Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como evitar que os micros da rede se enxerguem?

    Pessoal, tenho uma rede wriless e gostaria que os micros não se enxergassem, atualmente uso o mandriva.
    Gostaria de uma dica para executar esta tarefa.
    Atenciosamente e grato
    Daniel

  2. #2

    Padrão Re: Como evitar que os micros da rede se enxerguem?

    Olah Amigo!!! Alguns rádios possuem a função block relay ou algo parecido, se seu AP tiver essa opção e ela estiver ativada os clientes não se enxergam, ai consegue matar essa xarada no AP mesmo...

    Espero ter ajudado...

  3. #3

    Padrão Re: Como evitar que os micros da rede se enxerguem?

    Caro Osmartim, valeu pela dica, o meu AP é um AP2000 da Orinoco proxim, vou dá uma olhada.
    Mas, qualquer coisa anível de squid é bem vindo.
    Obrigado.

  4. #4

    Padrão Re: Como evitar que os micros da rede se enxerguem?

    cara bloqueia no servidor as portas de rede que os pc nao se enxergam isso nao quer dizer que nao se abrerm ok!
    eu aki uso um pozinho magigo que ja deu muita confusao aki no forum pq dizem que nao funciona mais funciona hehehehehe

  5. #5

    Padrão Re: Como evitar que os micros da rede se enxerguem?

    Tianguapontocom, esse bloquei, não vai impedir a navegação na internet? E é feito aonde no firewall ou no psquid?

  6. #6

    Padrão Re: Como evitar que os micros da rede se enxerguem?

    claro que não, vc so vai bloquear as portas q trabalha no compartilhamento de arquivos do MS 137,138, 139 e 445
    e sim vc vai fazer isso no seu firewall

  7. #7
    drmo
    Visitante

    Padrão Re: Como evitar que os micros da rede se enxerguem?

    E isso ai eu tambem resolvi um problema deste com esta solução!

  8. #8

    Padrão Re: Como evitar que os micros da rede se enxerguem?

    Citação Postado originalmente por drmo
    E isso ai eu tambem resolvi um problema deste com esta solução!
    faça oq nosso amigo tianguapontocom falou.. e ainda vc pode colocalas em redes diferentes.. isso da trabalho.. =P

  9. #9

    Padrão Re: Como evitar que os micros da rede se enxerguem?

    Tem uma maneira de fazer criando ethS virtuais mas não me lembro muito bem. Vou dar uma pesquisada nos meus arquivos e coloco aqui. Acho que isto ja foi tratado aqui no forum, vale fazer uma pesquisa.

  10. #10

    Padrão Re: Como evitar que os micros da rede se enxerguem?

    cara...

    se vc estiver usando uma rede wireless para comercialização de banda de internet, vc pode usar máscara de 32 bits, e depois bloquear o forward das portas de NetBios, desta forma vc fará o bloqueio...

    valeu

  11. #11

    Padrão Re: Como evitar que os micros da rede se enxerguem?

    Colega, isso de bloquear portas do netbios n funciona!, a menos que sejam bloqueadas em cada cliente.
    como se trata de uma rede local, as conexoes sao feitas ponto a ponto, ou seja, nem seker precisam de passar pelo roteador.. (uma vez que nao é necessario contactar outra rede, tb n é necessario contactar o gateway) e pelo sim pelo nao.. se nao acreditam em mim... desliguem o roteador da rede, e façam um ping a uma estação, vao ver como o ping funciona normalmente... por isso bloquear o netbios no roteador é pura perca de tempo!
    a Soluç\ao perfeita é usar um tunnel PPPoE, contudo n é uma coisa tao simples assim! eu so consegui fazer isso funcionar em FreeBSD, com linux desisti pois nao consegui..
    tb existe outra soluç\ao, um pouco mais trabalhosa mais mais facil, que é criar varios aliases da placa de rede
    e defenir o IP da cada alias como gateway de cada cliente wireless
    Um abraço

