+ Responder ao Tópico



  1. #1
    MASTERGTx
    Visitante

    Padrão 2 links

    Olá, eu preciso saber c uma coisa
    tenho um servidor linux com uma placa de rede ligada ao roteador que tem ip válido, essa placa de rede também tem ip válido, agora eu vou colocar mais um link (outr roteador) com ip válido e outra placa de rede com ip válido, eu tenh também mais 3 placas de redes com ips inválidos que recebem nat do primeiro roteador, como eu faço agora pra ajustar esses 2 links. pois preciso definir que os 2 são GW..
    Serial algo como mudar o meu nat que é global pra algo assim.
    "iptables e regra que faz com que eth0 compartilhe somente com eth1, eth2"
    "iptables e regra que faz com que eth5 compartilhe somente com eth3, eth4"

    É assim mesmo a melhor maneira?
    Atualmente eu uso um nat global.

    iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE - essa regra faz cm que todas as eth's naveguem.


    como eu devo fazer pra separar os 2 links agora a melhor maneira..?

  2. #2

    Padrão Re: 2 links

    Código :
    # iptables -t nat -A POSTROUTING -s $REDE_A -o eth0 -j MASQUERADE

    Com essa regra, só os pacotes da rede A utilizam NAT. Você pode ir separando dessa maneira. O problema que você vai encontrar é que você vai ter que refazer suas tabelas de roteamento e utilizar o iproute2 para a divisão do link e roteamento pela origem, para executar o "tal pacote vai para tal link", mas existem diversos modos para se configurar isso...


    Abraços!

  3. #3
    MASTERGTx
    Visitante

    Padrão Re: 2 links

    Ainda não consegui, essa é minha estrutura.

    router[200.195.176.2] - eth0[200.195.176.3]
    router_novo[200.195.166.3] - eth4[200.195.166.4]
    eth1- 10.1.1.0/24
    eth2- 10.1.0.0/24
    eth3 - 192.168.1.0/24


    atualmente todos navegando pela eth0
    objetivo é fazer as eths inválidas navegaram ou por um link ou por outro
    como fazer? preciso duma resosta mais clara, pois não tenhoçoes muito boas sobre roteamentos. obrigado

  4. #4
    MASTERGTx
    Visitante

    Padrão Re: 2 links

    Pelo jeito aqui nesse fórum num tem nig uém que saoba realmente.. pra que fórum se a única coisa que respondem é o que todos já sabem, aqui é fórum amador. alguém sabe algum fórum onde tenha pessoas mais avançadas em conhecimento? pra me ajudar?

    não to falando que eu seja mehor, mas pelo menos vejo que a maioria só fala e na hora do vamo ve só sabem copiar e colar.

  5. #5

    Padrão Re: 2 links

    Bloqueado por ofender os outros usuários.

    Aqui ninguem tem obrigação de ajudar ninguém. Estamos todos em constante aprendizado. Talvez se você fosse mais cortez a solução viria mais fácil.