+ Responder ao Tópico



  1. #1
    bs.castro
    Visitante

    Padrão Servidor linux (interface grafica ou modo texto)

    Bom gente.

    Estou a um bom tempo estudando o linux, mas nunca tive a oportunidade de fazer um projeto para uma empresa com linux. tenho uma grande duvida que vocês com mais tempo no mercado podem me ajudar.

    Com as novas atualizações das 2 principais interfaces graficas (Gnome e KDE) e com uma demanda muito grande de ferramentas para adimistração.

    Queria saber se os Administradores de servidores estão utilizando o linux com interface grafica nos servidor. para facilitar. como por exemplo. editores de testo Vi Front, Webmin, swat, kde entre outros.
    Vale a pena ficar antenado às atualiçãoes do kde com tantas ferramentas graficas boas, se para vc configurar um servidor de arquivo vc não vai usar o swat ou o webmin.

    Obrigado gente!

  2. #2

    Padrão Re: Servidor linux (interface grafica ou modo texto)

    Bem... a resposta da sua pergunta é algo muito pessoal... eu prefiro configurar tudo no modo texto, mesmo porque eu sinto que eu possuo um melhor controle de tudo. Se algo der problema, não vou ter que ficar mexendo no arquivo todo alterado pelo software utilizado.

    Temos que levar em consideração que um servidor X é um peso à mais rodando no seu servidor. Se o seu servidor é um servidor de produção, com certeza você vai querer que ele disponha do máximo de memória, processamento, etc e que ele rode somente o essencial. Tenha isso em mente.

    Existem várias distribuições no mercado que investem pesado nisso, como a própria Red Hat (Já perceberam com ela investiu em ferramentas bonitinhas para a administração do sistema? Poisé, eu já).

    Eu não gosto de fazer uso de tais ferramentas como webmin, swat, etc, mas nem por isso eu desmereço sua qualidade e sua praticidade. É porque eu sou um profissional viciado em editar arquivos .conf na mão, mas eu tenho certeza que vão surgir respostas a favor do uso de ferramentas como o webmin.


    Um abraço!

  3. #3

    Padrão Re: Servidor linux (interface grafica ou modo texto)

    pra sever sou 100% modo texto ! :-D

  4. #4
    bs.castro
    Visitante

    Padrão Re: Servidor linux (interface grafica ou modo texto)

    Bom,

    Foi que eu pensei, vai depender de quem vai administrar os servidor. Para ganho de desempenho e bom o sistema só no osso mesmo!

    acho que minha duvida já foi respondida!

  5. #5

    Padrão Re: Servidor linux (interface grafica ou modo texto)

    servidor de produção não deveria ter interface grafica..

  6. #6

    Padrão Re: Servidor linux (interface grafica ou modo texto)

    Deus salve o mcedit ! o cat o grep e o vi !!!

  7. #7
    bs.castro
    Visitante

    Padrão Re: Servidor linux (interface grafica ou modo texto)

    É, vou ter que aprender usar melhor o Vi e modo texto, rsrsrs

    Deu pra ter uma visão boa do senario atual.

    Grato!

  8. #8
    Administrador Avatar de Fernando
    Ingresso
    Jul 2001
    Localização
    Campinas Area
    Posts
    4.996
    Posts de Blog
    4

    Padrão Re: Servidor linux (interface grafica ou modo texto)

    De fato, também faço uso do console somente, mesmo porque falando emsegurança, X apresentou, apresenta e ira apresentar falhar em potencial pro seu esquema.


  9. #9

    Padrão Re: Servidor linux (interface grafica ou modo texto)


    Cara, servidor é prá mim, trocentos por cento de certeza em modo texto.

    E sinceramente, não tem nada mais agradável no ambiente Linux, do que mexer em servidor, no ambiente texto.

    Qualquer interface gráfica, pesa mesmo .................. E servidor é servidor ..............

    Pode ser qualquer distribuição. Aliásmente já tem até distro Linux, lançando versões Desktop e Server. Veja o Ubuntu, Mandriva. Ainda não tive a oportunidade de usar .... Mas deve ser interessante.
    E no modo texto, a sensação é que o sistema operacional está na sua mão. Você diz o que quer.

    Quem sabe, mais um padrão que vem chegando para o Linux !!!! ... :lol:

  10. #10
    bs.castro
    Visitante

    Padrão Re: Servidor linux (interface grafica ou modo texto)

    E talves em um um futuro proximo! Etou me dedicando no mode texto! E bem mais rapido e vc tem mais controle!

    Ate porqque por exemplo: o webmin e uma otim erramente de comfiguração de servidores mas deixa a desejar em aluns parametros que ele não inclui.

    A versão 1.290 esta bem aprimorada! mas não 100%