  12. #12

    Padrão Re: Como evitar que os micros da rede se enxerguem?

    disse tudo, só acrescentando.. tanto q se vc digitar \\192.168.0.1 por exemplo.. vai abrir se tiver compartilhamento.. e ping 192.168.0.1 tmb vai pingar... criar varios aliases eth0:red1 eth0:red2 ... é uma otima solucao...

    o comando para criar aliases (apelidos) é este(exemplo):
    Código :
    ifcontig eth0:apelido 192.1.1.0 netmask 255.255.255.0

    ou vc pode optar pelo tunel pppoe, que mais tarde podera até implementar mais recursos..
    ahh.. quase ia esquecendo.. um switch gerenciavel tmb resolve e fica sohw de bola nessa situação...

    vlw
    t+

  13. #13

    Padrão Re: Como evitar que os micros da rede se enxerguem?

    pessoal seguinte, eu uso uma regra no meu servidor e um amigo usa no servidor da prefeitura, muitos dizem que nao tem nada aver tbm acho mas funciona.
    vou mostrar minha regra de iptables onde libero os ip x mac

    $IPT -t filter -A FORWARD -s $IPSOURCE -p icmp --icmp-type echo-request -m limit --limit 1/s -j ACCEPT
    $IPT -t filter -A FORWARD -s $IPSOURCE -p tcp --dport 137:139 -j DROP
    $IPT -t filter -A FORWARD -s $IPSOURCE -p udp --dport 137:139 -j DROP
    $IPT -t filter -A FORWARD -s $IPSOURCE -p tcp --dport 445 -j DROP
    $IPT -t filter -A FORWARD -s $IPSOURCE -p udp --dport 445 -j DROP
    $IPT -t filter -A FORWARD -d 0/0 -s $IPSOURCE -m mac --mac-source $MACSOURCE -j ACCEPT
    $IPT -t filter -A FORWARD -d $IPSOURCE -s 0/0 -j ACCEPT
    $IPT -t filter -A INPUT -s $IPSOURCE -d 0/0 -m mac --mac-source $MACSOURCE -j ACCEPT
    $IPT -t nat -A POSTROUTING -s $IPSOURCE -o eth0 -j MASQUERADE

    com essas regras:
    $IPT -t filter -A FORWARD -s $IPSOURCE -p icmp --icmp-type echo-request -m limit --limit 1/s -j ACCEPT
    $IPT -t filter -A FORWARD -s $IPSOURCE -p tcp --dport 137:139 -j DROP
    $IPT -t filter -A FORWARD -s $IPSOURCE -p udp --dport 137:139 -j DROP
    $IPT -t filter -A FORWARD -s $IPSOURCE -p tcp --dport 445 -j DROP
    $IPT -t filter -A FORWARD -s $IPSOURCE -p udp --dport 445 -j DROP

    foi que consegui bloquear o compartilhamenento de arquivo de rede
    dessa forma o cliente pinga pra qualquer lugar e inclusive de cliente pra cliente, caso naoqueira que isso ocorra
    use antes da regra de liberacao de seu fire bem antes mesmo nao junto

    $IPT -t filter -A FORWARD -i !eth0 -p icmp -j DROP
    $IPT -t filter -A FORWARD -p tcp --dport 137:139 -j DROP
    $IPT -t filter -A FORWARD -p udp --dport 137:139 -j DROP
    $IPT -t filter -A FORWARD -p tcp --dport 445 -j DROP
    $IPT -t filter -A FORWARD -p udp --dport 445 -j DROP

    use elas e faca um teste
    tente abrir o ip do cliente da seguinte forma \\ip_do_cliente
    e vej a no ambiente de rede tbm.
    Inte dispois

  14. #14

    Padrão Re: Como evitar que os micros da rede se enxerguem?

    bom...

    tenho este problema resolvido aqui com uma solução rápido e fácil...

    e já citei a mesma..

    valeu

  15. #15

    Padrão Re: Como evitar que os micros da rede se enxerguem?

