+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Balanceamento de carga usando 2 links


    Boa tarde a todos .... agora vamos pra um proximo passo ..... depois de instalar um Mk versao 2.9.27 ---- instalar clientes faixa isolade de ips ( 252) configurar o web-proxy ....agora o proximo passo seria a configuração de um balanceamento de carga .....por exemplo eu tenho 2 links de 1 mb ... se eu fizer um balanceamnto de carga ,eu somaria os links ..Tipo +- 1,7 mb no total .... ou eu teria q dividir os clientes pra cada link ... e como eu faria a melhor forma de ter um bom resultado ... obs ..meu serve ja tem 3 placas de rede instaladas porem so 1 link .... aguardo sugestoes ...

  2. #2

    Padrão Re: Balanceamento de carga usando 2 links

    Somar efetivamente você não irá conseguir.
    Mas o balanceamento faria o seguinte: a cada conexão, o MT daria uma rota para o usuario, entao você usuario um pouco de cada. (pode-se inclusive forçar mais o uso de determinado link).

    Agora junto isso ao Web-proxy não vai ficar bom. Pois o Web-proxy tem que ter um gateway, e se tiver, consequentemente seu balancemento não vai funcionar.

    Aqui fizemos o balanceamento com um link de 2mb e outro de 500kb (sem proxy)

  3. #3

    Padrão Re: Balanceamento de carga usando 2 links

    Obrigado Liandro Paulo Carniel - vc poderia se pussivel .... mostras as configurações do winbox ... do geito q ficou o seu !! com screen se nao for pedir muito !! obrigado

  4. #4

    Padrão Re: Balanceamento de carga usando 2 links

    Não me recordo onde exatamente aqui no Fórum, mas tem um link para um wiki que explica isso...

    MAs de forma resumida é com isso que você conseguirá efetivar:

    / ip firewall mangle
    add chain=prerouting in-interface= NOME_saida connection-state=new nth=1,1,0 action=mark-connection new-connection-mark=odd passthrough=yes comment="" disabled=no

    add chain=prerouting in-interface= NOME_saida connection-mark=odd action=mark-routing new-routing-mark=odd passthrough=no comment="" disabled=no

    add chain=prerouting in-interface= NOME_saida connection-state=new nth=1,1,1 action=mark-connection new-connection-mark=even passthrough=yes comment="" disabled=no

    add chain=prerouting in-interface= NOME_saida connection-mark=even action=mark-routing new-routing-mark=even passthrough=no comment="" disabled=no



    / ip firewall nat
    add chain=srcnat connection-mark=odd action=src-nat to-addresses=10.1.1.3 to-ports=0-65535 comment="" disabled=no

    add chain=srcnat connection-mark=even action=src-nat to-addresses=11.1.1.3 to-ports=0-65535 comment="" disabled=no



    / ip route
    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=10.1.1.1 scope=255 target-scope=10 routing-mark=odd comment="" disabled=no

    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=11.1.1.3 scope=255 target-scope=10 routing-mark=even comment="" disabled=no


    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=11.1.1.3 scope=255 target-scope=10 comment="principal" disabled=yes

  5. #5

    Padrão Re: Balanceamento de carga usando 2 links

    Citação Postado originalmente por Liandro Paulo Carniel
    Somar efetivamente você não irá conseguir.
    Mas o balanceamento faria o seguinte: a cada conexão, o MT daria uma rota para o usuario, entao você usuario um pouco de cada. (pode-se inclusive forçar mais o uso de determinado link).

    Agora junto isso ao Web-proxy não vai ficar bom. Pois o Web-proxy tem que ter um gateway, e se tiver, consequentemente seu balancemento não vai funcionar.

    Aqui fizemos o balanceamento com um link de 2mb e outro de 500kb (sem proxy)
    Tem como eu separar os serviços e passar kada um por um link? tipo p2p por um link e net por outro ?

  6. #6

    Padrão Re: Balanceamento de carga usando 2 links

    Teoricamente tem.
    Mas quem mexe com p2p no MT, sabe que alguns programas acabam burlando a marcação dos pacotes p2p, e portanto não fica uma solução perfeita.
    Tentamos fazer aqui, até funcionou, mas não ficou algo ´excelente´, dai optamos pelo balanceamento geral de tudo mesmo.

  7. #7

    Padrão Problema parecido....

    estou enfrentando o mesmo problema, balancear 2 links de 2 backbones diferentes.... 1 da embratel e outro da hispamar satelites.... tentei fazer o cisco somar, + ele so faz isso se for do mesmo backbone, entao apelei p/ mk, porem nao estou conseguindo fazer isso, a sokucao que uso atualmente, e quando o link da embratel sai, eu espeto o hispamar.... tudo manual... entao galera, alguem sabe como fazer isso funcionar perfeitamente no mk? ja tentei quase de tudo, nao quero colocar solocao microsoft.... por favor me ajudem....

  8. #8

    Padrão

    O Script aparesentado acima pelo Liandro funciona 100%. Ae vai ocorrer uma alternância de link.Ora a conexão está num link, ora no outro. No Caso do Socrates, com Hispamar e Embratel, vai funcionar perfeitamente, agora se o seu objetivo for apontar link por rotas ou mesmo somá-los ae é diferente. Já falamos sobre isso pelo msn.
    Faça um teste, siga este script acima e veja se ficou legal ..........
    Solução existe .....

  9. #9

    Thumbs up Valeu RPs67

    Obrigado por postar o resultado !!! RPS67 .... isso ja auxilia muito !! um abraço !!!

