+ Responder ao Tópico



  1. #1
    ecbr
    Visitante

    Padrão iptables RELATED,ESTABLISHED???

    pessoal, tenho uma duvida, qual é o correto do uso do iptables -m RELATED,ESTABLISHED -j ACCEPTno INPUT e no FORWARD

    teria que ser a primeira regra ou a ultima regra, qual a real importancia disso?

    ou ponto tambem que gostaria de ver é o iptables match recent, alguem sabe onde posso encontrar uma explicacao em pt_br das suas opcoes?

    valeu..

  2. #2

    Padrão Re: iptables RELATED,ESTABLISHED???

    Olá.

    Recomendo a você procurar melhor documentação a respeito de iptables.

    Você aprenderá muito mais sobre firewalls lendo bastante e existe muito material rico na internet.

    Procure um how-to mais completo em português e suas dúvidas serão sanadas.

    Posso até te ajudar explicando aqui como funciona, mas acho que você vai aprender muito mais se procurar e aprender numa documentação mais extensa, devido à complexidade que pode estar envolvida num firewall.

    Não vai adiantar muita coisa passar uma informação dessas se você não conhecer bem os fundamentos de firewall e pacotes/protocolos de rede, e isso tem tudo a ver com hand-shake.

    Valeu?

    Boa sorte.

    Ah, aqui mesmo no underlinux tem artigos muito bons mesmo.

    Abraço

  3. #3

    Padrão Re: iptables RELATED,ESTABLISHED???

    O Iptables, foi uma das áreas no Linux, que mais demorei a entender como funcionava. As vezes pedia ajuda aqui no Underlinux, Vivaolinux, Linux Rápido, etc, etc e ficava boiando mais ainda. E quando eu via a regra iptables -N blablabla, aí eu voava mais. Não entendia nada. Ainda confesso que leio muito do Iptables. O Iptables é muito poderoso, mas tem as suas características, e não é tão simples entender de imediato. E eu sou aprendiz mesmo no Iptables. Ainda não domino a ponto de passar o meu conhecimento.

    O pessoal me dava dicas, no sentido de " toma o peixe ", mas eu não sabia pescar. Comecei a ver no google (santo lugar de pesquisa). Coloquei no campo de pesquisa a palavra iptables. Pela resposta do Google, tem 11.000.000 citações. Isso mesmo. 11.000.000.
    Para você começar a fuçar legal nesse tal de Iptables eu sugiro você ver os seguintes tópicos, que são muito bons :

    focalinux.cipsga.org.br/guia/avancado/ch-fw-iptables.htm (Esse vem do basicão mesmo, até as regras mais avançadas)

    http://www.vivaolinux.com.br/artigos...hp?codigo=2315

    www.eriberto.pro.br/iptables/ (Esse eu considero excelente, com figuras, exemplos, etc.)

    Vale a pena dar uma olhadela. :-)


  4. #4

    Padrão Re: iptables RELATED,ESTABLISHED???

    Outro detalhe importante:

    Tente sempre por em prática o que aprender sobre firewall. Monte um em casa, pratique e você vai aprender mais rápido.

    Ótima dica do amigo acima. Tá até te dando onde procurar

    Boa sorte!