+ Responder ao Tópico



  1. #1
    edgarjr
    Visitante

    Padrão DNS - REVERSO

    OPA!!

    Estou com uma duvida quanto ao dns reverso, tenho um link via radio e gostaria de saber, se o reverso somente podera ser feito no provedor de acesso do link, ou teria como eu por o reverso em meu servidor ???

    Porque estou tento um problema, recebe e envio e-mail normalmente, mas ao dar o comando abaixo fora de meu servidor e pelo teste feito no site www.dnsstuff.com apresenta erros:

    root@email:~# nslookup IP
    Server: IP
    Address: IP#53

    ** server can't find IP..in-addr.arpa: NXDOMAIN

    e tambem:
    host ip
    Host ip.in-addr.arpa not found: 3(NXDOMAIN)


    Se alguem souber me dizer, j[a abandono o sofrimento.

    Desde ja agradeco

    Obrigado



  2. #2

    Padrão Re: DNS - REVERSO

    Vc. terá que fazer a resolução reversa no seu servidor (para sua rede interna) e solicitar ao seu provedor do link que o faça também, senão vc terá problemas com e-mails, sem o seu reverso cadastrado (no fornecedor do link).

  3. #3
    edgarjr
    Visitante

    Padrão Re: DNS - REVERSO

    Neste caso, os e-mails está funcionando, mas o problema seria se eu enviar e-mail para dominios que necessitam de reverso ?

    Do jeito que está, eu pingo de fora meu dominio, e-mail, ftp, só não tenho o reverso funcionando, como os dominios que vejo por ai, até mesmo dando um nslookup em algum servidor de fora.

    Os erros que postei então, é devido o reverso precisar ser configurado também no provedor, vocÊ quer dizer ?

  4. #4

    Padrão Re: DNS - REVERSO

    Falta maiores detalhes no ambiente que vc trabalha:

    1) O seu servidor é o servidor SMTP ?
    2) Suas estações utilizam o seu servidor SMTP ou o do provedor ?

    Passa e-mail, vc passa tranquilo. Tenta passar para algum [email protected]....
    Os provedores hj, checam o reverso. Caso não esteja devidamente correto, sua mensagem é tratada com span. Não são todos os provedores, mais a maioria. Tudo seu vai funcionar normalmente (ping, ftp,etc, etc). Menos o reverso como vc diz..

    O que é resolução direta?

    host seudominio.com.br = 200.10.20.30

    Inversa ?

    host 200.10.20.30 = seudominio.com.br

    Vc. precisa ter esta resolução funcionando no seu named. (isso para sua rede interna).
    Agora se eu pergunto de fora da sua rede: host seudominio.com.br = 200.10.20.30,
    se pergunto 200.10.20.30 - o reverso cadastrado pelo provedor.

    Então vc PRECISA solicitar que o seu provedor cadastre o reverso 200.10.20.30 como o seudominio.com.br.

    (Pressupondo que vc conhece as configurações do named)

    Abraços.

  5. #5
    edgarjr
    Visitante

    Padrão Re: DNS - REVERSO

    Meu servidor é também smtp.
    As estações utilizando o smtp do meu servidor.


    Realmente para o terrra volta com problema no reverso.
    Eu tenho cadastrado em named.conf o ip interno 1.168.192 o ip Externo 222.222.222 e o dominio dominio.com.br no qual os 3 tem as configurações no /var/named com os nomes correspondentes, se você quiser que eu poste o named.conf e os arquivos do /var/named eu coloco.