+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Dividir Link Internet - Literalmente

    Bem gente é o seguinte estou com um problemão na mão que está me deixando louco, bem vamos lá...

    [Situação]

    Hoje tenho um link dedicado de 256 kbps que está sendo compartilhada para cerca de 150 computadores (Eu sei que todos vão pensar que estou louco, mas não estou isso é a mais pura verdade), sendo cerca de 40 administrativos que estão na interface eth2 do meu proxy/gateway, e os 110 divididos em 4 laboratórios de informática.

    [Problema]

    Bom o problema é que a diretoria, rh, secretaria, TI e coordenações ficam bloqueadas nos horários de pico de uso dos laboratórios (7:00 AM / 11:30 AM e 7:00 PM / 11:00 PM), pois o uso dos laboratórios consome toda a banda tanto de download quanto de upload.

    [O que penso]

    O que estava pensando era, dividir o link usando o delay pools em dois 192 kbps para os laboratórios e 64 kbps para o setor administrativo, é uma velocidade muito baixa mas a diretoria não vai aumentar (isso em suas palavras), então temos que nos arranjar com isso mesmo.

    [Dúvida]

    Tenho o proxy instalado e configurado, só que o instalei via apt-get (Debian Sarge 3.1rc3) e pelo que lí o squid deve ser compilado para que isso funcione, o delay pools funciona mesmo com ele instalado via apt-get?

    Ou o que me recomendariam para resolver esse Big Cucumber.


    [UPDATE]

    Gente postei esse no lugar errado, por favor mova para o proxy/nat/firewall.
    Thanks.
    Última edição por juniovitorino; 01-11-2006 às 09:08.

  2. #2

    Padrão

    cara..

    o que vc pode fazer é controlar a banda usando o htb..

    assim vc crias as classes e divide ela certinho...

  3. #3

  4. #4

    Padrão

    Opa parece que consegui usando cbq, obrigado Lucianogf.

  5. #5

    Padrão

    cbq.init também é interessante, o prolema é usá-lo em conjunto com o squid...

    valeu