Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    vflaminio
    Visitante

    Padrão VELOCIDADE DE DOWNLOAD E NAVEGAÇÃO - LINK 4 Mbps.

    Galera,

    Estou precisando de ajuda, tenho um link de 4Mbps, quando eu ligo o modem ADSL direto no meu computador com Windows XP, a velocidade dos downloads ultrapassam 500 KBps, mas quando eu ligo esse modem ADSL no servidor linux e ligo o servidor linux no switch, a velocidade dos downloads caem para 150KBps e não passa disso... É como se algo tivesse limitando a velocidade do meu link a 1,5Mbps ... PQ?

    ALGUÉM PODE ME AJUDAR.


    Um abraço!!!
    Valério - RJ.

  2. #2

    Padrão Re: VELOCIDADE DE DOWNLOAD E NAVEGAÇÃO - LINK 4 Mbps.

    Verifique o seu servidor linux na partes de firewall e QoS. Acredito que é esse o problema se puder passar maiores informações sobre o seu servidor seria bem vindas para lhe auxiliar.

  3. #3
    vflaminio
    Visitante

    Padrão Re: VELOCIDADE DE DOWNLOAD E NAVEGAÇÃO - LINK 4 Mbps.

    Meu servidor é um:
    - Linux Mandrake 9.1
    - Firewall Iptables 1.2.7a
    - Proxy Squid 2.5

  4. #4

    Padrão Re: VELOCIDADE DE DOWNLOAD E NAVEGAÇÃO - LINK 4 Mbps.

    Amigo repasse as configurações do squid pode ser ele quem está limitando a velocidade! :wink:

  5. #5
    Brodovisk
    Visitante

    Padrão Re: VELOCIDADE DE DOWNLOAD E NAVEGAÇÃO - LINK 4 Mbps.

    Sei o porque,só não sei como resolver o pobrema...
    O pobrema é que o linux dependendo da distro tem algo no drive da lan que limita a conexão para 1.5mb/s!
    Resolvi essa colocando o ubuntu...
    No suse não consegui....
    Qualquer coisa me mande MP caso resolver essa!
    Quero saber como retirar esse limite tamb..


  6. #6

    Padrão Re: VELOCIDADE DE DOWNLOAD E NAVEGAÇÃO - LINK 4 Mbps.

    OK, mas qual seria a sua placa de rede?

  7. #7

    Padrão Re: VELOCIDADE DE DOWNLOAD E NAVEGAÇÃO - LINK 4 Mbps.

    Citação Postado originalmente por Brodovisk
    Sei o porque,só não sei como resolver o pobrema...
    O pobrema é que o linux dependendo da distro tem algo no drive da lan que limita a conexão para 1.5mb/s!
    Resolvi essa colocando o ubuntu...
    No suse não consegui....
    Qualquer coisa me mande MP caso resolver essa!
    Quero saber como retirar esse limite tamb..
    Amigo, não diga asneiras !! Não tem essa de tal distribuição limitar a lan para determinada velocidade. Pode ser que o squid.conf dele esteja usando delay pool, pode ser algum cbq + iptables, tudo, menos que distribuição A,B,M, limitem velocidade pela Lan como vc citou. É importante que o vflaminio, envie as configuracoes de squid, firewall para que se descubra o problema...Aqui usamos Suse, sem problemas

  8. #8

    Padrão Re: VELOCIDADE DE DOWNLOAD E NAVEGAÇÃO - LINK 4 Mbps.

