+ Responder ao Tópico



  1. #1
    HYPERION
    Visitante

    Padrão Restrição de usuários - Kurumin

    Gente,

    Eu instalei o kurumin em um laboratório de uma escola (optei pelo kurumin por ser o mais fácil para iniciantes em linux e ser totalmente em português - alguém acha melhor o kubuntu? pensei em testar também...). Sim, mas voltando à pergunta... :-D Eu instalei lá, mas queria que houvesse restrições para instalação de programas e configuração, por exemplo: mudança de papel de parede, mudança na configuração do próprio sistema... não sei se isso é possível com o kurumin. Alguem sabe? Eu já desativei o sudo para os usuários perderem a maioria dos privilégios (como instalar programas), mas queria ir além, não deixando mudar muita coisa. Alguém sabe?

    Desde já agradeço.

  2. #2

    Padrão Re: Restrição de usuários - Kurumin

    Recomendo logo de cara o Ubuntu.
    Fácil de usar e configurar. Não sou muito fã do kde, e acho que os usuários tb gostam de um pouco de inovação.

    Instação de pacotes só o usuário que tem sudo q vai fazer mesmo.

    Quanto ao usuário poder modificar suas configurações, eu acho mais que justo e interessante que ele se sinta bem a vontade quanto a isso e tenha total liberdade para mecher na sua conf. Mas já me desculpando, não sei quais são os motivos para tal restrição, mas se vc julgar mesmo necessário é só ver os arquivos de config e dar permissão somente de leitura.

    Concluindo, a meu ver, o ubuntu é hj uma das melhores distribuições para usuários iniciantes. Portanto... recomendo.

    Qualquer dúvida qnt a configurações, volte a postar.

    Ps: só pra lembrar que tem como vc determinar que todo usuário criado tenha a mesma configuração. Basta colocar os arquivos em /etc/skel que no ato da criação do usuário estes arquivos serão copiados para o usuário.

    Ab :-P