+ Responder ao Tópico



  1. #1
    3460
    Visitante

    Padrão Dúvidas relacionado a apostila e o conteúdo do site.

    Tenho interesse em montar uma apostila de linux e o material aqui da Underlinux é muito rico, porquanto não estou fazendo nada, estou meio ancioso em elaborar algo sem saber como proceder sem está cometendo algum meio ilicito ou sem autorização, gostaria de saber como posso elaborar essa apostila que passará inclusive por uma revisão gramatical por um outro professor, sem cometer quebras de direitos autorais ou eventuais cópias.

    Talvez eu possa esclarecer melhor, colocar a licença adequada ou a referência do site ou a referência do autor, ou dizer a mesma coisa com outras palavras, ou o material é livre sem a necessidade de estar colocando referências ou licença na apostila..

    É sempre bom estar buscando uma orientação para evitar talvez possiveis aborrecimentos futuros..

    Obrigado pela ajuda.

  2. #2

    Padrão Re: Dúvidas relacionado a apostila e o conteúdo do site.

    independente do material ser livre ou não, em minha opianião, você deve dar os créditos merecidos portanto coloque o autor da frase, texto, script, dica, seja lá o que for, desta forma você está mostrando seriedade em seu trabalho e dando os devidos créditos ao verdadeiro autor.
    Não se esqueça de colocar a referência completa..... se não tiver todos os dados da referência entre em contato com o cara, já que é aqui do under, fica fácil vc enviar um e-mail.

    Abraço e boa sorte

  3. #3
    Administrador Avatar de Fernando
    Ingresso
    Jul 2001
    Localização
    Campinas Area
    Posts
    4.996
    Posts de Blog
    4

    Padrão Re: Dúvidas relacionado a apostila e o conteúdo do site.

    Cara o grande problema aqui é que, eu pessoalmente autorizaria sem problemas o uso dos meus artigos, com os devidos creditos, mas o caso aqui é que somos o veiculo de informacao de centenas de pessoas, e eu nao posso responder por elas. Se algum dos vários autores aqui reclamar, já é um problema.

    Isso se estende às proporcoes que voce proprio deve estar imaginando agora, eu gostaria sim de pensar numa solucao pra isso, mas nada me vem na cabeça no presente momento.

    Qualquer duvida volte a postar!

  4. #4
    3460
    Visitante

    Padrão Re: Dúvidas relacionado a apostila e o conteúdo do site.

    É o que realmente andei pensando, acredito que determinados artigos podem ser repassados quando escritos com a minha própria palavra e deste que o conteúdo seja tbm um conteúdo popular.. agora artigos no qual o conteúdo é próprio o que caracteriza ou pode caracterizar uma idéia ou solução pessoal devo conversar antes com o dono do artigo. Desta forma posso repassar a idéia na integra sem alterações.

    O que esta caracterizando essa pergunta é pq o assunto é linux, sendo linux e publicado na internet e com uma determinada licença na apostila poderia eu colocar os créditos dos autores quando se caracterizar idéia pessoal ou cópia, com o devido contato antes... tbm teria que colocar o endereço do site principal de onde originou a cópia ou a idéia retirada, assuntos populares eu poderia repassar com a minha própria palavra não caracterizando assim quebra de informação.

    Bem, pelo menos é isso que estou pensando..

  5. #5
    Administrador Avatar de Fernando
    Ingresso
    Jul 2001
    Localização
    Campinas Area
    Posts
    4.996
    Posts de Blog
    4

    Padrão Re: Dúvidas relacionado a apostila e o conteúdo do site.

    Eu acho interessante voce fazer uma lista dos artigos que voce quer usar, e pegar a permissao com os autores.
    Seria legal