    Citação Postado originalmente por cunhajr
    Citação Postado originalmente por Brodovisk
    Sei o porque,só não sei como resolver o pobrema...
    O pobrema é que o linux dependendo da distro tem algo no drive da lan que limita a conexão para 1.5mb/s!
    Resolvi essa colocando o ubuntu...
    No suse não consegui....
    Qualquer coisa me mande MP caso resolver essa!
    Quero saber como retirar esse limite tamb..
    Amigo, não diga asneiras !! Não tem essa de tal distribuição limitar a lan para determinada velocidade. Pode ser que o squid.conf dele esteja usando delay pool, pode ser algum cbq + iptables, tudo, menos que distribuição A,B,M, limitem velocidade pela Lan como vc citou. É importante que o vflaminio, envie as configuracoes de squid, firewall para que se descubra o problema...Aqui usamos Suse, sem problemas
    Bom eu não duvido de nada nesse mundo inclusive estou verificando o que vflaminio afirmou para poder dar uma resposta técnica apesar de achar um pouco estranho o que ele relatou. mas nessa vida não duvido de nada com já disse " Se o meu monitor me disser bom dia eu falou bom dia para ele." rs.....
    Mas passe a placa de rede vflaminio que vou olhar se algo errado Placa - Kernel.

  9. #9
    Brodovisk
    Visitante

    Padrão Re: VELOCIDADE DE DOWNLOAD E NAVEGAÇÃO - LINK 4 Mbps.

    Primeiro,olhe o respeito e veja como fala!!
    Ao invés de ficar me criticando deveria arrumar a solução para o pobrema do amigo que abriu o tópico e não ficar de talvez ou acho...
    Minha placa de lan é da gigabyte conexão adsl 47 mb/s e o drive genérico do suse só permite 1.5 mb/s...
    Consultei muito sobre isso,se é capaz de responder poste a resposta e não criticas..
    Obrigado..

  10. #10

    Padrão Re: VELOCIDADE DE DOWNLOAD E NAVEGAÇÃO - LINK 4 Mbps.

    Opa, vamos manter a calma não há motivos para brigas e ofensas. Vamos respeitar as opiniões do colega e ninguem é o dono da verdade aqui!
    Brodovisk por favor de um comando no shell para ver exatamente qual é o modelo da sua placa de rede. Eu gostaria de me inteirar do problema que você diz ter no SuSe

    Comando:
    ~# lspci -v

  11. #11
    Brodovisk
    Visitante

    Padrão Re: VELOCIDADE DE DOWNLOAD E NAVEGAÇÃO - LINK 4 Mbps.

    Na boa...
    Legal..
    0000:01:0b.0 Ethernet controller: Marvell Technology Group Ltd. 88E8001 Gigabit Ethernet Controller (rev 13)
    Subsystem: Holco Enterprise Co, Ltd/Shuttle Computer: Unknown device c23 0
    Flags: bus master, 66MHz, medium devsel, latency 32, IRQ 177
    Memory at d0020000 (32-bit, non-prefetchable) [size=16K]
    I/O ports at d100 [size=256]
    Expansion ROM at 40000000 [disabled] [size=128K]
    Capabilities: <available only to root>

  12. #12
    vflaminio
    Visitante

    Padrão Re: VELOCIDADE DE DOWNLOAD E NAVEGAÇÃO - LINK 4 Mbps.

    BEM PESSOAL, MEU SERVIDOR LINUX TEM 2 PLACAS DE REDE, AMBAS SÃO 3Com negotiated 100baseTx-FD utilizando o driver 3C59x. Meu linux é um Mandrake 9.1 Kernel 2.4.21-0.13mdk. Na configuração do meu squid só alterei a porta para 8080, ativei as linhas do cache e a linha http_access allow all, o resto é default.. Meu firewall iptables só fiz o redirecionamento para a porta 8080 e ativei o roteamento. Se alguém puder me ajudar ficarei muito grato.

    Vflaminio
    Mandrake 9.1

  13. #13

    Padrão Re: VELOCIDADE DE DOWNLOAD E NAVEGAÇÃO - LINK 4 Mbps.

    Olha só. Primeiro de tudo. Parem com as ofenças. A under eh um lugar para ajudar uns aos outros e não para ofender. Quem persistir será bloqueado. Respeito é bom e todo mundo gosta.

