+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão duvidas sobre vsftpd

    Ola, estou testando um servidor ftp e tenho algumas dúvidas. Estou usando o vsftpd no Slacware 11. Todos testes que estou fazendo estão sendo feito no ftp localhost. Segue abaixo minhas dúvidas.

    1 - Por que o vsftpd não roda com o /etc/rc.d/rc.inetd rodando ?

    2 - Se eu for configurar um servidor ftp com usuário anonimo para uma empresa, é melhor eu configurar o ftp como ativo ou passivo ?

    3 - Se eu estiver usando um ftp com usuario anonimo em uma empresa, isso não pode ter problemas com questão de invasão ?

    4 - Como faço para liberar ou negar acesso para determinados usuários, pois não encontrei o arquivo vsftpd.ftpusers e nem o vsftpd.user_list

    5 - Gostaria de saber algumas dicas que vocês consideram importantes ao configurar um servidor de ftp, em que os usuários possam fazer tanto downloads como uploads.

    Desde ja agradeço a atençao de todos....

    Abraços..Renato

  2. #2

    Padrão vsftpd

    1. o inetd serve para maquinas lerdas e executa o daemon assim que é recebida uma requisição na porta em que ele esta configurado com o vsftpd. Nada o impede de configurar o vsftpd com o inetd. Basta configurar em inetd.conf:

    ftp stream tcp nowait root /usr/local/libexec/vsftpd vsftpd

    2. Isso já depende da politica de firewall que você utiliza.
    O site a seguir mostra os pros e contras do modo ativo e do passivo: http://slacksite.com/other/ftp.html

    3. Não, desde que você configure de forma correta. Não se esqueça de desativar shells de contas dos usuários do vsftpd.

    4. Utilize essas duas linhas no arquivo vsftpd.conf para ativar/desativar o uso desses arquivos que você citou:
    userlist_enable=NO/YES
    userlist_deny=NO/YES

    crie você mesmo os arquivos =)

    5. vsftpd installation via the FreeBSD package repository - vsftpdrocks.org
    Neste link existem algumas dicas de configuração do vsftp.

    Espero ter ajudado