+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Fernando Henrique
    Visitante

    Padrão Qro um Proxy com Firewall

    Iae tudo bem ?
    Estou passando aqui so pra ver se vcs podem me ajudar com este assunto
    estou qrendo fazer um proxy com firewall aqui para mim empresa, de umas
    semanas para ka estou usando o Coyote linux, so q nele eu nao obtive
    sucesso com aquilo q eu preentendia, pois nao consegui ou nao tem
    como faz bloqueio por ele.. mais nao muito preocupado com isto nao
    agora estou qrendo fazer um servidor proxy com firewall de verdade
    para mim, nele pretendo fazer bloquio de msn,orkut,radio,conteudo
    adulto i etc...mais alem disto presciso q dois IPs tenho acesso a quase tudo
    assim no meu eu presciso ter acesso a saits etc e tbm ter a porta(4662,4672,50000)
    abertas ja no IP do meu pai presciso ter as portas do VNC e do Pcnowhere i as portas (3000,2000) i
    bloqueio do orkut ...
    Estou na duvida em ql distribuiçao a ser usada aqui eu tenhu o (conectiva 8,10 e o Ubuntu) qro
    instalar ele para deixa em modo texto... ahh fiquei sabendo q para mim fazer um firewall certinhu
    tenhu q liberar um IP no modem (D-Link500G) com todas as portas liberadas, e que no firewall
    q eu irei informar as porta q irei ultilizar isto e verdade mesmo?
    TEnho pouco conhecimento em linux (instalar alguns programas,mexer no samba) nada mais do q isto q eu
    sei ...
    Meu pc nao e uns dos bons nao mais da pra rodar ele o serve d boas eu acho(pentium 166,32mb,HD10)


    Espero com ajuda de vcs

    Flws

  2. #2

    Padrão Re: Qro um Proxy com Firewall

    Bom dia amigo,

    Bom pelo q entendi vc esta querendo fazer um Gateway em sua empresa.

    P/ a configuração do seu gateway vc esta querendo colocar um firewall, e um poxy correto?!?..

    A Distribuição utilizada nessa confiuração é indiferente pois o q vale é a configuração dos serviços, cada um tem uma preferencia, eu particarmente utilizo o Mandriva Liux pois é com ele q a empresa onde trabalho somos parceros .....mas isso nw quer dizer q ele seja a sua melhor opção. Isso vaidepender muito da sua necessidade e da sua opnião.

    Agora em questão da sua necessidade creio q sera possivel fazer tudo isso q vc necessita com a utilização de um script de firewall utilizando iptables e o de um PROXY utilizando o squid.

    As configuração nw são muito simples nw, sendo assim lhe aconselho a dar uma boa lida em alguns tutorias sobre squid e iptables p/ entender primeiramente como eles funcionam. Aqui mesmo no site do UNDERLINUX vc vai encontrar uma grande variedade de material p/ seu estudo.

    + Qualquer coisa posta ai q agente te ajuda.

    :mrgreen:

  3. #3
    Fernando Henrique
    Visitante

    Padrão Re: Qro um Proxy com Firewall

    kra eu optei mesmo pelo conectiva 8 ja to ate instalando ... agora como q eu instalar o squid para q eu possa fazer as demais configuraçoes

  4. #4

    Padrão Re: Qro um Proxy com Firewall

    Fernando, esse link aqui pode te ajudar bastante à como configurar o Squid.

    Quanto à questão da distribuição, foi como o nosso amigo acima mencionou. Existem várias e a mais correta para você é a que você mais gostar. =)

    Poste suas dúvidas aqui pra gente responder.

  5. #5

    Padrão Re: Qro um Proxy com Firewall

    WWW.IPCOP.ORG == essa é uma das minidistros mais completinhas para uma mini maquina igual a sua ou pode tambem baixar o slack 8 ou um netbsd 2.1 vai aprender mais mas vai demorar um pouco para implementar.

  6. #6
    Fernando Henrique
    Visitante

    Padrão Re: Qro um Proxy com Firewall

    humm este squid e a mesma coisa do iptables? eu baixei este IPCOP aqui so q nao deu certo parece q nao indentifica minhas placas de rede q e uma VIA6105 e uma outra 8029, eu pensei em usar ele so q aqui nao deu nao consegui acessar ele via rede para mim fazer as demais configuraçoes... aqui to instalando o conectiva pra mim fazer mais alguns tente.

  7. #7

    Padrão Re: Qro um Proxy com Firewall

    Squid == cache de internet (proxy)
    Iptables == filtro de pacotes (Entenda pacotes por pacotes tcp/ip, não http)
    Sinceramente troca de placa o ipcop é muito bom e estavel e ja tem preconfigurado tudinho que vc precisa para deixar sua rede up, eu não uso ele aqui, mas ja tive boas experiencias com ele.
    Qual conectiva ? o 6 ? ou o 8 se nao tiver jeito mesmo tente usar o red hat 9 com um perfil minimo de instalação, mesmo assim prefiro o slack 8 !

  8. #8
    Fernando Henrique
    Visitante

    Padrão Re: Qro um Proxy com Firewall

    kra so q qndo eu usava o coyote linux estas placas de rede funfa de boas... no conectiva elas conectam i tal so q aqui nao IPCOP q nao da issto nao manin nao sei mais u q eu faço com isto aqui nao.. to prescisando de mais de restringir este povo aqui na empresa.. pq fica todo dia removendo virus i tal e cansei d mais.. vo ver aqui u q eu posso fazer pra resolver isto aqui abraço

  9. #9
    Fernando Henrique
    Visitante

    Padrão Re: Qro um Proxy com Firewall

    baixei i instalei agora o IPCOP ficou assim
    Green: 10.1.1.10 msk: 255.0.0.0
    REd: 192.168.0.1 msk: 255.255.255.0
    so q nao to dando conta de entra nele pelo internet 192.168.0.1:445

    Obs: no meu conectiva 8 baixei uma .conf i qro so colocar ela tem como? onde q eu coloco?