+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como usar Radius

    Galera sempre vejo aqui topicos sobre Radius, mais ainda nao sei o que eh e como funciona e como pode me ajudar na administracao Wireless, alguem aqui usa pode me falar como funciona?

    Grato

  2. #2

    Padrão Re: Como usar Radius

    O uso do radius em si naum ajudaria muita coisa.
    O que vc pode fazer em implementar um pppoe + radius ou um hotspot com radius.

    Facilita muito a vida do adm pois simplesmente se cadastra o nome de usuario e a senha.
    nao preisa ficar cadastrando mac+ip e criando subredes o tempo todo.

    No caso do pppoe+radius o funcionamento eh o seguinte.
    O pppoe eh fica rodando na interface de saida pros seus clientes e fica "escutando" os pedidos de conexao. Assim que recebe um pedido encaminha pro radius, que verifica se o nome de usuario e senha estao cadastrados. Apos isso, retorna um pacote pro cliente com o ip, a velocidade contratada e libera a navegaçao.


  3. #3

    Padrão Re: Como usar Radius

    Citação Postado originalmente por achiodi
    O uso do radius em si naum ajudaria muita coisa.
    O que vc pode fazer em implementar um pppoe + radius ou um hotspot com radius.

    Facilita muito a vida do adm pois simplesmente se cadastra o nome de usuario e a senha.
    nao preisa ficar cadastrando mac+ip e criando subredes o tempo todo.

    No caso do pppoe+radius o funcionamento eh o seguinte.
    O pppoe eh fica rodando na interface de saida pros seus clientes e fica "escutando" os pedidos de conexao. Assim que recebe um pedido encaminha pro radius, que verifica se o nome de usuario e senha estao cadastrados. Apos isso, retorna um pacote pro cliente com o ip, a velocidade contratada e libera a navegaçao.

    que maquina precisa para usar pppoe em uns 300 clientes?

  4. #4

    Padrão Re: Como usar Radius

    usa um sempron 2.4 com 512 de memoria que ja roda mto bem.

  5. #5

    Padrão Re: Como usar Radius

    O radius não é nd mais do que um serviço de autenticação!
    ele pode ser usado para quase tudo o que tenha de ser autenticado, até mesmo um simples login em uma maquina linux, pode ser congigurado para autenticar num servidor radius externo..

  6. #6

    Padrão Re: Como usar Radius

    um servico de autenticacao que se bem usado controla a banda do cliente e faz accounting!

  7. #7

    Padrão Re: Como usar Radius

    Citação Postado originalmente por achiodi
    um servico de autenticacao que se bem usado controla a banda do cliente e faz accounting!
    o que eu gostaria de saber era se tem como o cadastro de macs do ap2000 poderia ficar no linux para nao precisar ficar reiniciando o ap toda vez que cadastrar um novo mac.
    blz..