+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como interligar dois provedores via rádio?

    Pessoal,

    To com um problema aqui e preciso de uma ajuda tenho um provedor via rádio e na minha cidade tem outro provedor via rádio tem um cliente que quer ser cliente dos dois provedores porém ele quer uma coisa do tipo redundante, balancea a carga entre os dois provedores e se um parar o outro continua.

    Tem como fazer isso?

    Pensei em colocar duas ovislink uma para o meu provedor e outra para o outro provedor agora não sei como farei prá fazer o resto que é um linux com duas rotas, balanceando as rotas e se ele tentar ir numa rota e não der ele vai para a outra.

    Dessa forma ele nunca vai ficar sem internet.

    Se alguém puder me dar uma dica fico muito grato.

    T+

    Rodrigo.

  2. #2

    Padrão Re: Como interligar dois provedores via rádio?

    Pode ser que eu use um staros com dois cartões também sendo um virado para o meu provedor e outro para o meu concorrente.

    O negócio é o balanceamento e a redundância que tão pegando.

    Citação Postado originalmente por rcfweb
    Pessoal,

    To com um problema aqui e preciso de uma ajuda tenho um provedor via rádio e na minha cidade tem outro provedor via rádio tem um cliente que quer ser cliente dos dois provedores porém ele quer uma coisa do tipo redundante, balancea a carga entre os dois provedores e se um parar o outro continua.

    Tem como fazer isso?

    Pensei em colocar duas ovislink uma para o meu provedor e outra para o outro provedor agora não sei como farei prá fazer o resto que é um linux com duas rotas, balanceando as rotas e se ele tentar ir numa rota e não der ele vai para a outra.

    Dessa forma ele nunca vai ficar sem internet.

    Se alguém puder me dar uma dica fico muito grato.

    T+

    Rodrigo.

  3. #3

    Padrão Re: Como interligar dois provedores via rádio?

    bom.. tem o ucarp que monitora servidores.. se um servidor parar.. ele sobe o ip, limpa o cache arp.. e continua (isso em menos de 5 segundos)...

    o interessante seria o SEU provedor fazer um sistema assim .. e oferecer a ideia para o cliente do tipo "voce nao fica sem internet, temos 2 conexoes com operadoras diferentes..."


  4. #4

    Padrão Re: Como interligar dois provedores via rádio?

    Tem um hardware que faz isso.... a D-link tem, e outras marcas tbm... acho q planet.

    você liga os 2 links nele e o hardware faz o balanceamento... se 1 cair o outro continua.

  5. #5

    Padrão Re: Como interligar dois provedores via rádio?

    Mas ele tem duas interfaces de rádio?

    Porque os dois links são via rádio tanto do meu provedor quanto do meu concorrente.

    Qual o modelo desse equipamento vc lembra?


    Citação Postado originalmente por ijr
    Tem um hardware que faz isso.... a D-link tem, e outras marcas tbm... acho q planet.

    você liga os 2 links nele e o hardware faz o balanceamento... se 1 cair o outro continua.

  6. #6

    Padrão Re: Como interligar dois provedores via rádio?

    Você vai precisar chegar com o sinal via RJ-45.

    Vou procurar aqui especificações sobre o produto e posto aqui.

  7. #7

    Padrão Re: Como interligar dois provedores via rádio?

    Seu concorrente e vc controlam os links por servidores linux?

  8. #8

    Padrão Re: Como interligar dois provedores via rádio?

    Meu concorrente eu não sei, mas no meu caso quando há uma rede com mais computadores e que seja necessário algum controle de conteúdo ou de velocidade dai eu uso sim servidor linux acho que ele não usa.

    No meu provedor existe um servidor que controla tudo, autentica o usuário, controla banda, etc...

    Mas eu andei pesquisando mais algumas coisas e achei um tutorial que eu acho que vai dar certo o tutorial é sobre iproute2 e iptables e é exatamente o que eu quero fazer só que foi utilizado para dois links ADSL, os dois eram usados simultaneamente e quando um caia o outro continuava.

    Agora só falta eu adaptar para a conexão via rádio e não ADSL mas eu acho que vai ser mamão com açucar.

    O tutorial é esse aqui http://www.linuxit.com.br/section-viewarticle-545.html

    Acho que isso mesmo que eu preciso.

    T+

    Rodrigo.

    Citação Postado originalmente por netosdr
    Seu concorrente e vc controlam os links por servidores linux?

  9. #9

    Padrão Re: Como interligar dois provedores via rádio?

    Blz, depois posta aí se deu certo.

    Um abraço!