Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Balaceamento de carga com unico gateway ??? Ajuda???

    Gente tenho um Link frame Relay de 1 mega e 1 adsl com ip statico e valido, gostaria de saber se no mikrotik tem jeito de fazer um balanceamento de carga onde concentre esses dois links e tenha somente 1 gateway?Alguem sabe de um tutorialzinho, ou algo assim. Acho que uma vez vi algo do tipo aqui mas nao consegui achar novamente!!!
    Agradeço qualquer ajuda. Coloquei isso tambem dentro de um outro topico, se possivel alguem retire e desculpas!!!!

  2. #2

    Padrão Re: Balaceamento de carga com unico gateway ??? Ajuda???

    Então, seria que alguem poderia me ajudar???

    Algum espirito de luz, podia dar uma forcinha!!!

    ta com com mais de 25 visitas este topico e ninguem ajuda???

    O que é? isto e muito dificil de fazer, é impossivel?
    ou é tao ridiculo de implementar que ninguem quer ajudar????

    Valeu por qualquer atenção dedicada!!!

  3. #3

  4. #4

    Padrão Re: Balaceamento de carga com unico gateway ??? Ajuda???

    Obrigado pela ajuda!!!

  5. #5

    Padrão Re: Balaceamento de carga com unico gateway ??? Ajuda???

    Gostaria de Sabe se isto funcionou

  6. #6

    Padrão Re: Balaceamento de carga com unico gateway ??? Ajuda???

    ainda nao implementei, irei fazer isto na segunda!
    Conforme for

  7. #7

    Padrão Re: Balaceamento de carga com unico gateway ??? Ajuda???

    posto a resposta na segunda ou terça feira!

  8. #8

    Padrão Re: Balaceamento de carga com unico gateway ??? Ajuda???

    mtmassa, pro2 e demais. Uso esse script http://wiki.mikrotik.com/wiki/Improv...tiple_Gateways postado acima pelo colega Liandro a um bom tempo e nunca tive problemas. Funciona certinho e ainda aceita o proxy rodando junto. Do jeito que tá no script é só trocar os gateways e Ips pelos da sua rede e partir para o abraço. Depois de configurado faça a seguinte regra no mangle: add chain=forward protocol=tcp tcp-flags=syn action=change-mss new-mss=1360 comment="outras_regras_msn_p2p" disabled=no , pra dar uma força pro msn não ficar caindo.
    Pode configurar tranquilo que funciona ...

    Abraços ...!

  9. #9

    Padrão Re: Balaceamento de carga com unico gateway ??? Ajuda???

    Valeu gente, mas agora to vendo outro probelma!
    To usando a versao 2.9.7 e nao consigo fazer a terceira placa de rede funcionar nem na bala, será que é a versao?
    Quando instalei o Mikrotik eu so tinha 2 placas de rede, agora coloquei mais uma, mas ela aparece em interface mas nao troca dados, nem a luz doo roteador fica piscando, e como se ela nao estivesse conectada, ja sei que nao e problema no cabo, nem na palca, ambos funcionam perfeitamente, mas ela no mikrotik nao deu certo!

    Alguem já passou por isso? sabe o que pode ser e me dar uma luz, acho que vou instalar a versao 2.9.27 pra ver se resolve isso.

    Qualquer ajuda e bem vinda,

    Obrigado desde já!

  10. #10

    Padrão Re: Balaceamento de carga com unico gateway ??? Ajuda???

    OBS: Esse script divide os links em requisiçoes par e impar correto? e pra colocar numa proporção 2:1 por exemplo, o que mudaria?

  11. #11

    Padrão Re: Balaceamento de carga com unico gateway ??? Ajuda???

    Ip / firewall / mangle:

    add chain=prerouting in-interface=interfacedosclientes connection-state=new nth=2,1,0 action=mark-connection new-connection-mark=odd passthrough=yes

    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=201.18.52.161 scope=255 target-scope=10 routing-mark=odd comment="" disabled=no

    add chain=prerouting in-interface=interfacedosclientes connection-state=new nth=2,1,1 action=mark-connection new-connection-mark=even passthrough=yes

    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=192.168.20.1 scope=255 target-scope=10 routing-mark=even comment="" disabled=no

    add chain=prerouting in-interface=interfacedosclientes connection-state=new nth=2,1,2 action=mark-connection new-connection-mark=odd1 passthrough=yes

    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=201.18.52.161 scope=255 target-scope=10 routing-mark=odd1 comment="" disabled=no


    No ip / route:

    add gateway=201.18.52.161 dst-address=0.0.0.0/0 routing-mark=odd

    add gateway=192.168.20.1 dst-address=0.0.0.0/0 routing-mark=even

    add gateway=201.18.52.161 dst-address=0.0.0.0/0 routing-mark=odd1

    add gateway=201.18.52.161

    Sendo que este último seria o gateway padrão...

    Dessa forma, a primeira conexão nova irá para o gateway 201.18.52.161, a segunda para o 192.168.20.1 e a terceira para o 201.18.52.161 novamente... Assim, a proporção do link principal seria de 2 para 1 do link secundário...

  12. #12

    Padrão Re: Balaceamento de carga com unico gateway ??? Ajuda???

    Citação Postado originalmente por mtmassa
    Gente tenho um Link frame Relay de 1 mega e 1 adsl com ip statico e valido, gostaria de saber se no mikrotik tem jeito de fazer um balanceamento de carga onde concentre esses dois links e tenha somente 1 gateway?Alguem sabe de um tutorialzinho, ou algo assim. Acho que uma vez vi algo do tipo aqui mas nao consegui achar novamente!!!
    Agradeço qualquer ajuda. Coloquei isso tambem dentro de um outro topico, se possivel alguem retire e desculpas!!!!
    mtmassa,

    Outra opção é pesquisar sobre Bonding (o MK faz). Talvez seja uma segunda opção para seu balanceamento.

