+ Responder ao Tópico



  1. #1
    mamonalta
    Visitante

    Padrão SAmba igual ou parecido com a Novell 4.11

    Boa tarde amigos,

    Meu servidor atual é NOVELL 4.11, estou pensando em mudar para SLES 10.1,
    instalei ele e está rodando com o SAMBA Ativo em PDC.
    Dúvidas.

    como faço pra que ele fique igual ao novel... nos compartilhamentos... assim.

    G:\SOFTWARE - Acesso Total para todos os Usuarios e Grupos
    G:\GRUPO - Acesso Total para todos os Usuarios e Grupos
    G:\GRUPO\RH - Acesso apenas para o grupo RH e ADMIN
    G:\GRUPO\VENDAS - Acesso apenas para o grupo vendas e admin
    G:\GRUPO\FINANCAS- Acesso apenas para o grupo financas e admin
    G:\GRUPO\PUBLICO - Acesso Total para todos os Usuarios e Grupos

    minha novell atual está assim e para q eu possa mudar para Linux... preciso q o samba consiga fazer isso
    é possivel?

    segunda pergunta.. um computador.. para maior desempenho em samba tem que ter + memória ram possivel? e 2 ou 3 placas de rede? estamos falando de PIV ht, duo core ou XEON isso para 30 usuarios...

    Fico no aguardo galera... obrigado..
    esse forum aki é dos KRANIOS viu... achei mta coisa aki

  2. #2

    Padrão Re: SAmba igual ou parecido com a Novell 4.11

    Cara, existia (não sei se existe mais) um projeto chamado mars. Era um emulador completo de netware em linux, e prometia transformar um linux em netware.

    Dá uma olhada em http://br-linux.org/artigos/mars_intro.htm ou se souber alemão http://www.compu-art.de/mars_nwe/.

    No mais, procure tutorias de configuração do samba aqui no fórum, evite pedir receita de bolo. Já tem muitas escritas por aí.

    Valeu.

  3. #3

    Padrão Re: SAmba igual ou parecido com a Novell 4.11

    esqueça o mars - salvo engano parou quando ainda era Novell 3.11, portanto não serve pre ninguém. Quanto ao que vc quer fazer.. basta procurar na própria documentação do smb.conf, tá bem claro lá, até pra mim. Use o webmin e o swap para configurar essas coisas.

  4. #4

    Padrão Re: SAmba igual ou parecido com a Novell 4.11

    vai na do irado que ele tá mais é certo.

  5. #5

    Padrão Re: SAmba igual ou parecido com a Novell 4.11

    Citação Postado originalmente por irado
    esqueça o mars - salvo engano parou quando ainda era Novell 3.11, portanto não serve pre ninguém. Quanto ao que vc quer fazer.. basta procurar na própria documentação do smb.conf, tá bem claro lá, até pra mim. Use o webmin e o swap para configurar essas coisas.
    Graaaaaaaaaaaaaaaaaaande irado!!!
    Com a permissão da palavra, não seria SWAT ao invés SWAP?

    Bem, eu acho que Netware tá tão ultrapassado que até a Novell tá desistindo dele, hehehe, por melhor que ele seja.

    Eu acrdito que para o quê você queira fazer, o SAMBA pode te ajudar completamente para resolver o problema. Tudo o quê você precisa é criar os usuários e senhas no *NIX e no Samba e definir as políticas de acesso através do arquivo smb.conf e por meio das permissões do *NIX. Aqui no site existem ótimas documentações e também existe o Focalinux, que pode te ajudar bastante, incluindo um guia somente sobre SAMBA.


    Abraços!

  6. #6

    Padrão Re: SAmba igual ou parecido com a Novell 4.11

    Ah, uma coisa que ninguém falou aqui:

    A máquina precisa ter boa velocidade de acesso a disco (por exemplo - scsi ou sata2 ), boa velocidade de chipset e memória, um processador razoável (P IV tá bom) e um bom switch de rede e uma boa placa de rede.

    Processador não entra muito como detalhe não, mas é bem-vindo.
    Priorize acesso a dados no disco e na rede, ok?

    PIV - 2 GB ram (vai que vc quer usar banco de dados um dia, né), 2 HDs SATA2 em RAID 1 via hardware onboard da placa-mãe e duas placas de rede 3com (uma como contingência, pode até ficar guardada).

    Poderia ser um DELL mesmo com disco SCSI.

  7. #7

    Padrão Re: SAmba igual ou parecido com a Novell 4.11

    ROTFL..

    de fato, é swat (habilitado lá no /etc/inetd.conf). O webmin também é excelente ferramenta administrativa que assume o swat e amplia a possibilidade de configuração do samba.