+ Responder ao Tópico



  1. #1
    hlds
    Visitante

    Padrão Rodando Java no Firefox

    Eu instalei o JEE e segui este tutorial p/ configurar o java(jvm) p/ rodar no Firefox, mas msm assim nao ta aparecendo nd qnd carrega paginas c applets ou algo q tenha java no meio, alguem sabe pq? Acho q fiz direitinho, pq o NetBeans 5, ta rodando e funcionando blz.

    tutorial: http://br-linux.org/tutoriais/001318.html

  2. #2

    Padrão Re: Rodando Java no Firefox

    Bem, eu não segui o guia, mas os passos são simples:

    1 - Puxar o JRE direto da site da Sun (Para esta instalação nós utilizaremos o binário auto-extraível).

    2 - Salve-o em um diretório qualquer (Eu costumo utilizar o /opt).

    3 - Dê permissão de execução e execute-o da seguinte maneira:
    Código :
    # chmod +x jre-1_5_0_05-linux-i586.bin
    # ./jre-1_5_0_05-linux-i586.bin

    O arquivo irá se auto-extrair, criando a pasta jre1.5.0_05. Embora não seja convencionado, eu acho mais fácil criar um link para o diretório com o nome java.

    Código :
    # ln -s jre1.5.0_05 java

    Crie um link do arquivo do plugin para dentro do seu diretório "plugins" do Mozilla-Firefox. No Debian, tal diretório fica em /usr/lib/mozilla-firefox/plugins
    , mas isso depende de distribuição para distribuição...

    Código :
    # ln -s /opt/jre1.5.0_05/plugin/i386/ns7/libjavaplugin_oji.so /usr/lib/mozilla-firefox/plugins

    ATENÇÃO!!! NÃO COPIE O PLUGIN PARA DENTRO DA PASTA DE PLUGINS DO MOZILLA!!!

    Reinicie quaisquer navegadores já abertos e tente novamente. Faço isso umas duas vezes por mês e funciona bem =).


    Um abraço!

  3. #3

    Padrão Re: Rodando Java no Firefox


    Stéfano, boa noite .............
    Eu acho que um dos nossos erros que cometemos e que você frizou em negrito e em letras grandes, maiúsculas e garrafais, é copiar os plugins para dentro do diretório do Mozilla, Firefox, Opera, etc. No site da Sun fala isso. Fazer um link, para apontar para o plugin.
    Eu também fazia isso e não dava certo.
    O certo é fazer o link mesmo ............
    Ainda bem que vc frizou isso em negrito..............
    Um grande abraço XSTEFANOX !!!!
    A propósito, eu estou falando com o Stéfano ou Xstefanox ?
    Um grande abraço, amigo ...............seja você quem for ......
    Stéfano .... Xstefanox ............ o "x" deve ser de LinuX, imagino eu ...........
    Brincadeiras a parte .............................. :lol:

  4. #4

    Padrão Re: Rodando Java no Firefox

    E mais uma vez Stéfano.................

    Você mencionar que extensão do usuário é .fdp , é a extensão da menos mentira. É dose de vez em quando .........
    Eu sei disso. Cuidar de usuário no dia a dia é barra mesmo. É cada probleminha bobo. Os complexos até admitimos. Mas os corriqueiros ...............
    E que Deus não nos ouça quanto a isso ...........
    E o que seríamos de nós sem eles, usuários do dia a dia ...............
    Hehehehehehe ................. :wink:
    Que Deus te abençõe, caro Stéfano ....... e a nós também ...... :-)



  5. #5
    hlds
    Visitante

    Padrão Re: Rodando Java no Firefox

    rpz eu instalei o jee e nele ja vem o jre na pasta /opt/SunAp.../jdk/jre, dai eu fiz p o firefox o link do plugin desta pasta do jre (/jre/plugin/i386/ns7/libjavaplugin_oji.so), mas msm assim n ta pegando, eu vo instalar o jre (por fora), mas era p pegar.

    outra coisa eu instalei o jee, mas qnd dou java -version ele mostra o java 1.4.2 q veio instalado por default, como faco p default fica o java 1.5 q instalei?

