+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Quantidade de Clientes por CARTAO

    Ola pessoa,
    Estou a montar minha primeira estação MK vou utilizar um k6-500 com 128 mb de ra e cartao de memoria de 256mb
    no mesmo pretendo usar um adaptador pci comum com um cartao SENAo que retirei de um AP SENAO cb3 plus.
    A minha duvida e simples, eu ja deixei de 75 a 80 clientes nesse ap senao, queria saber se com estação MK a mesma suporta uns 100 clientes?
    Caso não suporte, alguem pode me indicar algum cartao que suporte essa quantidade ou maior?
    Mais um detalhe eu tenho uma iso do mk que peguei a uns meses atraz aki no forum, alguem por aki pode me arrumar uma iso atualizada dakele jeito.
    Fico grato com a colaboração.
    desde ja grato

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Já ouvi relatos dessa quantidade que usou e que pretende usar em apenas um cartão, mas não acredito que funcione bem. Tudo depende do perfil do cliente, a banda liberada para cada um e o uso simultâneo.

    Atualmente o mercado está dominado por 2 chipsets, Realtek e Atheros. Os atheros normalmente possuem uma robustez maior, mas número de clientes é complicado dizer quantos poderão passar por apenas 1 cartão. Faça os testes com o SENAO que já possui e veja se atende suas expectativas, caso não atenda, existem muitos posts aqui mesmo onde menciona os rádios utilizados, suas vantagens e seus problemas, assim como configurações aplicadas.

  3. #3

    Padrão

    Tianguapotocom
    conforme o Sérgio falou, a quantidade depende muito do perfil dos clientes.
    Tenho cartões desse com mais de 100 clientes, mas são clientes mais lites....
    É só teste mesmo, faça como o Sérgio disse, use o seu cartão, depois tire suas conclusões.
    Flow

  4. #4

    Red face

    se vc for montar um pc monte com uma placa que pelo menos tenha 4 ou 5 pci pois um cartao ja com 100 clientes e quase ou dependendo dos seus clientes o uso e o limite , no caso uma placa mae com 4 pci voce usa 1 placa de rede mais 3 placas minipci com 3 paineis setoriais da um total de 300 clientes num mk , o interesante eu vi em montas um mk num pc foi que eu posso espandir ele sem problema ok

  5. #5

    Padrão

    eu tive pessimas experiencias com cartoes SENAO

    chegava a 30 usuarios +- ficava uma BOSTA !!!

    troquei por atheros.. maravilha !!! inclusive troquei o star-os por ikarus.. star-os decepcionou d+ !!!

  6. #6

    Padrão

    Tenho o senao 2611 como ap principal a dois anos, em uma torre com uma antena ominidirecional e ja faz algum tempo que ele esta aguentando de 60 a 70 clientes simultaneos, esses clientes tem entre 64k e 128k de banda. Qando ele passou acima de 80 começou a travar umas 3 vezes por semana, dai coloquei outro e passei a dividir esse trafego, mas o primeiro continua la com no minimo 60 simultaneo na maior parte do tempo util...
    20, 30 clientes?? qualquer ap suporta, até o pre-historico e bom linksys wap11...
    Pelo que vi aqui no forum não tenho noticia de radio melhor...

  7. #7
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por karaketo Ver Post
    Tenho o senao 2611 como ap principal a dois anos, em uma torre com uma antena ominidirecional e ja faz algum tempo que ele esta aguentando de 60 a 70 clientes simultaneos, esses clientes tem entre 64k e 128k de banda. Qando ele passou acima de 80 começou a travar umas 3 vezes por semana, dai coloquei outro e passei a dividir esse trafego, mas o primeiro continua la com no minimo 60 simultaneo na maior parte do tempo util...
    20, 30 clientes?? qualquer ap suporta, até o pre-historico e bom linksys wap11...
    Pelo que vi aqui no forum não tenho noticia de radio melhor...

    karaketo, vamos analisar algumas características do padrão 802.11b:

    - 11 Mbits nominal
    - numa situação ideal, rara, conseguiremos uns 6 Mbits de throughput.
    - 80 clientes, 50% a 128kbps e 50% a 64kbps simultaneamente = 2560 kbps + 5120kbps = 7680 Kbps
    - Com WEP, comprometemos em torno de 20% a capacidade de processamento
    - Controle MAC, também compromente o processamento.
    - Não podemos admitir interferência neste ambiente.

    Ou seja, mesmo se não controlarmos nada no AP, não possuir nenhuma interferência, estará faltando banda.

