+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Phorta
    Visitante

    Padrão Problemas no Asterisk+ Xlite

    Ola a todos,
    Estamos iniciando testes com o Asterisk aqui na empresa, e instalamos um servidor no nosso laboratorio. Após ler as mensagens e pesquisar muito na internet, resolvi pedir um help.
    O servidor foi instalado numa maquina Pentium III - 500mhz - 256mb - 40gb HD
    Instalamos o Open Suse 10.0 e a versao do Asterisk 1.2.12 - só tendo isso instalado na maquina.
    Instalamos nas maquinas do laboratorio o programa Xlite, sendo que as maquinas sao Dell´s com Celeron 2.3Ghz, 512mb, 80gb e Win XP

    O PROBLEMA é, eu logo com os dois Xlite sem problemas, porem a conversa esta com um "delay" muito grande e a voz chega incompreensivel, como se estivesse em uma camera muiiiittooo lenta,

    o arquivo sip.conf ficou assim:

    [general]
    bindport=5060
    bindaddr=10.0.0.254
    localnet=10.0.0.254/255.255.255.0
    bandwidth=high
    realm=imetame.com.br
    srvlookup=yes
    useragente=Asterisk PBX 1.2.12
    tos=160
    context=default
    disallow=all
    allow=gsm
    allow=ulaw
    [xlite]
    type=friend
    secret=xlite
    host=dynamic
    defaultip=10.0.0.84
    mailbox=8590
    [1500]
    username=1500
    secret=.
    type=friend
    host=dynamic
    canreinvite=yes
    callerid=1500<1500>
    context=ext-local
    dtmfmode=info
    mailbox=2500
    videosupport=no
    language=br
    qualify=yes
    [1501]
    username=1501
    secret=.
    type=friend
    host=dynamic
    canreinvite=yes
    callerid=1501<1501>
    context=ext-local
    dtmfmode=info
    mailbox=2501
    videosupport=no
    language=br
    qualify=yes

    o extension.conf ficou assim:
    [ext-local]
    exten =>1500,1,Dial(SIP/1500,59)
    exten =>1500,2,Hangup
    exten =>1501,1,Dial(SIP/1501,59)
    exten =>1501,2,Hangup

    Alguem ja passou por isso ou tem alguma dica ? ja mudei varios parametros e nada....

  2. #2
    scarenci
    Visitante

    Smile responder

    Olá!!!

    Sou iniciante e rodei o seu código e deu tudo certo!O problema pode ser na rede ou no processamento do computador muita coisa influência!!

    até mais...

  3. #3
    Phorta
    Visitante

    Padrão E qual foi ?

    Scarenci,

    Obrigado pela resposta, pois até agora estava achando que era configuração...
    Irei me concentrar no Hardware e rede
    Só uma duvida, Qual a configuração de hardware que voce rodou o codigo ?

  4. #4
    scarenci
    Visitante

    Smile configuração

    Olha a configuração que usei do computador foi um pentiun III de 300MHz com só 128MB de memória, rodando openBSD.

    até mais . . .

  5. #5
    scarenci
    Visitante

    Padrão resp

    Olha me ocorreu que poderia ser atraso no jitter! onde a distância dos pacotes estão muito grandes e por isso ele guarda em um buffer e libera de vagar para não perder o sentido do a voz, ou algo parecido.


    enquanto a configuração que mensionei tem bastante diferença de um lugar para outro já configurei telefones Ip em lugares que a rede era ótima de 1M para poucos computadores e ficou horrivel e já em outros lugares eu instalei em computadores ruins e com uma internet não tão boa assim e ficou funcionando melhor ou perfeito, não sei direito o porque!! acho que muita coisa influência.

    eu faria testes tentando mudar os codec para um com pouca banda ou com muita banda - daria uma olha no jitter para ver qual é o tamanho do buffer e mudaria para ver como fica e quem sabe até colocaria um computador com melhor desempenho. Já se vc quiser fazer teste com o x-lite acho que tem como fazer ligações setando um comando que não me lembro agora para ligar sem passar pelo asterisk as ligações. São vários testes que vc pode tentar fazer espero ter ajudado!!!

    FLW até mais e obrigado pela ajuda!!

  6. #6
    Phorta
    Visitante

    Padrão descobri

    Pessoal,

    Descobri que o meu problema estava relacionado ao Xlite, alguma imcompatibilidade com o meu hardware ou com o windows, passei a usar o idefisk, e o Xlite 2.0 em algumas maquinas....

    Assim que determinar a solução do Xlite 3, postarei aqui...