+ Responder ao Tópico



  1. #1
    tjlopes
    Visitante

    Padrão Uma placa de rede só para voip

    Alguem já tentou o seguinte no firewall:

    placa de rede 1 - INTERNET
    placa de rede 2 - LAN
    placa de rede 3 - VOIP (ligado um adaptador ATA que é ligado em um PABX)

    Posso rotear todo o tráfego que é de voip para a placa de rede 3 ? Parece que o voip tem problema com NAT. Nesse servidor roda firewall iptables com NAT para a LAN

    Obrigado

  2. #2

    Padrão Re: Uma placa de rede só para voip

    Questão é a seguinte.Queria saber se pode me ajudar.To com problema com questão as regras de segurança.Preciso atrelar o mac da placa de rede do cliente ao ip determinado p/ ele.Se puder me de uma dica de como postar minhas duvidas,por favor.Fico no aguardo de uma resposta sua .Valew.
    Citação Postado originalmente por tjlopes
    Alguem já tentou o seguinte no firewall:

    placa de rede 1 - INTERNET
    placa de rede 2 - LAN
    placa de rede 3 - VOIP (ligado um adaptador ATA que é ligado em um PABX)

    Posso rotear todo o tráfego que é de voip para a placa de rede 3 ? Parece que o voip tem problema com NAT. Nesse servidor roda firewall iptables com NAT para a LAN

    Obrigado

  3. #3
    mhp
    Visitante

    Padrão Re: Uma placa de rede só para voip

    Citação Postado originalmente por tjlopes
    Alguem já tentou o seguinte no firewall:

    placa de rede 1 - INTERNET
    placa de rede 2 - LAN
    placa de rede 3 - VOIP (ligado um adaptador ATA que é ligado em um PABX)

    Posso rotear todo o tráfego que é de voip para a placa de rede 3 ? Parece que o voip tem problema com NAT. Nesse servidor roda firewall iptables com NAT para a LAN

    Obrigado
    tjlopes, não faz sentido ter uma interface só para o VoIP, pois como o próprio nome diz, o sistema funciona sobre o protocolo IP, então tem que ter um endereço. Como você só tem um IP público na sua conexão à Internet, vai precisar fazer NAT. O tráfego gerado pelo VoIP é de uns 30Kbps, que é insignificante para uma Ethernet de 100Mbps. O grande problema do sistema é a própria Internet, que possui taxas de latências variáveis, chegando às vezes a casa de um segundo, e onde as conexões cruzam 20 ou 30 roteadores, nem sempre cooperantes com aplicações que demandam tempo real e qualidade de serviço.
    Um paliativo é usar um ATA que tenha um roteador embutido e gerenciamento de QoS, e com discagem ADSL se for o caso. Ele pode ser instalado entre o gateway e o link, evitando que o tráfego VoIP atravesse o NAT. Melhora um pouco, mas não faz milagre não.

    Citação Postado originalmente por alemaocarlao
    Questão é a seguinte.Queria saber se pode me ajudar.To com problema com questão as regras de segurança.Preciso atrelar o mac da placa de rede do cliente ao ip determinado p/ ele.Se puder me de uma dica de como postar minhas duvidas,por favor.Fico no aguardo de uma resposta sua .Valew.
    Use o DHCPd. Exemplo de configuração:
    Código :
    subnet 192.168.1.0 netmask 255.255.255.0 {
      range 192.168.1.1 192.168.1.126;
      option broadcast-address 192.168.1.255;
      option routers 192.168.1.254;
      option domain-name-servers 200.188.191.10 200.188.191.20;
      default-lease-time 172800;
      max-lease-time 345600;
      one-lease-per-client on;
      allow unknown-clients;
     
      host exemplo1 {
        hardware ethernet aa:bb:cc:00:00:01;
        fixed-address 192.168.1.10;
      }
     
      host exemplo2 {
        hardware ethernet aa:bb:cc:00:00:02;
        fixed-address 192.168.1.22;
      }
     
      host exemplo3 {
        hardware ethernet aa:bb:cc:00:00:03;
        fixed-address 192.168.1.5;
      }
    }

    Dê uma olhada em http://forum.under-linux.org/index.php?action=help para saber como utilizar o fórum.