Ola, estou com algumas duvidas sobre o que é MPLS. Por mais que eu pesquise e leia a respeito, ainda está meio confuso para mim sobre o que é uma MPLS, e como funciona. Por exemplo, eu pesquisei o seguinte:

"O MPLS, ou MultiProtocol Label Switching, é uma tecnologia que permite o controle do encaminhamento de pacotes através de rótulos (labels) aplicável sobre redes não orientadas a conexão. Combina portanto vantagens como segurança e isolamento entre clientes, com simplicidade de roteamento."

Pelo que eu entendi (ou interpretei) no texto acima, mpls, é uma tecnologia que reconhece pacotes na rede, por conseguir identificar quais pacotes sairam ou são enviados de uma mesma rede mpls, e por isso há um ganho de performance. È isso, ou estou errado ?, Se estiver, me conrrijam...


Outra coisa que ouvi falar sobre mpls, é que eh possível desviar o trafego quando ocorre congestionamento. Isso é feito como se houvesse uma "rota de reserva" ? Essa rota precisa ser criada ?...tirei essas "conclusoes " do texto abaixo.

"Permite aos operadores de rede um elevado nível de flexibilidade para desviar tráfego em situações de falha ou congestionamento da rede. O operador de rede tem a possibilidade de assegurar uma melhor gestão de diferentes tipos de tráfego, garantindo por exemplo menores atrasos ou redução na perda de pacotes transmitidos."

Gostaria de uma ajuda de voces para eu conseguir entender o que é e o funcionamento de MPLS......

[]s...Renato