  6. #6

    Padrão Re: Rodando Java no Firefox


    hlds, boa noite. Outra coisa : Normalmente nessa pasta que você mencionou, no caminho /jre/plugin/i386 costuma ter um outra sub pasta que também tem outro plugin para o Firefox.
    Dê uma olhadinha e faça o link para o navegador. Eu não me lembro agora. Mas já mudei e deu certo.
    E veja também o arquivo /etc/profile para onde está apontando plugin Java.
    Pode ser isso também ....
    Inté + ................ :-)

  7. #7

    Padrão Re: Rodando Java no Firefox

    Citação Postado originalmente por hlds
    rpz eu instalei o jee e nele ja vem o jre na pasta /opt/SunAp.../jdk/jre, dai eu fiz p o firefox o link do plugin desta pasta do jre (/jre/plugin/i386/ns7/libjavaplugin_oji.so), mas msm assim n ta pegando, eu vo instalar o jre (por fora), mas era p pegar.

    outra coisa eu instalei o jee, mas qnd dou java -version ele mostra o java 1.4.2 q veio instalado por default, como faco p default fica o java 1.5 q instalei?
    Geralmente isso acontece quando você já possui outra versão do Java instalada e definida na variável $JAVA_HOME ou algo do gênero. Digite:

    Código :
    # set |less

    Para dar uma olhada nas variáveis globais definidas no sistema. =)

  8. #8
    hlds
    Visitante

    Padrão Re: Rodando Java no Firefox

    psssgyn,

    eu ja tinha feito isso, fiz novamente (linkei com o outro plugin q tem na pasta ns7-gcc29), mas n pegou e o arquivo profile eu ja tinha mexido tb e n pegou. Rpz deve ser algo q n ta correto, mas eu ja rodei d+ p botar essa porra p pegar viu





    stéfano

    mas eu, seguindo 1 tutorial, defini um script java.sh no /etc/profile.d q define tds as configuracoes de variaveis:

    #!/bin/sh

    JAVA_HOME="/opt/SUNWappserver/jdk"

    JRE_HOME="/opt/SUNWappserver/jdk/jre"

    CLASSPATH="$JAVA_HOME:$JAVA_HOME/lib:$JRE_HOME/lib:."

    MANPATH="$MANPATH:$JAVA_HOME/man"

    JAVA_DOC="$JAVA_HOME/docs"

    PATH="$PATH:$JAVA_HOME/bin:$JRE_HOME/bin"

    export JAVA_HOME JRE_HOME CLASSPATH MANPATH JAVA_DOC PATH


    E p comprovar q axo q ta setado td direito qnd dei o comando set..., olhe o resultado:

    CLASSPATH=/opt/SUNWappserver/jdk:/opt/SUNWappserver/jdk/lib:/opt/SUNWappserver/jdk/jre/lib:.
    JAVA_DOC=/opt/SUNWappserver/jdk/docs
    JAVA_HOME=/opt/SUNWappserver/jdk
    JRE_HOME=/opt/SUNWappserver/jdk/jre
    PATH=/usr/kerberos/sbin:/usr/kerberos/bin:/usr/local/sbin:/usr/local/bin:/sbin:/bin:/usr/sbin:/usr/bin:/usr/X11R6/bin:/opt/SUNWappserver/jdk/bin:/opt/SUNWappserver/jdk/jre/bin:/opt/SUNWappserver/jdk/bin:/opt/SUNWappserver/jdk/jre/bin:/root/bin:/opt/SUNWappserver/jdk/bin:/opt/SUNWappserver/jdk/jre/bin







  9. #9
    hlds
    Visitante

    Padrão Re: Rodando Java no Firefox

    acho q encontrei pq ele n ta usando o java do 1.5, pq no path ele ta apontando primeiro p /usr/bin (onde tem atalhos p/ o java, javac da versao 1.4.2), confere? P arrumar isso acho q vo apagar os atalhos do java /usr/bin, eh a melhor forma?

  10. #10
    hlds
    Visitante

    Padrão Re: Rodando Java no Firefox

    ainda o firefox n ta rodando applets

    to achando q o plugin ibjavaplugin_so.oji q veio no meu jee ta bichado, vo tentar testar outro aki e mando um feedback.