+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Voip em provedor Wirelless

    Tem alguem que tenha provedor wirelless e esta oferecendo Voip para os clientes?
    Como esta o comportamento?
    Muita Latencia?

    Ale

  2. #2

    Padrão Re: Voip em provedor Wirelless

    eu ainda nao comesei, mas o pesoal da www.alphalink.com.br teim um plano pra provedores revenderem VOI´p acho que se tiver bastantes clientes vale a pena vender..

  3. #3
    acnunes
    Visitante

    Padrão Re: Voip em provedor Wirelless

    desculpe minha ignorancia mas voip com provedor com proxy funfa legal?

  4. #4

    Padrão Re: Voip em provedor Wirelless

    Galera, andei fazendo uns testes de voip em cima de wireless e a coisa é complicada...... se for o padrão 802.11 estamos falando em padroes como dcf e pcf e a garantia de qualidade de serviço QoS é inexistente....... Voip sem QoS é impossivel, a confiabilidade é baixissima........ se parar para analisar com muita calma, até mesmo o Skype oferece riscos de a comunicação ficar imprestavel......Minha dica é: vá com calma....... existe um padrão do ieee que ~e o 802.11e que visa implementção de Qos em redes 802.11 e consequente aplicação em VoIp dá uma estudada nisso.

    Abraço

  5. #5

    Padrão Re: Voip em provedor Wirelless

    É disso que tenho medo, ja não basta a internet , hehehehe tem hr que da uns paus que so por Deus imagina agregar mais serviços ainda, é que o pessoal ta procurando muito, to com uns 400 clientes e 50% deles são garantidos no voip, mas é complicado. Vamos trocando umas ideias ai blz.

  6. #6

    Padrão Re: Voip em provedor Wirelless

    Meus caros,

    tudo depende da qualidade da rede wireless. Não adianta querer rodar voip em uma rede onde o AP é edimax/ovislink ou algum do genero com 20 clientes conectados...... com certeza não vai fciar bom.


  7. #7

    Padrão Re: Voip em provedor Wirelless

    eu fiz alguns testes...

    skype 2 skype .. fica perfeito (dentro ou fora da rede)

    mas o skype out... fica uma BOSTA as vezes... pensei em ser problema meu interno... mas fui ver as rotas (trace) ateh chegar nos servidores do skype

    algumas rotas internacionais estao congestionadas... teve algumas que chegaram a 3000ms !!!

    meu link eh embratel.. fiz um teste por um link dedicado telemar... a latencia estava mto alta tambem...

    acho que as nem as operadoras estao tao preparadas para esse tanto de trafego internacional.... :P

  8. #8

    Padrão Re: Voip em provedor Wirelless

    tenho muito interesse em implantar VOIP com asterix na minha rede wireless, já fiz uma pesquisa e tenho mais ou menos uns 400 clientes querendo em 4 municipios visinhos, e a minha rede já atende todos esses municipios, mas estou com receio de prejudicar os clientes de internet. Eu queria saber de vcs qual o melhor equipamento como Radios + Servidor, para q o sistema funcione legal sem prejudicar a rede de internet.

  9. #9

    Padrão Re: Voip em provedor Wirelless

    Ale,

    Tenho um provedor wireless aqui, no meu caso o VOIP para clientes funciona muito bem.. o funcionamento básico depende de você não ter perda de pacotes nem respostas muito altas entre o provedor e o cliente, no mais depende da operadora também... se você puder habilitar um QoS para os voips, melhor ainda

    Espero ter podido ajudar....

  10. #10

    Padrão Re: Voip em provedor Wirelless

    Pessoal eu acho o seguinte, pra isso dar certo, isso depende de investimento (o que não é barato) como nosso amigo ijr falou...

    Deve ser realizado um estudo minucioso na estrutura wireless pois o VOIP exige muito da internet...

    Aqui na emrpesa mesmo eu tenho o VOIP com um ATA de 4 portas no PABX, esse ATA consome 30K FULL, eu disse FULL, por cada ligação, quando o pessoal usa as 4 portas do ATA o consumo chega a 120K FULL...

