+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Routerboard X PC Comum

    Pessoal, estou com um problema sério de travamentos em diversos POP´s meus com Mikrotik... A cada 2 a 3 dias, preciso ir até a torre prá dar um reset, pois o equipamento trava... O tráfego nesse POP é de +- 300 clientes... Uso todos os meus POP´s como bridges (herança dos AP200 & cia...), pois me dará muito trabalho fazer com que ele trabalhe como router... Tbem rodo neles o controle de banda, e só...

    Estou pensando, e gostaria de trocar idéias com usuário que tbem passam ou passaram por esses problemas, em trocar esses meus POP´s, que são todos eles com PC´s comuns, por hardwares específicos para esse fim... Seria uma solução para os travamentos??? Alguém pode me dizer se PC´s comuns, mesmo sendo placas-mães, memórias, processadores e cartões novos, podem travar dessa forma (constantemente)???

    Se alguém já usou os 2 sistemas, poste seus comentários...
    ]
    Valew...

  2. #2

    Padrão Re: Routerboard X PC Comum

    isso é estranho.. deve ser problema de aquecimento, ou de hardware (memoria)..
    existem computadores que sao minisculos, os chamados "Single Board Computers" que dá pra vc fazer isso. Eu trocaria..
    Um abraço

  3. #3

    Padrão Re: Routerboard X PC Comum

    AGM,
    todos os meus POP´s são com Placa Mãe ASUS, montadas em armários refrigerados com coolers 110v
    com rolamento e grade c/ filtros, invertidos... ou seja um leva ar frio pra dentro, outro tira o ar quente de dentro.... Impreterivelmente não tenho travamentos de forma alguma.
    Como estão distribuidos seus clientes neste POP? Quantos cartões? Quantos clientes em cada cartão? Qual a conf da máquina q está usando?

  4. #4

    Padrão Re: Routerboard X PC Comum

    No meu POP mais crítico (que trava de 2 em 2 dias), eu tenho 2 Mikrotiks instalados: o primeiro naum trava nunca, e é um P4 de 2 GHz, MB Asus, 256 mb de RAM, cartão flash de 128 Mb, 2 D-Link G510 para distribuição local e mais 2 AG530 fazendo enlaces com localidades vizinhas em 5,8 GHz... O segundo (que trava sempre), possui a mesma configuração que o primeiro, inclusive no número de cartões, a diferença é que este usa processador AMD Duron 1.3 GHz... Será que existe alguma incompatibilidade com esses processadores???

  5. #5

    Padrão Re: Routerboard X PC Comum

    Esqueci de mencionar, que os dois Mikrotiks acima estão dentro do mesmo armário, e deixo um termômetro lá dentro e mesmo com temperaturas externas de 40º, dentro do armário nunca passa de 35º... Tenho, nesses 2 AP´s, localmente +- 300 clientes, e outros 200 nas localidades vizinhas, cujo tráfego passa pelas placas dos enlaces...

  6. #6

    Padrão Re: Routerboard X PC Comum

    Acredito que o seu problema seja específico da máquina. Até porque você comentou que a outra nunca trava.
    Tente conseguir uma máquina emprestada de alguém (assim não precisa comprar) e faça o teste.

    Ah. Até pode ser alguma coisa com as placas de Rádio que talvez algum esteja com alguma falha e faça travar. Eu tive uma máquina que travava devido à placa de rede, que depois de um tempo, começava a "pipocar". (Cada dia).

    O ideal seria voce trocar a máquina inteira. Deixe por uma semana e saberá o resultado, que ao meu ver deve ser esse mesmo o problema.

  7. #7
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Routerboard X PC Comum

    Citação Postado originalmente por _AGM_
    No meu POP mais crítico (que trava de 2 em 2 dias), eu tenho 2 Mikrotiks instalados: o primeiro naum trava nunca, e é um P4 de 2 GHz, MB Asus, 256 mb de RAM, cartão flash de 128 Mb, 2 D-Link G510 para distribuição local e mais 2 AG530 fazendo enlaces com localidades vizinhas em 5,8 GHz... O segundo (que trava sempre), possui a mesma configuração que o primeiro, inclusive no número de cartões, a diferença é que este usa processador AMD Duron 1.3 GHz... Será que existe alguma incompatibilidade com esses processadores???
    Esses athlon antigos esquentam um bocado! Provavelmente deve ser isso! Eu coquei MK com Celeron, que trabalha numa temperatura menor...

  8. #8

    Padrão Re: Routerboard X PC Comum

    tmb acredito q seja essa duron ae..pois se tem maquina q esquenta é esse bixo ae..

    esperimenta colocar um disipador maior......até talves um cooler extra pra tirar o ar quente de cima do processador;;;;

    atéee

  9. #9

    Padrão Re: Routerboard X PC Comum

    Valew moçada, mas acho que aquecimento não é o problema... Vou tentar trocar de placa-mãe e processador...

  10. #10

    Padrão Re: Routerboard X PC Comum

    Tive problemas com AMD Duron tb, troquei pra Intel e foi resolvido....

  11. #11

    Padrão Re: Routerboard X PC Comum

    _AGM_
    minha opiniao eraa resolver seu problema com as maquinas ai, pq essass routerboard nunca vao chegar ao poder de processamento de um CPU.
    Tive problemas aqui essa semana passada com um POP nosso que tinha uma maquina antiga nela, e nem pensei duas vezes em trocar ela, ja coloquei uma maquina zera no lugar, e ja resolveu o problema.
    Ainda mais no seu caso ai que esta dizendo que tem 300 clientes em um POP 'e coisa pra caramba, eu tenho uma aqui com 200 simultanoes em dois cartoes e 'e um SEMPROM 2800+ com 256 MB de memoria e da 50% de processamento o tempo inteiro, imagina uma routerboard com 128MB de memoria e 233Mhz de processamento n da mesmo.

    Abracos.

  12. #12

    Padrão Re: Routerboard X PC Comum

    aquecimento nao deve ser porque toda placa mãe quando chega a uma certa temperatura simplesmente ela reinicia tudo
    ja tive essa problema e era a memoria