+ Responder ao Tópico



  1. #1
    ISP-RJ
    Visitante

    Padrão Duvidas com regras no webproxy

    Galera,

    So iniciante no MT mas ja sei fazer bastante coisa e da pior forma rsssssssss lendo o maldito MANUAL :roll: Meu DEUS aki é coisa de louco...
    Mas meu problema é mais pra duvidas q tenho q tirar pq meu conhecimento é limitado...Vai minha regras do nat ai em baixo:
    0 ;;; Nat
    chain=srcnat protocol=tcp action=masquerade

    1 ;;; Direcionamento do webproxy 3128 para 80
    chain=dstnat protocol=tcp dst-port=80 action=redirect to-ports=3128

    enabled: yes
    src-address: 0.0.0.0
    port: 3128
    hostname: "proxy"
    transparent-proxy: yes
    parent-proxy: 0.0.0.0:0
    cache-administrator: "webmaster"
    max-object-size: 4096KiB
    cache-drive: system
    max-cache-size: 3000000KiB
    max-ram-cache-size: unlimited
    status: running
    reserved-for-cache: 2999296KiB
    reserved-for-ram-cache: 338944KiB

    Na primeira regra quando coloco a interface da onde esta conectado os meus clientes nao funciona e se deixo como esta acima funciona PQ?? Nas regras q vejo no underlinux tem a interface...
    Ja na segunda regra é a mesma coisa se coloco a interface dos clientes o proxy nao tem trafego....quando tiro tem...e tb como ter certeza q esta funcionando...Ex: Quando navego nos graficos do direcionamento mostra que esta funcionando...no status mostra q esta cachendo e q tem 1 cliente conectado...mas nao to muito confiante disso rsssssssssss E na navegaçao nao vejo diferença...nao sei se é pq meu link´de 2M nominal é muito rapido e meus olhos nao chega a perceber....mas fica ai minha duvida.
    E por ultimo como bloquear acesso externo ao meu proxy e como testar se tal regra funciona???

    Valewww galera...

  2. #2

    Padrão Re: Duvidas com regras no webproxy

    Amigo, tentando ajudar com suas duvidas faça o seguinte:

    1º A interface q vc deve setar é a out, ou seja, por onde o link chega pra tuas maquinas;

    2º Quanto ao direcionamento para o proxy, você pode deixar dessa forma mesmo, (sem a interface), em Action vc pode tbm optar pela dst-nat e setar tanto o ip como a porta onde esta rodando o teu proxy (com dst nat, vc pode redirecionar para outra maquina/ip);

    3º Para impedir o acesso externo tanto de teu proxy, como do dns :d, faça o seguinte:
    vá em Ip>Firewall>Filter Rules.. e adiciona a seguinte regra

    add chain=input in-interface="Link" protocol=tcp dst-port=3126 \
    action=drop comment="Prote ao Externa Proxy" disabled=no
    add chain=input in-interface="Link" protocol=tcp dst-port=53 \
    action=drop comment="Prote ao Externa Dns" disabled=no
    add chain=input in-interface="Link" protocol=udp dst-port=53 \
    action=drop comment="" disabled=no

    onde "Link" é o nome da tua interface de saida do link; 3126 é a porta do teu proxy.
    Para testar peça a um conhecido pra setar no browser dele antes da regra o teu ip valido com a porta do proxy e o mesmo ira consegui navegação... depois da regra pronta peça ao memso pra tentar novamente e vc verá q a regra irá dropar as tentativas de conexão e impedirá o uso de teu proxy externamente.
    PS.: Essas cofigurações é a que uso atualmente no meu mk, se eu tiver equivocado, desculpe por tentar ajudar.
    Tenta ai e posta depois os resultado...

  3. #3

    Padrão Re: Duvidas com regras no webproxy

    opa..tenho uma dúvida...

    to ativando o proxy aqui..a gente usa balanceamento de link..

    como fazer com q alguns hosts passem direto sem usar o proxy. (conectividade da caixa, bradesco)

    o q ele faz primeiro, marca pacotes ou faz o nat ou joga pro proxy...qual é a ordem disso ae..

    agradeço a qq ajuda...


  4. #4

    Padrão Re: Duvidas com regras no webproxy

    sinto mto lhe informar.. mais load balance + proxy = sem chance de sucesso!

    a questão do conectividade social.. vc vai criar a regra que redireciona o trafego.. e nessa mesma regra vc vai setar o ip da pagina ou paginas que vc nao queh que entre no proxy!

  5. #5

    Padrão Re: Duvidas com regras no webproxy

    acho q ja mateia xarada...crio um address com os ips d destino q naum quero q use o proxy...ae nego na regra de proxy transparente...(jogando da 80 pro 3128)...ele redireciona tudo menos esses ips da address list...

    alguem me corrija se estiver errado,..

    até

  6. #6
    ISP-RJ
    Visitante

    Padrão Re: Duvidas com regras no webproxy

    Citação Postado originalmente por Josevaldo
    Amigo, tentando ajudar com suas duvidas faça o seguinte:

    1º A interface q vc deve setar é a out, ou seja, por onde o link chega pra tuas maquinas;

    2º Quanto ao direcionamento para o proxy, você pode deixar dessa forma mesmo, (sem a interface), em Action vc pode tbm optar pela dst-nat e setar tanto o ip como a porta onde esta rodando o teu proxy (com dst nat, vc pode redirecionar para outra maquina/ip);

    3º Para impedir o acesso externo tanto de teu proxy, como do dns :d, faça o seguinte:
    vá em Ip>Firewall>Filter Rules.. e adiciona a seguinte regra

    add chain=input in-interface="Link" protocol=tcp dst-port=3126 \
    action=drop comment="Prote ao Externa Proxy" disabled=no
    add chain=input in-interface="Link" protocol=tcp dst-port=53 \
    action=drop comment="Prote ao Externa Dns" disabled=no
    add chain=input in-interface="Link" protocol=udp dst-port=53 \
    action=drop comment="" disabled=no

    onde "Link" é o nome da tua interface de saida do link; 3126 é a porta do teu proxy.
    Para testar peça a um conhecido pra setar no browser dele antes da regra o teu ip valido com a porta do proxy e o mesmo ira consegui navegação... depois da regra pronta peça ao memso pra tentar novamente e vc verá q a regra irá dropar as tentativas de conexão e impedirá o uso de teu proxy externamente.
    PS.: Essas cofigurações é a que uso atualmente no meu mk, se eu tiver equivocado, desculpe por tentar ajudar.
    Tenta ai e posta depois os resultado...
    Josevaldo...ta funfando blzinha...mas to ainda com 1 duvida, setando a interface como out a q se refere ao link da internet q chega no meu MT, colocando ela ou nao continua a mesma coisa...isso tem explicaçao?? :?
    Ahhh outra coisa a porta 53 é do DNS??

    E valeu mesmo pela dica abraçao!!!!!!