+ Responder ao Tópico



  1. #1
    rovilso
    Visitante

    Padrão Montar partição NTFS p/ Gravação

    Olá Amigos,

    Tenho servidores de aplicação que rodam em Linux e um file system neste mesmo servidor que armazena vários arquivos (imagens). Estas imagens também são acessadas pela web através do apache.

    Estou estudando a alternativa de disponibilizar estes arquivos (hoje cerca de 200Gb) em um file system Windows, que esta em Storage externo, na mesma estrutura do AD da rede.

    A principal dúvida que tenho é se é possível montar via samba as partições NTFS com leitura e gravação. Também li bastante a respeito do captive, mas não encontrei nenhuma opção para montar via rede. Alguém sabe se é possível?

    Abraços,
    Rovilso.

  2. #2

    Padrão Re: Montar partição NTFS p/ Gravação

    Em curtas palavras: Sim, é possível.

  3. #3

    Padrão Re: Montar partição NTFS p/ Gravação

    o proprio kernel tem suporte para gravação nt.. mas vem desligado por padrao..

    vc pode habilitar e recompilar o kernel...

    existem MODULOS para fazer isso tambem.. mas eu acho melhor usar o kernel mesmo :P

  4. #4

    Padrão Re: Montar partição NTFS p/ Gravação

    Só dando uma retificada aí e tal...

    O módulo do kernel para NTFS não suporta tudo ainda, só o renomeio de arquivos com o mesmo tamanho de caracteres. Para isso, você pode usar o Captive NTFS.

    Entretanto, o amigo perguntou como MONTAR ATRAVÉS DO SAMBA as partições do outro servidor Microsoft Windows, se é que eu entendi bem, tendo uma estrutura mais ou menos assim:

    | servidor storage |-----| servidor dados |-----| rede |

    Corrija-me se estiver errado...


    Abraços!

  5. #5
    rovilso
    Visitante

    Padrão Re: Montar partição NTFS p/ Gravação

    Ok Stéfano, vou instalar o captive e começar a testar com as oções de montagem via rede. Sobre o suporte do próprio kernel, o que falam por ai (fóruns) é que embora permita escrita, ainda faltam um pouco para manter 100% de compatibilidade com todos os recursos do NTFS. O captive consegue isso porque utiliza o próprio drive da M$.

  6. #6

    Padrão Re: Montar partição NTFS p/ Gravação

    Mas peraí... não ficou claro o quê tu quer fazer... se é compartilhar uma partição NTFS montada na própria máquina rodando o SAMBA ou se essa partição se localiza numa outra máquina...

  7. #7
    rovilso
    Visitante

    Padrão Re: Montar partição NTFS p/ Gravação

    Montar a partir do Linux uma partição NTFS que se localiza em outra máquina. É possível com o captive?

  8. #8

    Padrão Re: Montar partição NTFS p/ Gravação

    Ah, daí tu nem precisa do captive... porque quando tu vai montar ela pela rede, ela se torna um volume smbfs, e não ntfs... só compartilhar na outra máquina, montar no GNU/Linux, compartilhar no SAMBA e já era.

  9. #9
    rovilso
    Visitante

    Padrão Re: Montar partição NTFS p/ Gravação

    hum...show de bola. Vou colocar pra funcionar via samba então.
    Obrigado, abraços!

  10. #10

    Padrão Re: Montar partição NTFS p/ Gravação

    Depois conta pra gente do resultado.

  11. #11

    Padrão Re: Montar partição NTFS p/ Gravação

    outro problema de lentidão ...

    SE o seu ap estiver trabalhando com o TX RATE em AUTO... e um cliente estiver rodando a 1Mbit ... o cartao vai trabalhar a 1Mbit pra todo mundo...

    setei pra ficar FIXO em 11Mbit em uma antena minha.. ateh agora ta tudo ok.. sem problemas... ateh o ping melhorou um pouco (nao ta oscilando, nao passa de 10ms cliente ateh o servidor)

  12. #12

    Padrão Re: Montar partição NTFS p/ Gravação

    Citação Postado originalmente por Alexandre Correa
    outro problema de lentidão ...

    SE o seu ap estiver trabalhando com o TX RATE em AUTO... e um cliente estiver rodando a 1Mbit ... o cartao vai trabalhar a 1Mbit pra todo mundo...

    setei pra ficar FIXO em 11Mbit em uma antena minha.. ateh agora ta tudo ok.. sem problemas... ateh o ping melhorou um pouco (nao ta oscilando, nao passa de 10ms cliente ateh o servidor)
    Perdão, mas post errado?

  13. #13

    Padrão Re: Montar partição NTFS p/ Gravação

    vixi... errei