+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Decepção com link Canopy

    Tive uma grande supresa negativa usando um link canopy para levar um link de internet velox de 1MB até o escritorio da Empresa.

    Vou descrever o cenário:

    Em uma Usina, o escritorio da sede fica a exatos 10Km do local onde existe um prédio de 18 andares (o mais alto da localidade) onde a média de andares é 10 (cidade do interior). onde colocamos um AP Canopy 5700AP com uma refletora apontando para a sede, onde fica um SM 5700SM com uma refletora em uma torre de 15 metros de altura.

    Visada, não precisar discutir: Campo livre, sem nada que possa gerar interferências também. Para quem conhece os equipamentos Canopy, sabem que Jitter = 1 e RSSI = 845 são excelentes números. Foi o que obtivemos quando do alinhamento dos equipamentos.

    Outro detalhe: No Canopy, existe um teste que mostra a capacidade do link: Tanto do uplink quanto o downlink = 100%. Ping do notebook colocado no AP para o SM <= 20ms.

    Achamos que tinhamos acertado tudo. Até porque o fábricante garante link de 40 milhas com AP e SM usando refletoras. Quando alinhamos os rádios, colocamos primeiro o AP sem a refletora, e no SM com a refletora para conseguir fechar o link. Feito isso, colocamos a refletora no AP para "garantia" Na Página de Status do SM link = 10Km (o valor lá é em milhas).

    Bom, qual foi a nossa surpresa de que ao colocarmos o velox de 1M no AP e indo até a sede da empresa, conseguimos um resultado pífio. Em testes de velocidades, conseguimos 850 kbits em média de downloads direto no modem velox, já na outra ponta do SM conseguimos 10 kbits.

    Olhe, o mundo desabou !! Já usamos Canopy SM apontando para repetidoras com distância de até 3Km (sem refletora no SM e sem refletora no AP já que eles estão montados juntos em célula com um CMM).

    Alguém tem uma luz no fim do túnel ? Alguem já passou por isso ?




  2. #2

    Padrão Re: Decepção com link Canopy

    Bem pessoal, depois de checar pessoalmente a instalação, verifiquei que o que eu tinha projetado e dito aqui no fórum, não foi o que realmente estava sendo feito. Ao chegar no local ví que o nosso técnico na falta de um switch, colocou um gi-link (não sabia ele que estava configurado como bridge e que tinha controle de banda por interface ativado) entre o modem e o Ap Canopy. Isso para que ele pudesse fazer os testes a partir do local onde estava o velox (não no topo do edificio), mas a 2 andares abaixo. Então Eu ao chegar no local ví que o teste teria que ser feito com o modem direto no AP e não como ele fez, embora funcionasse, desde que ele tivesse colocado um switch ou se o gi-link não estivesse com controle de banda ativado.

    Bom, resultado: 100% (não podia ser diferente, afinal como eu tinha dito, usamos Canopy em diversas outras situações e nunca tive problemas). Só que enviei 1 técnico + 1 ajudante para 800Km de onde me encontrava e óbvio, o que eles me diziam era exatamente o que eu tinha projetado. Só não me falaram do GI-Link na parada.

    Apesar de não ter nenhum post sobre o assunto, deixo o caso aqui como encerrado e aprovado.


  3. #3

    Padrão Re: Decepção com link Canopy

    HEUhUHeuhUE, cara, isso não é um CASO...isso é um CAUSO!!!

  4. #4

    Padrão Re: Decepção com link Canopy

    Isso ocorre nas melhores familias.. :-D
    Quando a cabeça começa a ferver, nao enchergamos alguns erros bobos.

  5. #5

    Padrão Re: Decepção com link Canopy

    Agora seja bonzinho e coloque (resolvido) no título do tópico.

    :-D

  6. #6

    Padrão Re: Decepção com link Canopy

    é coloca resulvido mesmo porque ja entrei pra ler achando que os equipamentos que tem tanta gente que fala bem...eu particulamente nunca vi funcionando...tenho vontade, era ruim hehe

    mais é isso mesmo to com 2 CPE que do nada perde o link que ta rodando perfeitamente sem explicação alguma.