+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Slackware 11 e problema de conexão

    Boa tarde amigos.

    Acabei de baixar o Slackware 11, instalei e tudo funcionou blz, menos a conexão.

    Busquei em vários fóruns e sites respostas para as minhas dúvidas, mas não obtive resultado.

    Tentei usar modprobe 8139too e aparece esse erro:

    modprobe 8139too

    /lib/modules/2.4.33.3/kernel/drivers/net/8139too.o.gz: init_module: No such device

    /lib/modules/2.4.33.3/kernel/drivers/net/8139too.o.gz: Hint: insmod errors can be caused by incorrect module parameters, including invalid IO or IRQ parameters.

    You may find more information in syslog or the output from dmesg

    /lib/modules/2.4.33.3/kernel/drivers/net/8139too.o.gz: insmod /lib/modules/2.4.33.3/kernel/drivers/net/8139too.o.gz failed

    /lib/modules/2.4.33.3/kernel/drivers/net/8139too.o.gz: insmod 8139too failed

    Obs: Usei o Slackware 10.0 e funcionava perfeitamente.

    Configurei a conexão com a internet pelo pppoe-setup, mas ele nunca conecta, aprece timeout...

    Digitei lspci e retornou a placa de rede( se não me engano 02.0a.0 .... ) vi em alguns fóruns os outros usuários dizendo que tinha que ser 00.0a.0

    Tentei usar o Kurumin 7 Alpha e tbm da erro(o mesmo erro) e quando coloco lspci, aparece a placa de rede como no Slackware 11...

    Ah, usei tbm o netconfig, mas não consegui fazer funcionar.

    Alguém tem alguma idéia para me ajudar?

    Muito obrigado desde já.

  2. #2
    Administrador Avatar de Fernando
    Ingresso
    Jul 2001
    Localização
    Campinas Area
    Posts
    4.996
    Posts de Blog
    4

    Padrão

    Cola pra mim o resultado dos comandos que voce citou:

    lspci

    dmesg |grep ethernet

  3. #3

    Padrão

    Quando o sistema não te permite carregar um módulo dando aquela mensagem de erro é pq o hardware não foi encontrado. Tente verificar se a sua placa de rede está realmente funcionando, pois pode ser um sinal de falha de hardware

  4. #4

    Padrão

    psy, aqui está o que retorna
    lspci

    00:00.0 Host bridge: Intel Corporation 82815 815 Chipset Host Bridge and Memory Controller Hub (rev 02)
    00:01.0 PCI bridge: Intel Corporation 82815 815 Chipset AGP Bridge (rev 02)
    00:1e.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801 PCI Bridge (rev 02)
    00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation 82801BA ISA Bridge (LPC) (rev 02)
    00:1f.1 IDE interface: Intel Corporation 82801BA IDE U100 (rev 02)
    00:1f.2 USB Controller: Intel Corporation 82801BA/BAM USB (Hub #1) (rev 02)
    00:1f.3 SMBus: Intel Corporation 82801BA/BAM SMBus (rev 02)
    00:1f.4 USB Controller: Intel Corporation 82801BA/BAM USB (Hub #2) (rev 02)
    01:00.0 VGA compatible controller: S3 Inc. Savage 4 (rev 03)
    02:0a.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL-8139/8139C/8139C+ (rev 10)
    02:0d.0 Multimedia audio controller: C-Media Electronics Inc CM8738 (rev 10)

    observe a penultima linha... essa é a placa de rede que tenho...

    dmesg |grep ethernet

    Retorna nada. Vai para a linha de baixo para eu escrever mais comandos...


    evandrofisico, no windows funciona, no Slackware 10.0 funciona, só não funciona no kurumin 7(no 6.1 funciona tbm) e no Slackware 11...

    valeu

  5. #5

  6. #6
    Administrador Avatar de Fernando
    Ingresso
    Jul 2001
    Localização
    Campinas Area
    Posts
    4.996
    Posts de Blog
    4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por edyn Ver Post
    tente modprobe 8139cp
    De fato, tente com esse modulo.

