+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão permissões e sudo

    ola, estou com algumas dúvidas a respeito de permissões e do sudo.

    1 - Como dar permissão de escrita em um arquivo para somente determ1 -inado grupo de usuários ?
    2 - Como eu posso criar alias no sudo, sem ter que digiatar todo comando ao utilizar o sudo ?. exemplo: usando normalmente o sudo, eu teria que digitar sudo /sbin/halt, e gostaria de digitar somente sudo halt. Tem como ?
    3 - Usando o sudo no Konsole, ele funciona normalmente. Mas e se eu quisesse aplicar o "sudo" em um ambiente gráfico. Ex: Gostaria de permitir que determinado grupo de usuários podessem acessar determinado diretório (o qual não tem permissão como usuário normal) atraves do Konqueror, e tenham permissão de execução e escrita.

    Desde já agradeço a atenção de todos....[]s...Renato

  2. #2

    Padrão Re: permissões e sudo

    cara...

    vc pode criar um alias para o usuário, dentro do diretório home, tem um arquivo .bashrc, dentro dele vc coloca:
    alias halt='sudo /sbin/halt'

    pronto, qdo digitar halt vai executar "sudo /sbin/halt"

    e sobre o usuário acessar determinado diretório vc precisa colocar o usuário no grupo a qual o diretório pertence.

    ex:

    temos o diretório /teste, o dono é o root e o grupo é o usuarios

    o usuario google tem seu grupo particular google, então vc adiciona este usuario ao grupo "usuarios"
    usermod -G usuarios google

    mas o diretório /teste precisa ter permissão de acesso, escrita ou execução para o grupo também...

    valeu

  3. #3

    Padrão Re: permissões e sudo

    Olá, novamente respondendo em partes:

    1 - Você não precisa utilizar o sudo para isso. Normalmente só o modo de permissão octal já resolve tudo. Você pode fazer assim:

    1.a) Vamos supôr que você tenha um grupo fulanos e que um arquivo possua o direito de gravação somente para este grupo. No caso, o arquivo deve possuir dono root e grupo fulanos, assim:

    Código :
    # chown root.fulanos arquivo

    1.b) O modo de permissão octal é flexível o suficiente para fazer praticamente qualquer coisa, você pode setar as permissões da seguinte maneira, para que ninguém, fora o usuário root e as pessoas dentro do grupo fulanos editem o arquivo:

    Código :
    # chmod 770 arquivo

    1.c) Para adicionar usuários ao grupo fulanos, você pode abrir o arquivo /etc/groups e inserir os nomes dos usuários logo depois do final da linha, separados por vírgulas.

    2 - Eu acho que a partir do momento que o binário esteja em um diretório que está especificado no $PATH, você pode utilizá-lo. Para saber os diretórios que estão especificados no $PATH, digite:

    Código :
    # echo $PATH

    3 - Vide resposta 1.

    Lembro também que o sudo serve para permitir que usuários que normalmente não tem poder para executar determinada aplicação a acessem, ou seja:

    SUDO = Super User DO

    E não exatamente para permitir que os usuários acessem determinados diretórios. Exatamente para isso que existe o modo de permissão octal do *NIX.


    Abraços!