+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enxugando o Kernel do Debian

    Olá pessoal! Estou precisando reduzir o kernell do Debian o mínimo possível para um projeto na faculdade. Alguem por acaso tem algo relacionado a isto?! Um site, uma apostila, um How To... Qualquer coisa... Não tem problema ser em ingles...
    Obrigado!

  2. #2

    Padrão

    Saudações amigo,

    - Reduzir o tamanho do kernel para quanto?
    - Voce vai rodar este kernel em qual hardware?
    - Pode ser qualquer versão do kernel?
    Dependendo do hardware em que vc vai rodar esse kernel é que a gente pode tentar construir uma configuração bem enxuta.

    Abraço,
    ps.: ficaria contente em poder ajudar e ver os resultados do seu projeto.

  3. #3

    Lightbulb

    Olá...
    O meu projeto consiste no seguinte:
    - Desenvolver um protocolo de roteamento adaptativo;
    - Implementa um roteador utilizando este protocolo.
    Como desenvolver um hardware dedicado para isto traria muitos problemas, além dos que já existem neste projeto, tive a ideia de utilizar um linux bem enxuto, para melhorar o desempenho e iniciar mais rápido, e utilizar o deamon de roteamento do linux, o quagua.
    Minha idéia principal é desenvolver este protocolo alterando o código fonte do quagua e adicionar algumas funções a ele. Como quero acelerar o processamento e reduzir o kernel não quero coloca-lo em uma máquina comum mas em uma RouterBoard (www.routerboard.com). Como esta routerboard não tem muita coisa isso ajuda a enxugar o kernel e também ela funciona com uma memoria Flash, outro motivo de reduzir o tamanho.
    Então, basicamente preciso de um kernel simples com o quagua, alguns serviços, SSH, telnet e iptables e mais algumas ferramentas de rede como o tcpdump, nmap, cbq etc.
    Para isso baixei o seguinte ISO: debian-31r2-i386-binary-1.iso
    Queria alguma coisa que ensinasse a reduzir o tamanho do Debian. No meu trabalho agente usa muito o Red Hat e durante a instalação tem como escolher os pacotes que agente deseja instalar. Mas não achei isso no debian... E mesmo assim acho que talves não seja o suficiente...
    Cara... Qualquer ajuda já é alguma coisa!
    Valeu...

    - Magnun Leno
    Última edição por Magnun; 14-11-2006 às 13:52.

  4. #4

    Padrão

    O instalador Debian (Debian Installer ou D-I) é composto de um conjunto de pacotes básicos, nomeado de deboostrap. Este pacote básico possui um kernel, ferramentas básicas da GNU, algumas de Debian e só. Geralmente é a forma mais básica de uma distribuição Debian. Se você quiser mais, você pode ir instalando parte-a-parte a sua própria distribuição. Inclusive, você pode puxar só o deboostrap no site da Debian.

    Pelo que andei vendo do hardware mencionado, os chipsets das placas de rede são VIA, o quê torna as coisas um pouco mais fácil, pois o debootstrap possui esse driver nativo.

    A minha recomendação é que você brinque um pouco com ele e assim que tiver uma noção melhor, puxar um source do kernel e deixá-lo o mais enxuto, tirando drivers desnecessários (Você vai demorar um pouco, mas vai conseguir).

    Abraços!

  5. #5

    Padrão

    Valeu cara,
    Agora, qual o espaço que o deboostrap ocupa?! porque as memórias flash são dos seguintes tamanhos: 128M, 512M, 1G e 2G e outras que são exagero!
    Espero não ter que comprar de 1G ou 2G...
    Outra coisa que me procupa, instalar aplicativos como o quagua a partir do apt-get e ele puxar muitas dependências e aumentar demais o tamanho do sistema...

  6. #6

    Padrão

    Bom... eu consigo um gateway bem funcional com 256 MB, mas supondo que você vá querer mexer um pouco mais e dando uma incrementada, para testes, eu acho válido você comprar uma memória um pouco maior.

    O deboostrap ocupa pouco espaço, acho que pouco mais que 30 megas.

    Em relação às dependências, não tem como fugir, nem compilando, dependendo do software.


    Abraços!

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xstefanox Ver Post
    Bom... eu consigo um gateway bem funcional com 256 MB, mas supondo que você vá querer mexer um pouco mais e dando uma incrementada, para testes, eu acho válido você comprar uma memória um pouco maior.

    O deboostrap ocupa pouco espaço, acho que pouco mais que 30 megas.

    Em relação às dependências, não tem como fugir, nem compilando, dependendo do software.


    Abraços!
    xstefanox, usar o debootstrap que vc se refere é como criar um chroot como este exemplo:
    Código :
    debootstrap --arch i386 sid /var/chroot/sid-ia32 http://ftp.debian.org/debian/
    Ele instalaria o sistema base dessa maneira na flash?

  8. #8

    Padrão

    Sim, o básico é por aí... entretanto na alioth existe um bom artigo sobre como fazer uma instalação com o deboostrap... geralmente a gente usa com algum live-cd, como os do *buntu.

    O link é esse:

    C.4. Instalar Debian GNU/Linux a partir de um sistema Unix/Linux

    O link é pra outra arquitetura, mas resolve o seu problema também.


    Abraços!