    Quanto ao seu problema, caro vflaminio, podem ser diversos os seus problemas. Vou ver se aponto alguns.
    • Sua placa de rede pode estar problemática perdendo pacotes. (troque para testes)
    • Seu cabo que liga no servidor e o servidor na rede pode estar com defeito. (troque para testes)
    • Seu firewall pode estar barrando algumas coisas ou reduzindo a taxa. (Tem como postar seu script de firewall?)
    • Seu proxy pode estar limitando a taxa. (Tem como postar seu squid.conf para avaliarmos?)


    Depois de nos passar estes dados poderemos ajudá-lo mais.

    Quanto a dist. É besteira falar que ela bloqueia. Nada a ver. O que pode acontecer é alguma configuração padrão dela vir assim. É só alterar que fica igual as outras. (Vou puxar um pouco a sardinha pro meu lado. Se o suse fizesse coisas assim a novell não mecheria com ele. Vc resolveu colocando o unbuntu. Não gosto dele. Gosto pessoal. Prefiro o KDE ao Gnome)

    Para quem não conhece. Podem usar o karma (bom/ruim) para avaliar os usuários do fórum. O pessu ae que andaram se excedendo já tomaram um ruim meu.


  14. #14
    vflaminio
    Visitante

    Padrão Re: VELOCIDADE DE DOWNLOAD E NAVEGAÇÃO - LINK 4 Mbps.

    informaçoes da minha placa, lembrando que já testei vários cabos de rede, os que uso são CAT 6 ..

    00:12.0 Ethernet controller: 3Com Corporation 3c905B 100BaseTX [Cyclone] (rev 30)
    Subsystem: 3Com Corporation 3C905B Fast Etherlink XL 10/100
    Flags: bus master, medium devsel, latency 64, IRQ 10
    I/O ports at e800 [size=128]
    Memory at e7411000 (32-bit, non-prefetchable) [size=128]
    Expansion ROM at e5000000 [disabled] [size=128K]
    Capabilities: [dc] Power Management version 1

    00:14.0 Ethernet controller: 3Com Corporation 3c905B 100BaseTX [Cyclone] (rev 24)
    Subsystem: 3Com Corporation 3C905B Fast Etherlink XL 10/100
    Flags: bus master, medium devsel, latency 64, IRQ 11
    I/O ports at ec00 [size=128]
    Memory at e7410000 (32-bit, non-prefetchable) [size=128]
    Expansion ROM at e6000000 [disabled] [size=128K]
    Capabilities: [dc] Power Management version 1

  15. #15

    Padrão Re: VELOCIDADE DE DOWNLOAD E NAVEGAÇÃO - LINK 4 Mbps.

    Citação Postado originalmente por vflaminio
    informaçoes da minha placa, lembrando que já testei vários cabos de rede, os que uso são CAT 6 ..

    00:12.0 Ethernet controller: 3Com Corporation 3c905B 100BaseTX [Cyclone] (rev 30)
    Subsystem: 3Com Corporation 3C905B Fast Etherlink XL 10/100
    Flags: bus master, medium devsel, latency 64, IRQ 10
    I/O ports at e800 [size=128]
    Memory at e7411000 (32-bit, non-prefetchable) [size=128]
    Expansion ROM at e5000000 [disabled] [size=128K]
    Capabilities: [dc] Power Management version 1

    00:14.0 Ethernet controller: 3Com Corporation 3c905B 100BaseTX [Cyclone] (rev 24)
    Subsystem: 3Com Corporation 3C905B Fast Etherlink XL 10/100
    Flags: bus master, medium devsel, latency 64, IRQ 11
    I/O ports at ec00 [size=128]
    Memory at e7410000 (32-bit, non-prefetchable) [size=128]
    Expansion ROM at e6000000 [disabled] [size=128K]
    Capabilities: [dc] Power Management version 1
    Algo estranho que já aconteceu comigo foi placas mãe com placas de redes iguais. As vezes dah problema. Pq? Não sei. Retira uma dessas e coloca uma comum para ver se faz diferença.