    Bem amigos...

    Posso estar redondamente encanado, e caso esteja, por favor me perdoem...

    mas estamos falando de uma rede wireless, ou seja, é literalmente um hub sem fio, o que vai acontecer se dois caras conectados nesse AP resolverem fazer uma intranet e compartilhar arquivos, eles vão estar antes do servidor, teria que usar uma forma dos clientes comunicarem unica e exclusivamente da interface wireless para LAN e vice-versa, é isso que faz o block relay, e o AP2000 da proxym tem essa solução sim.


  16. #16

    Padrão Re: Como evitar que os micros da rede se enxerguem?

    luciano a sua solucao ja testei os clientes nao se exergao porem se abrem!!! o problema e nao se enxergar e nao se abrirem teste sua regra do jeito q eu te falei e me diga o resultado veio

    amigo vc tem razao quanto ao wireless ser um HUB sem fio, porem vc esqueceu de um pequeno detalhe
    se o cliente tem em suas conf de rede setado o GATWAY que e seu servidor obviamente todas as solicitacos vao primeiro pro servidor para que o mesmo possa resolver, se o servidor tiver up rodando funcionando e tiver regras de bloqueando algo obviamente os pc vao obdecer o servidor agora se o servidor estiver desligado ai sim tem logica oq vc falo

    porem as regras de bloqueio de portas de netbios sao validas apenas para ips em faixas diferentes e nao da mesma classe ex..?
    192.168.0.2/255.255.25.252 ou seja mascara 30 ai sim a regra de bloqueio faz seu servico correto
    agora se todos os clientes estao na mesma faixa tipo 192.168.0.2/255.255.255.0 mascara 24 192.168.0.3 192.168.0.4 ai so DEUS pra restrigir
    pos ambos estao na mesma classe

    aki com a regra q sitei acima tanto faz ta copartilhado como nao, se o cliente estiver em faixas diferentes e impossivel abrir o compartilhamento do outro

    se nenhuma das regras nao derao certo com vc, veja suas classes de ip verifique direito pq ai tem coisa errada


  17. #17

    Padrão Re: Como evitar que os micros da rede se enxerguem?

    o cabra...

    eu já falei pra vc tantas vezes...

    e testei hj isso...

    com as regras q uso os clientes não se enxergam...

    vc esquece do detalhe q uso mascara de 32 bits...

  18. #18

    Padrão Re: Como evitar que os micros da rede se enxerguem?

    hehehehe
    nã cabra me ouva bem
    os clientes nao se enxergão isso eu sei
    mas faz so um teste
    pega um ip de um cliente e compartilha os arquivos anota esse ip vai em outro cliente abre o executar da MS e digita ex: \\192.168.0.2 - >logico substitua o ip pelo do cliente q ta com o compartilhamento aberto ai vai abrir

  19. #19

    Padrão Re: Como evitar que os micros da rede se enxerguem?

    puta véio...

    se eu to dizendo q não compartilha é pq eu já fiz esse teste...

  20. #20

    Padrão Re: Como evitar que os micros da rede se enxerguem?

    Pessoal, acrescentei estas linhas no meu firewall, mas os clientes continuam se enxergando. Alguém poderia da uma conferida por favor?

    iptables -I FORWARD -s 10.1.2.0/24 -p tcp --dport 137 -j DROP
    iptables -I FORWARD -s 10.1.2.0/24 -p udp --dport 137 -j DROP
    iptables -I FORWARD -s 10.1.2.0/24 -p tcp --dport 138 -j DROP
    iptables -I FORWARD -s 10.1.2.0/24 -p udp --dport 138 -j DROP
    iptables -I FORWARD -s 10.1.2.0/24 -p tcp --dport 139 -j DROP
    iptables -I FORWARD -s 10.1.2.0/24 -p udp --dport 139 -j DROP

    Obrigado
    Daniel
    "O que chamamos de adversidade Deus chama de oportunidade, o que chamamos de tribulação, Deus chama de Crescimento"