

    assim voce pode testar usa a distribuicao linux, sem instalar ela.
    se gostar baixe o install cd e instale.

    ou tente algo bem brasileiro como kurumin que tmb roda direto do cd
    depois faca oque meu amigo falou, parta para algo parrudo eeee...
    nao esqueca de dar uma lida no focalinux, em caso de duvidas como pra q isso ? oq é isso ?
    etc....

    :-D

  5. #5

    Padrão Re: Iniciante, o q eu faço?

    iniciantes = live cd! :wink:

    recomendo o ubuntu pois é leve, simples e é em português! e também o knoppix (inglês/alemão), mas já é um pouco mais avançado..

    fiz esses passos e agora eu uso debian!

    abraços..

  6. #6

    Padrão Re: Iniciante, o q eu faço?

    Aconselho voce a usar o famelix no inicio. ele é livecd e parece muito com o rwindows xp. Uso ele para agilizar meus diagnosticos em desktops e redes. E bom. E quando voce estiver mais seguro, mude para uma versao mais robusta.

  7. #7

    Padrão Re: Iniciante, o q eu faço?

    Ubuntu, sem dúvida, fácil instalação e o principal. FACIL DE CONFIGURAR. Basta vc baixar a ISO, dar boot pelo cd e o instalador é em modo grafico. Atente para a parte do particionamento que é a UNICA parte que pode fazer tudo ir por agua a baixo. Mas se vc criar as partições direitinho e prestar bastante atenção nas caixinhas "formatar"... tudo vai dar certo.

    Agora só pra vc ter uma idéia. Para a pós instalação e demais configurações, eu uso um guia ótimo, todo em português que segue o link.
    http://wiki.ubuntubrasil.org/GuiaDapper

    Sem problemas. Se quiser add no msn eu te ajudo na instalação.
    Abraço.

  8. #8

    Padrão Re: Iniciante, o q eu faço?

    É isso ai todos estão super certo mais interesse e boa vontade tbm conta muito em relação a aprender alguma coisa não se preocupe com a distro distro escola uma que melhor se adapta a vc e manda vé!!! Segue otimo link para começar o estudo citado pelo WhiteTiger

    http://www.guiafoca.org/

    É isso ai bem vindo ao mundo pinguim e boa sorte!!!

  9. #9

    Padrão Re: Iniciante, o q eu faço?

    AE!!

    Eu recomendo o Kurumin, eu começei utilizando ele como Live-cd e depois resolvi instala-lo...Ele é uma distribuição bem legal para começar...Ae depois você pode mudar para conhecer coisas diferentes.

    E como todos os amigos ae de cima disseram, Guia foca sem duvidas!! ^^
    E qualquer duvida tambem, você pode postar aqui no forum que o pessoal te da uma ajuda :-)

    Há braços

  10. #10
    rodhewitt2
    Visitante

    Padrão Re: Iniciante, o q eu faço?

    Oi
    Olha da uma pesquisado no google ou fala com alguem que tenha noção de linux para te dar umas dicas é sempre mais facil, se for instalar instala o mandriva e comece por ele.

    oK


    Rodrigo - www.hospedagemlocal.com

  11. #11

    Padrão Re: Iniciante, o q eu faço?

    Amigo eu comecei com o kurumin, da uma olhada em http://www.guiadohardware.net/gdhpress/kurumin/ que tem inclusive uma ótima apostila sobre ele.