  16. #16

    Padrão Re: VELOCIDADE DE DOWNLOAD E NAVEGAÇÃO - LINK 4 Mbps.

    A questão da limitação na placa é fácil testar. Ao invés de ligar a placa no modem ADSL, ligue em outro computador e faça um ftp (um deles terá que ter um servidor de FTP funcionando) e veja a velocidade que ele baixa. Aqui na minha rede, por FTP não é difícil a velocidade ficar em 11 MB/s em um rede de 100 Mbps. Já testei inclusive com arquivos de 10 GBytes, para testar se perdia algum pacote (usando um md5 checksum).
    Acho mais provável que seja o squid. Outra forma de testar se ele é o culpado é derrubar o squid e usar o lynx ou o links para navegar (imagino que seu servidor não rode em modo gráfico) e testar a velocidade. Depois volte com o squid e faça o links passar pelo proxy e faça o mesmo teste. Dai poste os resultados aqui (o squid.conf e as suas regras de firewall ajudam).

  17. #17

    Padrão Re: VELOCIDADE DE DOWNLOAD E NAVEGAÇÃO - LINK 4 Mbps.

    Amigo, passe todas as configurações por favor:

    iptables + squid + placas de redes (modelos) + estrutura como esta o servidor.

    Assim fica facil identificar o possivel problema. Se puder apenas abilite o repasse de pacotes e o mascaramento para tira a duvida sobre o squid. E use o proprio linux para navegar e baixar os arquivos, assim voce tambem tira a duvida sobre firewall e apenas tem em foco a placa de rede do adsl.

    E dando um pitaco sobre as distro que limita banda da rede para 1.5 é lenda. O que pode ocorrer e apenas uma vez vi, foi um driver generico que não trabalhava corretamente com a placa em questão deixando ela instavel. Mas foi resolvido atualizando o driver apenas (A distro continuou a mesma e placa voltou a trabalhar a 100.



  18. #18
    vflaminio
    Visitante

    Padrão Re: VELOCIDADE DE DOWNLOAD E NAVEGAÇÃO - LINK 4 Mbps.

    Acabei de achar a seguinte informação no site da 3COM sobre minhas placas de rede:

    Linux - UNSUPPORTED- 3Com does not provide Technical Support for UNSUPPORTED drivers. LINUX drivers for 3C900B, 3C905B, 3C905C, 3C905CX, 3C980, 3C980B, 3C980C, 3C982, 3CR990.

    ALGUÉM PODE INDICAR UMA PLACA DE REDE BOA COM UMA BOA RELAÇÃO CUSTO x BENEFÍCIO?

    POSSO COMPRAR 2 PLACAS DE REDE IGUAIS OU OBRIGATÓRIAMENTE TEM QUE SER DIFERENTE?

  19. #19

    Padrão Re: VELOCIDADE DE DOWNLOAD E NAVEGAÇÃO - LINK 4 Mbps.

    Estou usando umas D-link 100/1000 e gostei. não precisa ser diferente não. Com o udev voce especifica certinho qual placa é eth0 ou eth1 pelo MAC, usando o mesmo driver.


    Mas troque por qualquer uma primeiro pode ser até sis900, rtl8139, via, etc. E teste no proprio servidor para ver se o link tá ok.

    Se for ela ai sim voce troca.




  20. #20

    Padrão Re: VELOCIDADE DE DOWNLOAD E NAVEGAÇÃO - LINK 4 Mbps.

    Bom, tive exatamente esse mesmo problema, no meu caso era na placa de rede como o WhiteTiger mencionou.

    Para testes fiz o seguinte..
    Inverti os ips e os cabos nas placas e fiz o mesmo download... pronto problema detectado... bastou trocar a placa (rtl8029 jurassica) por uma rtl8139 nova que tudo ficou normal.

    Boa sorte..