+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvidas sobre administraçao de redes

    Ola, estou aos poucos tentando iniciar com administrador de redes, e tenho algumas dúvidas. Seguem elas abaixo:

    1 - Caso eu pegue um servidor que tenha um banco de dados, um firewall e o samba rodando em cima do mandriva, como eu faço para migrar tudo para um Slackware ou debian ?

    2 - Como eu faço para saber todos serviços que estão rodando em um servidor ?

    3 - Quais distribuições são boas para servidores ?

    4 - Quais as configurações para um servidor de email, banco de dados, internet, levando em consideração que a rede tenha uns 40 computadores, (falando de hardware)

    5 - Como eu devo fazer a divisão dos servidores ?, instalar tudo em um servidor, ou criar servidores separados, tipo, um servidor somente para ftp, outro somente para email, etc...

    6 - É importante analisar log do servidor, mesmo que tenha pouco tempo livre ?

    7 - Quais empresas que eu posso encontrar bons equipamentos para redes e servidores ?

    8 - Como avaliar se um equipamento vai dar conta do recado ? (ex: switch)

    9 - Quando vale a pena comprar softwares ao inves de utilizar softwares gratuitos ?

    Agradeço pela atençao de todos....
    []s....Renato

  2. #2

    Wink

    Dedao, boa noite. Dúvidas interessantes as suas. Provavelmente você obterá muitas respostas quanto as suas dúvidas.
    O que eu posso responder dentro do que conheço e ainda considero pouco é o seguinte :

    1 - Você migrar para outra distribuição, não importa, é sempre outra distribuição. Eu comecei com o Conectiva 8, 9 e depois o 10. Tenha em mente que Slackware e Debian, são distros consideradas mais complexas, para iniciantes. Nada que impeça de você utilizá-las. Eu uso o Slackware desde a versão 9.1, passando pela 10.0, 10.1, 10.2 e estou agora na versão 11. Temos 6 servidores espalhados por 4 empresas. Temos no total cerca de 60 a 70 máquinas windows penduradas espalhadas pelas empresas. Também utilizei o Debian. Eu sou suspeito para falar dessas 2 distros. Não pense no ambiente gráfico de instalação que tem no Mandriva por exemplo. Essas 2 distros são excelentes para servidores, e o forte delas é o ambiente texto. Que é maravilhoso.

    2 - Se você executar o comando ps -aux você verá todos os serviços que estão rodando. Mas tem como você verificar um serviço específico. Exemplo : ps -aux | grep squid. Ou seja, estou vendo se o squid está rodando.

    3 - Distribuição Linux para servidor depende muito de como você quer configurar. Distro Linux é gosto pessoal. Claro que tem distros mais apropriadas para servidores. Mas não quer dizer que as outras não funcionem.

    4 - Configurações para os serviços que você deseja, tem inúmeros tutoriais espalhados pelos fóruns de Linux. Inclusive no Underlinux.

    5 - Eu acho que o ideal é você ter alguns serviços rodando em servidores separados. Não todos. Mas por exemplo um firewall é a segurança da sua rede. Então o ideal é tê-lo rodando sózinho numa máquina. Na empresa onde trabalho, o firewall está junto com o squid. Claro que isso vai depender de quanto você deseja gastar. Aí entra custo x benefício. Eu por exemplo não gosto de deixar o sistema de gestão da empresa onde roda o Samba, num firewall por exemplo.

    6 - Os logs do Linux são fáceis de ler e entender. Quanto a analisá-los, vai depender da sua vontade. Não é tão necessário assim ficar analisando a todo instante.

    7 - No próprio mercado, tem empresas que fornecem bons equipamentos, tanto para rede, servidores, etc, etc ...

    8 - Prá você avaliar se um equipamento é bom, sómente instalando. É claro que algumas marcas são melhores. Isso vale para qualquer equipamento.

    9 - Entre comprar software e utilizar os gratuitos, vai depender do que você quer utilizar na sua empresa. Por exemplo, trabalho numa gráfica, e infelizmente, segundo a equipe de fotolito, alguns software gratuitos avaliados, ainda não satisfazem plenamente a produção da equipe. Ou seja, você tem que analisar o que você quer utilizar. Com certeza, se você montar uma rede toda em Linux por exemplo, normalmente, o que o usuário utiliza, é um pacote office, e-mail, jogos, música, e um sistema de gestão. Normalmente isso no Linux tem de sobra.

    Espero ter ajudado ..... um grande abraço ....
    Última edição por pssgyn; 04-11-2006 às 16:52.

  3. #3

    Padrão

    Cara ... que bom que vc está entrando na área dos Admins, em especial, no Linux.

    Alguns Conselhos ...

    1º Estude o máximo que vc puder sobre redes TCP/IP
    2º Procure endender o que linux e seus conceitos
    3º distribuição é aquela que vc melhor se adapta
    4º mãos a obra.

    Falow ...