    Agora imagina se vc começa a vender o produto e chega a 200 clientes VOIP e desses clientes vc sempre tem 50 ligações simultaneaas ai 30K x 50 = 1.5M FULL, e ai o que acham? Um link de 1.5M FULL (Frame relay, roteador CISCO e bla bla bla)que eu apressei custa em media R$1.600,00 por mes...

    Outra coisa que eu estive estudadno so bre o asterix é o susto de implementação de hardware, o consumo de processsamento e memoria, para ter um bom desempenho é preciso 64MB de memória RAM por ligação (64M x 50Clientes = 3GB de RAM) sem contar com outros custos, eu particularmente quando coloquei tudo na ponta da caneta eu desisti, o custo seria muito alto e o risco de dar errado também.

    Bem essa é a minha opnião que obtive após algum tem pode estudo...

    Valews!

  11. #11

    Padrão Re: Voip em provedor Wirelless

    olha, eu vou dar minha opinião particular.

    Acho muito importante pequenos provedores agregar serviço de VoIP, digo isso por ser uma tendência de mercado... se você não vender outro com certeza vai vender.

    Agora imagine... seu cliente vai comprar VoIP de alguém... vai usar seu link de internet e vc não vai estar ganhando na ligações. É mais interessante vc ganhar alguma coisa não acham?

    Na minha opinião eu acho inviável um pequeno provedor querer montar servidor asterisk.... aconselho alugar e representar alguma plataforma estável.
    A questão de voz é muito delicada.... 3 ou 4 ligações que seu cliente faz e não gosta da qualidade já é o suficiente para ele desistir e criticar o seu serviço.

    Após diversas experiencias, testes e até mesmo frustações..... hj tenho minha estrutura VoIP rodando direitinho! Não tenho a tarifa mais barata do mercado (comparando com essas operadoras VoIP xing-ling) mas tenho competitividade e ofereço redução de até 70% nos meus clientes.

    Para aqui não virar um "mercado de peixe", quem tiver interesse entre em contato pelo meu e-mail jip_jr @ hotmail.com que eu passo infomações da minha plataforma e respectivas comissões de venda.

  12. #12
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Voip em provedor Wirelless

    Citação Postado originalmente por ijr
    olha, eu vou dar minha opinião particular.

    Acho muito importante pequenos provedores agregar serviço de VoIP, digo isso por ser uma tendência de mercado... se você não vender outro com certeza vai vender.

    Agora imagine... seu cliente vai comprar VoIP de alguém... vai usar seu link de internet e vc não vai estar ganhando na ligações. É mais interessante vc ganhar alguma coisa não acham?

    Na minha opinião eu acho inviável um pequeno provedor querer montar servidor asterisk.... aconselho alugar e representar alguma plataforma estável.
    A questão de voz é muito delicada.... 3 ou 4 ligações que seu cliente faz e não gosta da qualidade já é o suficiente para ele desistir e criticar o seu serviço.

    Após diversas experiencias, testes e até mesmo frustações..... hj tenho minha estrutura VoIP rodando direitinho! Não tenho a tarifa mais barata do mercado (comparando com essas operadoras VoIP xing-ling) mas tenho competitividade e ofereço redução de até 70% nos meus clientes.

    Para aqui não virar um "mercado de peixe", quem tiver interesse entre em contato pelo meu e-mail jip_jr @ hotmail.com que eu passo infomações da minha plataforma e respectivas comissões de venda.
    Vou te passar um email, tou precisando ofertar voip a meus clientes, a procura está grande, e tenho medo que aconteça o que vc está falando... Já pensou a gente ter q queimar grana pra deixar o link internet sem gargalo, e os concorrentes coip estarem ganhando nas suas costas... Abraço!

  13. #13

    Padrão Re: Voip em provedor Wirelless

    Olá!

    Tenho um provedor com +- 200 clientes e gostaria de fornecer voip para eles.
    Quanto +- preciso de banda de upload e download?
    Alguma operadora a indicar?
    Obrigado!

  14. #14

    Padrão Re: Voip em provedor Wirelless

    quais são os aps que vcs usam e quais são os links de vcs? só para comparação, e para saber que aps estão melhor servindo para voip