+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Particionar e Redimensionar o HD

    Olá pessoal, tô com um problema aki q espero resolver com a ajuda de vcs.

    Eu tinha o Rwindows XP instalado em meu PC com o HD dividido em 2 partições NTFS, sendo uma para o SO e outra para armazenar meus arquivos. Resolvi tirar o windows de vez e deixar apenas o linux. O que fiz foi apenas formatar a partição onde estava o SO em ext3 e instalar o windows. Agora só tenho acesso de leitura na partição NTFS que ficou. Nela estão meus arquivos... não posso alterá-los :-o :| e nem setar as permissões :cry:

    Instalei o QTParted, mas ele não me dá opção de redimensionar esta partição, só me deixa formatá-la. Então... o que devo fazer??? Esse particionador destrói os dados????
    Tenho mais de 40Gb de dados nessa partição... muitas músicas, documentos, etc e tal.

    OBS: não tenho como fazer backup, pois minha gravadora foi pro espaço, só tô com uma leitora e não tenho como comprar outra gravadora agora :-D

  2. #2

    Padrão Re: Particionar e Redimensionar o HD

    Depois de formatada eu acho que não tem jeito de redimensionar mais uma partição.
    Mas não entendi direito o que você fez, "O que fiz foi apenas formatar a partição onde estava o SO em ext3 e instalar o windows."!?!?
    Já tentou usar o cfdisk??

    Abraço

  3. #3

    Padrão Re: Particionar e Redimensionar o HD

    A partição que estava o windows. Apenas formatei ela e instalei o linux.

    Em outras palavras, minha dúvida seria: Tenho apenas o linux em minha máquina. Meu HD tem duas partições (sem contar com a swap). Uma em ext3 e outra em NTFS. Tem como eu formatar a q que está em NTFS sem perder os dados????

  4. #4

    Padrão Re: Particionar e Redimensionar o HD

    Bom, até onde eu sei, não. Mas como eu não sou perito, alguém pode saber mais do que eu e te explicar.
    Como você disse, você só tem permissão de leitura na que está em NTFS, certo?
    Não tem como você copiar os arquivos pra partição que está em ext3 e depois formatar a NTFS? Se eu estivesse na sua pele era isso que eu ia tentar fazer antes de tentar uma formatação.
    Talvez por possuir um sistema de arquivos diferente, ela não mantenha os dados após formatada.

    Abraço

  5. #5

    Padrão Re: Particionar e Redimensionar o HD

    cara...

    acho pouco provavel vc conseguir converter NTFS para ext3...

    a melhor coisa a fazer é copiar seus dados para um local seguro (de preferencia outro HD), particionar este HD de acordo com suas necessidades, e formatar as unidades como devem ser formatadas, depois vc volta dos dados...

    não sei se o partition magic faria essa conversão...

    mas em todos os casos faça como falei, copie seus dados...

    "Existem dois tipos de usuários, aquele que já perdeu dados e aquele que ainda irá perder"

    valeu