+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão duvidas sobre o funcionamento do qmail

    1 - Sei que no conf-users tem varios usuários (qmaild, qmaill, etc). Mas pq temos que criar tantos assim ?..é obrigatório ?

    2 - Para que serve os queue, e por que precisa de tantos subdiretórios (23) ? E quando eu posso alterar esse numero de subdiretorios para mais ou para menos subidretorios ?

    3 - Quando estava compilando o vpopmail, eu usava a opção --enable-defaultquota=30000000s,2000C mas ele me dava o seguinte erro:
    configure: error: --enable-defaultquota has been superceded. Please use the ~vpopmail/etc/vlimits.default file instead.

    4 - Outro erro que dava quando eu tentava compilar o vpopmail com a opção --enable-mysql=y \ era:
    configure: error: --enable-mysql has been superceded. Please use --enable-auth-module=mysql instead onde eu troquei a opção para --enable-auth-module=mysql e o erro parou. Por que ?
    Essa opção eu tirei depois na hora de compilar

    5 - Também durante a compilação do vpopmail dava outro erro :
    configure: error: valias is only supported in the MySQL authentication module
    Essa opção eu também tirei depois na hora de compilar

    6 - Além de instalar o qmail, o que mais vocês acham importante ser instalado para o servidor de email ?

    7 - Pelo que eu procurei pela net, os tutoriais em portugues mais recentes que eu encontrei sobre qmail, são de 2005. Alguem sabe algum link onde posso conseguir um tutorial mais recente em portugues ?

    8 - Estava tentando seguir o tutorial do Hugo Cisneiros sobre qmail (http://www.devin.com.br/eitch/qmail/), porém quando eu tentava digitar o comando /mailhome/bin/vadddomain dedao.net eu recebia o seguinte erro:
    bash: /mailhome/bin/vadddomain: No such file or directory
    então fui no diretorio / e vi que nao existia o /mailhome, entao o criei manualmente, mas mesmo assim continua dando o mesmo erro .


    agradeço pela anteção e paciencia ...[]s..renato

  2. #2

    Padrão Re: duvidas sobre o funcionamento do qmail

    Citação Postado originalmente por Dedao
    1 - Sei que no conf-users tem varios usuários (qmaild, qmaill, etc). Mas pq temos que criar tantos assim ?..é obrigatório ?

    2 - Para que serve os queue, e por que precisa de tantos subdiretórios (23) ? E quando eu posso alterar esse numero de subdiretorios para mais ou para menos subidretorios ?

    3 - Quando estava compilando o vpopmail, eu usava a opção --enable-defaultquota=30000000s,2000C mas ele me dava o seguinte erro:
    configure: error: --enable-defaultquota has been superceded. Please use the ~vpopmail/etc/vlimits.default file instead.

    4 - Outro erro que dava quando eu tentava compilar o vpopmail com a opção --enable-mysql=y \ era:
    configure: error: --enable-mysql has been superceded. Please use --enable-auth-module=mysql instead onde eu troquei a opção para --enable-auth-module=mysql e o erro parou. Por que ?
    Essa opção eu tirei depois na hora de compilar

    5 - Também durante a compilação do vpopmail dava outro erro :
    configure: error: valias is only supported in the MySQL authentication module
    Essa opção eu também tirei depois na hora de compilar

    6 - Além de instalar o qmail, o que mais vocês acham importante ser instalado para o servidor de email ?

    7 - Pelo que eu procurei pela net, os tutoriais em portugues mais recentes que eu encontrei sobre qmail, são de 2005. Alguem sabe algum link onde posso conseguir um tutorial mais recente em portugues ?

    8 - Estava tentando seguir o tutorial do Hugo Cisneiros sobre qmail (http://www.devin.com.br/eitch/qmail/), porém quando eu tentava digitar o comando /mailhome/bin/vadddomain dedao.net eu recebia o seguinte erro:
    bash: /mailhome/bin/vadddomain: No such file or directory
    então fui no diretorio / e vi que nao existia o /mailhome, entao o criei manualmente, mas mesmo assim continua dando o mesmo erro .


    agradeço pela anteção e paciencia ...[]s..renato
    Como seu post foi parcelado, vamos responder parcelado.

    1 - Sim, é obrigatório. Obrigatório porque esse é um dos alicerces do qmail. Nenhum usuário que ele cria tem permissões para fazer algo a mais do quê ele é predestinado à fazer. A segurança é também o motivo pelo qual o qmail é instalado no /var/qmail. Cada usuário que ele cria é responsável por uma determinada tarefa, como enviar, receber, entregar ao destinatário, executar algo, etc...

    2 - Queue é a lista de e-mails que estão em espera para análise, para eventual envio, sumiço ou recebimento. A justificativa da separação por diretórios é a mesma que o cache do Squid, que é otimizar a velocidade de acesso.

    3 - Provavelmente você está seguindo uma documentação que aborda versões mais antigas dos softwares que você está utilizando. Claro que opções vão e vem. Nas versões atuais do vpopmail, os limites-padrão não são mais definidos em tempo de compilação, mas sim de configuração, o quê justifica o misterioso sumiço da opção =)

    4 - Você está utilizando MySQL? Eu particularmente já hospedei mais de 20 domínios em uma máquina sem MySQL e funciona muito bem até hoje. Como eu falei no item anterior, opções vão e vem e também são ALTERADAS. Mas a mudança da opção justificou-se ao fato que agora o vpopmail suporta outros bancos de dados, suponho.

    5 - Bem... hoje eu utilizo valias muito bem e sem MySQL =)

    6 - Bem... a verdade é que e-mail é uma grande ferramenta, mas existem pessoas que a utilizam para todos os fins, inclusive SPAM. Um bom filtro anti-spam, como o SpamAssassin é uma boa e um antivírus, como o ClamAV também dão uma segurada legal em tranqueiras. Claro também que os seus usuários vão querer acessar seus e-mails de qualquer lugar do mundo, o que justifica a existência de um webmail.

    7 - Infelizmente a única documentação que eu tenho é na cabeça e é compilada por diversos how-to's e respostas de listas de discussão, mas o Google me ajudou bastante enquanto eu estava procurando sobre o assunto, mas o quê eu posso falar é que em 99% dos casos o procedimento é o mesmo, e só atualizar as versões dos softwares em questão. Lembro também que ter uma noção sobre inglês para procurar nessas horas é fundamental.

    8 - Sim, talvez porque você tenha compilado o vpopmail de maneira diferente. Lembre-se que /mailhome foi onde ele lançou os arquivos, mas pode estar em um local diferente. Olhe a documentação com cautela para ver se você não pulou alguma parte ou coisa do tipo... =)


    Um abraço!


  3. #3

    Padrão Re: duvidas sobre o funcionamento do qmail

    muito obrigado por suas respostas....são pessoas como vc que incentivam as pessoas a usarem software livre ...novamente obrigado....abraçao... ^_^