+ Responder ao Tópico

Xen



  1. #1

    Padrão Xen

    ola, estava lendo um artigo sobre xen na linux magazine (numero 09 - Junho 2005) , e surgiu algumas dúvidas, como :

    1 - Quais as limitações que eu posso ter se usar xen com kernel 2.4 ?
    2 - Se eu instalar Xen e criar as máquinas virtuais, eu posso ve-las na rede como se fosse uma máquina normal ?
    3 - Eu preciso ter um s.o. instalado em cada maquina virtual, ou somente no servidor do xen ?
    4 - Em quais oportunidades é interessante eu utilizar o xen ?
    5 - Se eu instalar o Xen e criar uma máquina virtual, eu posso gravar dados nela, e também receber dados dela ?

    --
    []'s...Renato

  2. #2

    Padrão Re: Xen

    Vamos lá...
    A Diferença principal é que o Xen 3.0 está disponibilizado somente para kernels 2.6, então tem algumas melhoias, incluindo a possibilidade de usar extensões como VT da intel para virtualizar sistems sem modificações (como rodarpor exemplo um Windows XP dentro do Linux com velocidade nativa)
    As máquinas virtuais diferem pouco ou nada de uma máquina real, a principal diferencça é que elas compartilham o mesmo hardware, permitindo a separação de serviços, por exemplo. Em vez de utilizar uma máquina potente rodando trocentos serviçõs, é como se vc tivesse um "sandbox", se ocorre uma falha de software em uma delas (um kernel Panic, por exemplo) voce mantem os outros serviços rodadno. Claro que se for uma falha de hardware a coisa muda de figura...
    Para cada máquina virtual voce vai ter uma instalação do SO, as máquinas são virtualmente indistinguiveis de um sistema rodando em uma máquina dedicada, e como eu já disse, as situações onde o Xen vem ganhando mercado é na utilização para consolidação de serviços, e também no mercado de servidores dedicados, e quanto a última pergunta, sim, uma máquina virtual é indistinguivel de uma máquina normal, então ela é encontrada na rede, possui discos (que voce configura) que permitem gravação entre outras coisas.