+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão vpn com pptpd (erro)

    Ae galera, implantei uma vpn na minha empresa com o PPTPD (preciso acesar de uma maquina XP, e foi o unico que consegui para fazer logar num dominio, se existir outra solucao e alguem souber, me informem)...mas ao tentar conectar recebo o seguinte erro:

    Sep 18 08:44:40 voip pptpd[13685]: CTRL: Starting call (launching pppd, opening GRE)
    Sep 18 08:44:40 voip pptpd[13685]: GRE: read(fd=5,buffer=804d9c0,len=8196) from PTY failed: status = -1 error = Input/output error
    Sep 18 08:44:40 voip pptpd[13685]: CTRL: PTY read or GRE write failed (pty,gre)=(5,6)

    alguem tem ideia do que seja?
    Estou achando que pode ser algum conflito com a conexao DSL, essa conexao está na ppp0 (usando o rpppoe), tem algo a ver?

    Abracos

  2. #2

    Padrão Re: vpn com pptpd (erro)

    Olá,

    O servidor VPN está atras de um firewall/fazendo NAT ? Há algum redirecionamento de porta pra q essa VPN funcione ?
    O que tá pegando pra ti aí é o protocolo GRE, libera ele no firewall, qual a distro que vc está usando ? se for linux IPTABLES pra dentro se for BSD faz isso por IPFW, dê uma pesquisa sobre protocolo GRE e vai encontrar a solução para o teu problema rapidinho, a VPN nem funciona sem ele.


    Falouz !

  3. #3

    Padrão Re: vpn com pptpd (erro)

    opa amigo...
    uso CentOS aqui, mas meu firewall ta completando liberado, a nao ser que existe uma regra especifica para mesmo com o firewall liberado tenha que liberar o gre...
    mas vou tentar aqui....

    nao teria nada a ver com a conexao DSL aqui nao neh?

    Abracos

  4. #4

    Padrão Re: vpn com pptpd (erro)

    Se o vc está tentando conectar (cliente) por uma conexao DSL nao precisará fazer configuração nenhuma e ele (DSL) nao atrapalha em nada, nem como BRIGDE ou ROUTER, funfa tudo normal, aqui vao algumas regras no iptables que vc pode adaptar e usar aí:

    iptables -A INPUT -p gre -j ACCEPT
    iptables -t nat -A PREROUTING -p gre -d 200.x.x.x -j DNAT --to 10.0.0.22
    iptables -A FORWARD -p gre -s 10.0.0.22 -d 200.x.x.x -j ACCEPT
    iptables -A INPUT -p tcp --dport 1723 -j ACCEPT
    iptables -t nat -A PREROUTING -p tcp -d 200.x.x.x --dport 1723 -j DNAT --to 10.0.0.22:1723
    iptables -A FORWARD -p tcp -s 10.0.0.22 -d 200.x.x.x --dport 1723 -j ACCEPT

    falouz !

  5. #5

    Padrão Re: vpn com pptpd (erro)

    opa amigo, a conexao DSL é no SERVIDOR, e nao no cliente...
    eu digo isso pq no servidor o DSL esta como bridge, portando ele levanta a interface ppp0...

    creio que o pptpd cria tbm uma interface quando o cliente se conecta, nao sei se tem algo a ver...

    e quanto essas regras, elas seriam uteis se:


    o SERVIDOR DE VPN estivesse em uma maquina diferente da CONEXAO, o que nao é meu caso.
    se o firewall tivesse bloqueando alguma, o que nao é meu caso tbm, liberei tudo pra testar..

    eu fiz o mesmo procedimento em um outro servidor meu, so que nesse caso ele esta usando um link telemar, sem DSL...o qual funcionou perfeitamente...