+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Confiruação DNS ip dinâmico, ainda!!

    Oi Pessoal,

    ainda tô tentando configurar o dns com ip dinamico em casa, mas não tô conseguindo;
    já fiz tudo como tá no artigo do jpfaria no vivaolinux e no registro.br dá sempre tempo esgotado! apesar de usar o debian, a configuração do servidor dns pode ser aplicada, pelo menos eu fiz aqui e o serviço rodou num boa, acho q o problema está fato de o registro.br tentar se comunicar com o servidor ns1 do no-ip e quando esse tenta vir até minha máquina acho q não enxerga o servidor! engraçado é q quando eu digito num browser os meus hosts criados no no-ip ele acessa é a página de configuração do meu modem, já direcionei as portas 53 e 953 udp para o ip da máquina onde está rodando o servidor, aqui no meu modem não dá pra direcionar a mesma porta pra 2 protocolos - tcp e udp!

    Alguém tem alguma dica?

  2. #2

    Padrão

    Qual modem é o seu? Eu vi alguns modelos da D-Link que só fazem o redirecionamento das portas (DNAT ou Virtual Server) caso o admin dele esteja fechado para fora. Acho que era aquele DSL-500g.


    Abraços!

  3. #3

  4. #4

    Padrão

    Outra coisa, eu consigo acessar remotamente via ssh esse servidor!!

  5. #5
    mhp
    Visitante

    Padrão

    Se estiver usando ADSL residencial pode desistir, porque as operadoras (Telemar, BrTurbo, etc) bloqueiam a porta 53, entre outras (21,25,80,110,etc). Veja o caso do Velox em ABUSAR - Associação Brasileira dos Usuários de Acesso Rápido

    Realmente o modem Huawei MT800 (o que a parte inferior azul) não permite redirecionamento de mais de um protocolo na mesma porta. A solução é colocar o IP do servidor na DMZ, aí fica tudo redirecionado para ele menos as portas que sejam explicitamente redirecionadas para outro IP. O verde e o MT880 (laranja) não têm esta limitação.

  6. #6

    Padrão

    Oi mhp,

    seu tópico foi extremamente esclarecedor, muito obrigado!
    mesmo colocando o ip do meu servidor no dmz não vai dar certo, né?
    e se eu mudar pra bridge?

    Obrigado

  7. #7
    mhp
    Visitante

    Padrão

    Mesmo com o modem em modo bridge as portas continuarão bloqueadas lá no sistema da operadora, então não tem jeito de você rodar seu próprio serviço de DNS. Se quiser hospedar domínios de primeiro nível vai ter que cadastrá-los em algum provedor de DNS dinâmico que permita o uso de domínios próprios (o No-IP, por exemplo, só disponibiliza o serviço gratuitamente se usarmos um subdomínio em algum dos domínios deles, tipo meunome.no-ip.com). Um gratuito que conheço é o DNSExit, que eu mesmo uso já faz uns dois anos e acho bastante bom. Após cadastrar o domínio no serviço de DNS dinâmico é só colocar os nomes dos servidores no registro.br (no caso do DNSExit são ns1.dnsexit.com e ns2.dnsexit.com) e instalar um cliente de atualização do DNS no seu servidor. Porém, de qualquer forma, vai ficar difícil para hospedar serviços comuns como e-mail e web, porque suas portas padrão também são bloqueadas pela gloriosa Telemerda
    Última edição por mhp; 28-10-2006 às 21:27.

  8. #8

    Padrão

    Quer dizer então q não tem jeito? Triste!!
    Mas, já vi pessoas comentando em sites q conseguiram usando adsl, como?

    Obrigado

  9. #9
    mhp
    Visitante

    Padrão

    No caso do Velox Telemar, só se o plano for empresarial ($$$), no qual as portas necessárias (ftp, smtp, dns, http, pop3, etc) estão liberadas para acesso externo, pelo menos por enquanto. Realmente é triste.
    Existem serviços de redirecionamento de portas, assim se alguém quiser acessar o site terá a conexão dirigida para outra porta que esteja desbloqueada. O No-IP faz está tarefa de graça para os subdomínios providos por ele, mas para domínios de primeiro nível o serviço é pago, a partir de U$24,95 por ano. Mas em qualquer caso só redireciona a porta 80, e o servidor http deverá ser configurado para escutar nesta porta ou então deve-se fazer um roteamento entre este e a Internet para reverter o redirecionamento.

  10. #10

    Padrão

    Oi mhp, tô aqui de novo,
    como disse na resposta anterior, vi alguns comentários de pessoas q conseguiram a façanha de montar um servidor dns em casa e armazenar páginas web:
    segue um dos links em q me basiei, mas q como todos os outros não deu certo!!
    Linux: Como hospedar um site/domínio de graça na sua casa [Artigo]
    por favor, dê uma lida e me diga o q acha?

    Obrigado

  11. #11
    mhp
    Visitante

    Padrão

    O processo descrito no tutorial que você citou funcionaria se as portas estivessem abertas. Mas na verdade nem é preciso ter este trabalho, basta cadastrar o domínio direto no DNSexit e colocar os servidores de DNS deles no registro.br. Foi o que eu fiz e se quiser ver a página padrão do Apache 1.3 armazenada no meu roteador Linux acesse marciohamilton.eti.br:49232. Notou a porta? Meu Velox também é residencial, a porta padrão (80) não passa.