+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Habilitar quotas no diretório /home em HD com uma partição

    Olá pessoal!

    Eu tenho um HD aqui com linux para fazer meu servidor de arquivos e pensei em habilitar quotas nele, mas somente no diretório /home.

    Estava tentando fazer isso mas quando habilito as quotas recebo a mensagem:

    Código :
    samba:/# quotaon /home/
    quotaon: Mountpoint (or device) /home not found.

    Quando coloco os arquivos de configuração diretamente no "/" eu consigo habilitar sem problema quotas para os usuários.

    Com base nisso eu imagino que eu só vá conseguir habilitar quotas no /home se ele for uma partição, como por exemplo um "hda2".

    Minha dúvida é se existe alguma forma de fazer o que eu estou precisando sem criar uma partição nova para montar o home! Alguém sabe me dizer algo?

    Obrigado!

    André

  2. #2

    Padrão Re: Habilitar quotas no diretório /home em HD com uma partição

    Quotas são habilitas para sistema de arquivos, não para diretórios. O que vc quer fazer não é possivel.

  3. #3

    Padrão Re: Habilitar quotas no diretório /home em HD com uma partição

    Valeu!
    Foi o que pensei!

    André

  4. #4

    Padrão Re: Habilitar quotas no diretório /home em HD com uma partição

    crie um arquivo com o tamanho que gostaria de ter na partiçao /home
    para uma partiçao /home com 20GB vc pode fazer o seguinte:

    dd if=/dev/zero of=home bs=1M count=20480

    isto irá criar um arquivo vazio (cheio de zeros) com 20GB! por isso vai demorar um pouco e vc vai ter de ter 20GB disponiveis, se quiser claro, pode criar um mais pequeno!

    agr vc tem um arquivo de 20GB chamado "home", a partir daqui vc pode criar um disco virtual, basta entao fazer:

    mkfs.ext2 home

    o comando em cima vai cirar um sistema de ficheiros ext2 no arquivo "home"
    depois disso, vc pode montar o arquivo como se fosse uma partiçao:

    mount -t ext2 home /home

    e pronto!, vc tem 20GB em um "Disco Virtual" e montado em uma partiçao, entao sendo assim vc já pode aplicar as quotas

    Um abraço.

  5. #5

    Padrão Re: Habilitar quotas no diretório /home em HD com uma partição

    Puxa!! Essa idéia é muito boa!!
    Realmente tinha passado direto por essa possibilidade!!
    Vou fazer aqui!

    Valeu!!

    André

  6. #6

    Padrão Re: Habilitar quotas no diretório /home em HD com uma partição

    cara...

    a idéia de criar uma partição virtual dentro de um arquivo pode ser útil, mas para situações provisórias...

    lembre-se, "quem tem HD tem medo", e como se trata de um "arquivo" pode dar problema...

    um desligamento incorreto do servidor pode corromper este arquivo, e aí?? pau, foi-se o /home junto...

    se existem muitos usuários, o negócio mesmo é ter o /home em partição separada, pra melhorar a situação use o LVM, assim é possível aumentar ou diminuir o tamanho da partição...

    valeu

  7. #7

    Padrão Re: Habilitar quotas no diretório /home em HD com uma partição

    sim claro, é uma situaçao provisoria...
    eu n costumo ter as coisas assim...
    se vc puder insira um segundo disco no servidor e monte ele no /home
    senao, aconselho vca fazer um backup com o rsync, para fazer um espelhamento do mesmo...
    Um abraço.