  7. #7

    Padrão

    root@localhost:~# modprobe 8139cp
    /lib/modules/2.4.33.3/kernel/drivers/net/8139cp.o.gz: init_module: No such device
    /lib/modules/2.4.33.3/kernel/drivers/net/8139cp.o.gz: Hint: insmod errors can be caused by incorrect module parameters, including invalid IO or IRQ parameters. You may find more information in syslog or the output from dmesg
    /lib/modules/2.4.33.3/kernel/drivers/net/8139cp.o.gz: insmod /lib/modules/2.4.33.3/kernel/drivers/net/8139cp.o.gz failed
    /lib/modules/2.4.33.3/kernel/drivers/net/8139cp.o.gz: insmod 8139cp failed

    Será que eu fiz besteira na hora de instalar? Acho que vou reinstalar o sistema para ver se funciona, pq no slackwarwe 10 funcionava que era uma maravilha...

  8. #8

    Padrão

    cara...meu ultimo chute =P
    modprobe 3c59x (esse modulo é da 3com, mas eu vi em alguns forums povo carregando ele...achei bem estranho, por isso que eu acho q nao vai funcionar, mas nao custa tentar =P)

    se nao funfar (o que eu acho provavel) certifique-se de que essa placa esta funcionando em outro SO. Caso não tenha como testar, remova a placa, limpe os contatos com uma borracha POROSA e recoloque novamente (tome cuidado com a estatica)

    Já me aconteceu de uma placa ser reconhecida mas o modulo não carregar por mau contato =P

    Abraços

  9. #9

    Padrão

    edyn, vou tentar.

    Eu uso o Windows XP e funciona muito bem. O kurumin 6.1, tbm funciona muito bem, no Slackware 10 tbm, e no Ubuntu tbm funciona ... Só ta acontecendo isso no Slackware 11 e no Kurumin 7 Alpha... não sei porque...

  10. #10

    Padrão Q coisa nao...

    Bom, você pode bootar nesses sistemas linux e dar um lsmod para ver quais modulos estão carregados, assim detectar qual o apropriado para sua placa de rede.
    Caso seja uma placa onboard, procure por drivers especificos no site do fabricante.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por edyn Ver Post
    remova a placa, limpe os contatos com uma borracha POROSA e recoloque novamente (tome cuidado com a estatica)

    Já me aconteceu de uma placa ser reconhecida mas o modulo não carregar por mau contato =P

    Abraços
    Desconectei e conectei de novo... advinha só, funcionou... :-)

    Obrigado pela dica. Coloquei ela em outro slot e pronto. Agora to no kurumin 7.0. Vou testar no slackware!

    Editando...
    Funcionou no Slackware 11 tbm! :-) Agora vou achar como colocar o C (cedilha) para funcionar...

    Muito obrigado a todos pelas dicas!
    Abraços
    Última edição por throm; 31-10-2006 às 15:11.

  12. #12

    Padrão

    Hahahhaa tudo isso é coisa do omar....o mar contato
    =P
    porca essa mas ta valendo

    qualquer coisa é só gritar, tamo aqui pra isso

    Até mais

  13. #13

    Padrão

    Cara vamos por partes primeiro vc deve olhar o seguinte e tentar entender o erro,dentro desse diretorio que segue no resultado de erro :

    #/lib/modules/2.4.33.3/kernel/drivers/net

    Estao localizados todos os modulos disponibilizados pela distro entao vc tem que tentar levantar um desses que esta ai a primeira coisa a fazer e a seguinte ir ate esse caminho e digitar :

    #cd /lib/modules/2.4.33.3/kernel/drivers/net
    #insmod 8139too

    O comando acima levantara provisoriamente assim que vc rebootar a maquina sera perdido, pra nao acontecer isso siga os passos abaixo.

    Depois vc vai ate /etc/rc.d e faz o seguinte acrescenta um ip teste na eth0 pra isso vc edita o seguinte arquivo rc.inet1.conf salva ele.

    Depois vc da uma verificada como andam as coisas no rc.netdevice se acaso estiver em branco vc adiciona o seguinte:

    /sbin/modprobe 8139too

    E reinicia a maquina depois da uma olhada se funciona.

    Abraçao

  14. #14
    Administrador Avatar de Fernando
    Ingresso
    Jul 2001
    Localização
    Campinas Area
    Posts
    4.996
    Posts de Blog
    4

    Padrão

    Estou trancando o tópico pois o problema ja havia sido resolvido ha dias.