  13. #13

    Padrão Re: Balaceamento de carga com unico gateway ??? Ajuda???

    Mas bonding não funciona com dois Links de Internet diferentes. O bonding funciona assim: Você tem duas placas de rede, por exemplo, um servidor de dados de uma rede, com alta requisição. Ai você pode, com o Bonding, "juntar" duas placas de rede e, ao Invés de ter uma vazão de 100mbits (nominal), você terá uma de 200mbits (nominal) para sua rede interna.

  14. #14

    Padrão Re: Balaceamento de carga com unico gateway ??? Ajuda???

    roney,

    Mas existem algumas maneiras de se ligar as duas coisas... Eu sinceramente nunca testei mas encontrei informações em fóruns internacionais. Outras maneiras seriam as constantes do Wiki do Mikrotik.

  15. #15

    Padrão Re: Balaceamento de carga com unico gateway ??? Ajuda???

    Aê sim...dessa do Wiki do Mikrotik eu curti muito! Aê vai o Link:

    http://wiki.mikrotik.com/wiki/Improv...tiple_Gateways

    Pra ficar o Balancemanto 1:1 (em relação aos links) ele usa, em especial, o módulo "nth" do iptables. Nesse tuto funciona numa boa MSN, sites com SSL (porta 443 - sites de banco em geral) e download de arquivos grandes.

    Eu tô fazendo um "balanceamento" aqui num CentOS, mas o meu num tá automático, eu tenho que definir qual cliente vai sair por tal link. Tô ainda analisando as possíveis vantagens e desvantagens de fazer o balanceamento entre os links de uma maneira automatizada

  16. #16

    Padrão Re: Balaceamento de carga com unico gateway ??? Ajuda???

    roney,

    Eu fiz 1001 peripécias usando linux para balanceamento de carga. A melhor automatizada (que de nada de automático têm) foi de teste simples de ping para o gateway da conexão... Se esse responde aquele link continua ativo. Caso um deles não responda ele direciona todo o tráfego pro outro.

    O inconveniente é que nessa troca os clientes perdem a conexão... :/

    Eu usei Turbo Empresarial com IP fixo.

  17. #17

    Padrão Re: Balaceamento de carga com unico gateway ??? Ajuda???

    Nataniel, o que eu tenho feito aqui tem funcionado legal. Mas meu esquema é diferente do seu. O que eu tô fazendo é realmente um aproveitamento dos dois links (usando-os ao mesmo tempo). O que vc postou é mais um esquema de fail over né?!

    Realmente, essa questão de perda de conexão acontece, não tem como fugir. Mas os clientes só sentem mesmo no caso de IMs (Msn, YahooMessenger...) e downloads.

    Aqui eu faço esse esquama porque tenho links de 2 em 2 Megabits, então pra ter 4, por exemplo, tenho que usar ambos. Agora pra fazer o fail over, quando um link dá pau, eu redireciono todos os acessos para o outro link e aperto um pouco a banda dos clientes até normalizar a situação.

    Vc já tentou fazer o esquema acima do Wiki do Mikrotik? (Aliás, vc usa Mikrotik como gateway da sua rede, pois eu não)

  18. #18

    Padrão Re: Balaceamento de carga com unico gateway ??? Ajuda???

    Citação Postado originalmente por roneyeduardo
    Nataniel, o que eu tenho feito aqui tem funcionado legal. Mas meu esquema é diferente do seu. O que eu tô fazendo é realmente um aproveitamento dos dois links (usando-os ao mesmo tempo). O que vc postou é mais um esquema de fail over né?!

    Realmente, essa questão de perda de conexão acontece, não tem como fugir. Mas os clientes só sentem mesmo no caso de IMs (Msn, YahooMessenger...) e downloads.

    Aqui eu faço esse esquama porque tenho links de 2 em 2 Megabits, então pra ter 4, por exemplo, tenho que usar ambos. Agora pra fazer o fail over, quando um link dá pau, eu redireciono todos os acessos para o outro link e aperto um pouco a banda dos clientes até normalizar a situação.

    Vc já tentou fazer o esquema acima do Wiki do Mikrotik? (Aliás, vc usa Mikrotik como gateway da sua rede, pois eu não)
    roney,

    O que tentei colocar é um sistema que seja loadbalance (ou seja, faça a união de links transparente para os clientes) e que, ao mesmo tempo, tenha uma opção de failover automática (aquela história de testar com ping não é das mais interessantes, na minha opinião).

    Eu não uso o MK como gateway da minha rede não. Ele é apenas o gateway dos meus clientes finais. Aqui dentro do provedor estou usando Fedora Core 3 mas estou, aos poucos, migrando para CentOS.

  19. #19

    Padrão Re: Balaceamento de carga com unico gateway ??? Ajuda???

    Opa, blz...rapá, CentOS rules!! Cara, se quiser agente troca idéia...Pois é brother, essa é realmente a intenção...usar os links de maneira transparent...saca só, eu vou tentar arranjar uma máquina aqui, pra eu fazer um teste usando os dois links, e vou fazer um esquema parecido com o descrito no Wiki do Mikrotik (usando o módulo NTH do iptables). Mas ai eu tava pensando aqui na questão do proxy. ai pra isso eu precisaria do TPROXY funcionando...pelo que vi em algumas discussões por ai, vc já usa ele. Tem como me dar uma dica?

  20. #20

    Padrão Re: Balaceamento de carga com unico gateway ??? Ajuda???

    roney,

    TPROXY é um acronomo para Transparent Proxy? Se for, sim eu uso... Senão me explica do que se trata.