  10. #10

    Padrão

    Faça um pequeno diagrama da sua rede, desde o cliente até os roteadores dos seus links, para poder dar outras idéias, sem fazer balanceamento, pois aqui eu uso o balanceamento conforme as configuraçõea acima, e quase todos os dias algum cliente me liga pedindo pq ele naum consegue acessar determinado site que pede senha... O que acontece é que o link utilizado na hora de carregar a página e o link utilizado na hora de enviar a senha sejam diferentes, e daeh o servidor que está pedindo a sneha pode derrubar a conexão, pois os IP´s de quem o está acessando é diferente... às vezes, o balanceamento não é a melhor solução...

  11. #11

    Padrão

    colegas.... depois de alguma analize, resolvi testar o MK p/ load, nao gostei ou fiz algu de errado, alem de ficar MUITO lento, o msn fica saindo constantemente... enfim, funciona, + ainda nao ta redondo....

  12. #12

    Padrão

    O Mikrotik funciona 100% com o LoadBalance. Tenho vários LoadBalance funcionando alguns com três outros com quatro links, todos estão 100% sem problemas com msn e sites de Bancos e ainda rodando web-proxy junto. Tudo depende de muita pesquisa mesmo, foi muito tempo de pesquisas e experiências pra mim chegar a esse Load Balance.
    Abraços ............

  13. #13

    Padrão hum

    Bom to pegando mais um link essa semana de 1mb e vou precisar de fazer balance com dois links que eu tenhu... eu li alguns post ai em cima mas não tive algumas conclusões ... entao peço que analizem esse post meu pra ver o que eh melhor pra mim ....

    Meu provedor funciona assim >>> Link >>> Servidor Mikrotik >>> Rádio Base Envia para a torre >>> Rádio da torre recebe do rádio base >>> Repassa para Dois Senao LIgados em Duas Setoriais que repassam para os clientes.

    1 - To precisando fazer um balance mas já vi ai em cima que não funciona sem webproxy, ou fica muito ruim ?

    2 - Tenho a idéia de instalar mais um servidor só para fazer o balance, e o outro recebendo o link já balanceado, o que vcs acham ???

    Vou postar mais tarde um esquema da minha estrutura .... aguardem ...

  14. #14

    Padrão Emb + emb = 100% | hispamar + emb = 60%

    O meu MK ta rodando 2 link's simultaneos de backbones distintos, (embratel e telemar) porem a rede internet ficou mais lenta ou lerda, nao sei se tem algu ainda a fazer no mk, so sei que nao ta redondo, peguei informacoes neste e em outros foruns, tem gente que diz q fica redondo e tem gente que diz que nao funciona 100 %, p/ funcionar 100% tem q montar mk em maquina separada, e foi o q fiz hoje, deu uma senhora melhorada, + ainda nao ta legal, nao sei o que ta faltando.....fiz 1 load balancer num amigo e ficou 100% + no caso dele os 2 link's e do mesmo backbone (embratel) será que é isso? mk tem dificuldade em fazer load balancer em backbones distintos???

  15. #15

    Padrão

    como fazer este esquema de load balance descrito acima que é o famoso loadbalance persistente do wiki.mikrotik.com funcionar com o webproxy

    pq nao funciona aqui nem com reza utilizando load dessa forma, mesmo usando destination nat redirect to port do web proxy o proxy nao funciona os clientes navegam mas nao sao redirecionados para o proxy, no status nao muda nada e na regra nao passa nada..


    valeu

  16. #16

    Padrão

    Acho que nos últimos tempo essa questão de load-balance tem sido muito discutida nesse fórum. Afinal, é uma mão na roda para os provedores.

    A questão é que leva muito tempo e dá uma tremenda dor de cabeça aos donos de provedor, pois na fase de testes os clientes faltam nos bater :P

    Minha dica, analizem cada post antigo, verão que tem gente aqui rodando load balance perfeitamente.... é questão de persistencia.

    Atualmente em meu provedor eu tenho rodando com balanceamento de pacotes.

    porta 80, 25,110, 53, 21, 22, 23 saem pelo link princiapal....... embratel
    os outros serviços saem tudo pela adsl.
    melhorei bem o desempenho do me servidor.

    Não dei conta de fazer tudo sozinho, contratei um profissional da área para isso.

    Para aqueles que não querem ficar quebrando a cabeça em cima disso ou pagar para alguém fazer, existem equipamentos específicos para esse load-balance.

    Tem D-Link, Linksys e Hotbrick....entre outras marcas.

  17. #17

    Padrão

    Percebo que já foram abertos aqui vários post sobre Load Balance. Como o colega acima expressou e espressou muito bem, um load balance precisa ser bem feito pra rodar 100%, e sendo bem feito relamente tem sido a mão na roda pra muitos provedores sufocados. Todos os scripts apresentados no site MikroTik Routers and Wireless, funcionam. Porém necessitando de alguns ajustes pra ficar 100% de acordo a expectativa de quem vai fazer. A poucos dias atrás foi postado pelo amigo PRO2 aqui mesmo, um script completo completo e bem feito, que roda proxy junto e tudo mais. Tenho ajudado muitas pessoas que me procuram pra fazer seguindo o tutorial do MikroTik Routers and Wireless. Agora a questão é essa: Muita gente procura querendo a receita pronta, só pra levar pro forno e comer. Ae é dose. Por isso mesmo tem alguns colegas aqui que cobram por esse serviço, pois muitos scripts custaram muito tempo de testes e aprimoramento. Quando implantam algo de sua criação não sou contra que cobrem, mas tbm, que não abusem. Como diz o amifo ijr (acima), tente e se não der conta, leia mais, pergunte aqui, e se de tudo não der certo. faça como ele, contrate alguém.
    Abraços ...............