    Sinceramente, 80 clientes nem é mágica mais, é milagre, ou então o serviço pode ser comparado a um dial-up dos mais vagabundos.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    karaketo, vamos analisar algumas características do padrão 802.11b:

    - 11 Mbits nominal
    - numa situação ideal, rara, conseguiremos uns 6 Mbits de throughput.
    - 80 clientes, 50% a 128kbps e 50% a 64kbps simultaneamente = 2560 kbps + 5120kbps = 7680 Kbps
    - Com WEP, comprometemos em torno de 20% a capacidade de processamento
    - Controle MAC, também compromente o processamento.
    - Não podemos admitir interferência neste ambiente.

    Ou seja, mesmo se não controlarmos nada no AP, não possuir nenhuma interferência, estará faltando banda.

    Sinceramente, 80 clientes nem é mágica mais, é milagre, ou então o serviço pode ser comparado a um dial-up dos mais vagabundos.

    Na teoria até podemos fazer essa conta, mas não é o que acontece na pratica, haja visto que no meu caso por exemplo o sistema esta la funcionando e com um melhor índice de aceitação, do que os outros dois concorrentes da pequena cidade em que atuo (he,he,he). Muitas vezes eu mesmo nem entendo o porque a coisa toda funciona. Igual a velha discussão sobre quantidade de clientes por Mb. Nessse caso para se manter esses 80 clientes simultâneo, eu precisaria ter A TODO MOMENTO 7680 kbs de link de acordo com sua conta e eu não tenho isso, alias meu servidor me mostra uma fração desse valor...
    Imaginemos o quanto a telefônica teria de ter A TODO MOMENTO de link pra manter os seus mais de 1 milhão de clientes em SP, com uma media de 500kbs por usuário... Frisei “a todo momento” pois penso de que na pratica o consumo é absolutamente variável, inconstante é como não ser possível que todos vão dar um clic no mouse e abrir uma pagina ao mesmo tempo, ou fazer dowload ao mesmo tempo... De outra forma a própria internet a nível mundial não funcionaria...
    Mas voltando ao tema do post, a questão é se um determinado radio vai suportar um numero X de clientes sem travar, mesmo que caia o seu desempenho por algum tempo (o de atualizar um antivirus por ex.), pois como todos sabem a internet tem seus momentos de bom e mau desempenho e contamos com isso pra justificar certos momentos de baixo desempenho, claro que dentro variações aceitáveis! Se não simplesmente nossos clientes iriam nos abandonar!!

  9. #9

    Padrão rs

    o que tem q ser visto eo seguinte, teoricamente precisaria desses quase 8mb elink pra sustentar e garantia uma velocidade
    mas tem q ver, que nao e sempre que o cliente faz download sites sao rapidos pq sao pequenos sem contar na ajuda do cache do proxy.
    eu aki faco cache full no squid ou seja o controle de banda nao barra o cache que esta armazenado ele vai a todo vapor, me livrando dakele download em questao de segundos ou ate mesmo em minutos

  10. #10

    Padrão

    tianguapontocom,

    você faz "cache full" no MK ???

    Como?

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por kryseck Ver Post
    tianguapontocom,

    você faz "cache full" no MK ???

    Como?
    Boa pergunta, como fazer para as queues nao travarem a velocidade do cliente até o provedor ? Coloca uns 10 segundos de banda liberada ?

    Abraços

  12. #12

    Padrão a

    cara no MK so montei uma vez um AP.
    nunca mexi na estrutura dele, mas creio que nao e dificil se nao me engano o mesmo usa squid. Agora so não sei se pra controle de banda ele utiliza regra em htb, se ele utilizar regras em htb sim concerteza da pra fazer o cache full

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tianguapontocom Ver Post
    cara no MK so montei uma vez um AP.
    nunca mexi na estrutura dele, mas creio que nao e dificil se nao me engano o mesmo usa squid. Agora so não sei se pra controle de banda ele utiliza regra em htb, se ele utilizar regras em htb sim concerteza da pra fazer o cache full
    Ai amigos.. Só vou colocar uma idéia..

    Teria como limitar apenas a velocidade do cliente na interface do link ou coisa assim? Porque ai teria até no mk a banda liberada pra usar cache full e no link o controle do usuário...

  14. #14

    Padrão

    Cara isso q vc quer fazer acho q nao da,pq se nao me engano no MK o controle de banda tbm e feito pelo numero do ip do cliente.
    se alguem aquir puder disponibilizar um usuario e senha do MK pra eu entrar via ssh e da uma olhada no sistema de controle de banda eu ficaria agradecido e postaria a questao do cache full, pq creio que o mesmo usa regras em htb ou ate mesmo caso nao seja htb seja sistema proprio podemos tentar usar e colocar um modulo htb pra trampar junto com o tc e ter o sucesso no cache full e no controle de banda e upload