+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Preciso de ajuda

    Bem amigos, ha 4 meses eu comecei a trabalhar em um provedor de radio sem qualquer tipo de conhecimento na area. A empresa tinha um cara responsavel pela manutenção da rede e dos servidores, mas ele não trabalha mais aqui, com isso eu estou tendo q me virar aqui. temos 4 repetidoras usando link de 2mb telefonica na central, antenas omni de 8 dbi 2,4gbz 360°,AP-2500, cartão orinoko, amplificador de 1W, bridge zinwell, antena direcional de 24dbi, uma fica a 1.155,96m, a segunda a 1.142,02m e a terceira a 615,28m da central, Somente a terceira nao tem amplificador.
    O meu maior problema é que nao consigo deixar a rede estavel e manter uma performance constante. Por favor me ajude !!!

  2. #2

    Thumbs down aff

    como é cara? não entendi nada sobre oque você postou, pelo que eu vi você usa ap 2500 com cartões orinoco e omini de 8dbi 2,4 para os 4 pop e tem 3 ponto-a-ponto para legar o link para o pops com zinwell certo?

    pelo que eu entendi, ta tudo errado, usando o amplificador você ja ta mais que errado, alem de geral muito ruido você está se atrapalhando com seus propios amp e ainda ta fora da lei, tem que tirar esses amplificadores, e esses ptp com zinwell pode não está suportando o trafego da rede.

    ou seja a melhor coisa que você faz é contrata alguem que saiba bem de wireless ou uma empresa para fazer o serviço de restruturação da sua rede que pelo visto foi muito mal montada.

  3. #3

    Padrão

    Amigo me perdoe se naum me expressei de uma forma clara, é q realmente sou novo na area e estou com um pepino em minhas mãos, alem de tudo meu emprego esta em jogo.
    Se vc ou alguem puder me ajudar agradeço de coração ...

  4. #4
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    A questão é que sua infra está muito "zoada". Vai precisar de muita ajuda mesmo, pois sem entender do "riscado" fica difícil e você tem que deixar isso claro ao seu patrão e já avise, provavelmente ele vai ter que pôr a mão no bolso, pois não existe mágica em RF.


    Como o tuxbrasil já postou, comece pelos amplificadores, arranque todos. Nos enlaces entre os POPs você tem rádios em 5.8 baratos como ayraia ou pode montar um com miniPCI da atheros.
    Se precisar de alcance, pois vai tirar os amplificadores, utilize boas antenas, existem várias nacionais e com bons preços.

    No mais é configurar seus servidores/rádios para trafegar apenas o necessári, eliminando lixo e limitando os heavy users.

  5. #5

    Padrão

    boa noite mgirardi... concordo plenamente com o que o pessoal ta falando. primeiramente amplificador acaba com sua rede causando uma interferencia em Rf muito grande. no mais use bons radios para interligar seus pontos de acesso use Long Rang, CPE ou outras em 5.8 e antenas de boa qualidade tbm ajuda. estude bastante sobre interferencias e use sempre equipamentos homologados pela ANATEL.

  6. #6

    Padrão

    Sergio, é essa a realidade de muita gente que entra de cara com RF e fica perdido e compra um equipamento bom e não sabe usar deixa de lado e vai pra coisa ruim ou comprar coisa ruim e depois não serve, no final das contas faz tudo por tentativa e acaba indo para o buraco.

    Primeiramente coloque a cabeçca no lugar pois se quiser aprender tem que estudar wireless bem direitinho e escutar as boas indicações...aprendi muito nesse forum e uso no meu dia-a-dia e me livro de muitos problemas que vejo alguns amigos passar.

    Contratando uma mão de obra especializada para fazer o serviços ai no seu provedor, fica de olho como é que faz pra arrumar e fica como espelho.
    Passe ai a região que você está que alguem aqui no forum pode se prontificar a fazer esse serviço para você.

  7. #7

    Padrão

    Fico muito grato com o auxilio de vcs !!! Estou em Igarapava, na divisa entre São Paulo e Minas (a 40 km de Uberaba).
    Se tiver alguem com disponibilidade de vir e fazer um diagnostico me diga o quanto ira me custar, pra ve se esta dentro das possibilidades da empresa.
    Mais uma vez muito obrigado pela atenção de todos ...

  8. #8
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mgirardi Ver Post
    Fico muito grato com o auxilio de vcs !!! Estou em Igarapava, na divisa entre São Paulo e Minas (a 40 km de Uberaba).
    Se tiver alguem com disponibilidade de vir e fazer um diagnostico me diga o quanto ira me custar, pra ve se esta dentro das possibilidades da empresa.
    Mais uma vez muito obrigado pela atenção de todos ...
    Opa... Tõ na área... Estou em Uberlandia. Caso queira fazer contato envie-me uma msg em pvt.