+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão ajuda com software

    ben galera,

    finalmente ja com a SCM de aqui a pouco vo montar o provedor; servidor, antenas, roteador cisco, radios avaya.....mais um problema: eu sempre trabalhei com windows mais e o momento para mudar para linux. podem comprender o problema......nao conhesco o sistema e vejo na instalaçao do sistema uma grande difficultade. Agora, cual e a plataforma linux mais "accessivel" para alguem q tem q iniciar? mexei um pouco com opensuse10, pode servir? inicialmente vo ofertar serviço de accesso soamente, sem correio nem outros serviços: que pacote software ficaria completo para gestao do provedor? star-os?
    agradeceria toda ayuda referente a software e gestao do servidor/provedor. obrigado

  2. #2
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Eu recomendaria a vc usar o MyAuth Gateway do Patrick Brandão, até pq ele faria todo o controle de banda, proxy, etc. Ou seja, a parte de acesso ficaria toda por conta dele, e muito fácil de vc gerenciar. Pra usar esse software, vc precisa usar o Slacware, e na pagina que citei acima tem um tutorial passo a passo de como instalar o Slack. Se vc não vai ofertar correio, só o myauth te atenderia de início, não precisaria de nada extra.

  3. #3

  4. #4

    Padrão

    obrigado.

    mais da para instalar o myauth no suse? e q o suse tem interfaz grafico, slack nao e isso me preocupa muito.......

  5. #5

  6. #6

    Padrão

    Ou tambem pode montar seu propio servidor, dando uma boa pesquisada vc encontra excelentes materiais abordando as configuraçoes que vc precisara, qualquer coisa da um grito que damos uma mao !!!


    Abraçao

  7. #7

    Padrão

    Bem, se você é uma pessoa que ainda não tem muito domínio sobre GNU/Linux e quer implementar uma solução na plataforma, não tem muito jeito senão estudar um bocado. Existem vários guias interessantes para os iniciantes e um que eu sempre recomendo aqui no fórum é o Focalinux (http://focalinux.cipsga.org.br).

    É sempre bom saber o básico para depois ir implementando o resto, um passo de cada vez.

    Existem soluções mais fáceis de serem administradas, como a referenciada acima, mas mesma assim, vai precisar de uma noção.

  8. #8

    Padrão

    bom, ja di uma olhada ao myauth e baixei os manuais.....agora vo estudar um pouco!
    mais para ter uma idea......com o slck instalado e myauth daria para ter controle do servidor completo?
    vi q o myauth da a possibilidade de controlar muitas coisas, mais que acha a gente do star-os? q differença entre os dois? obrigado pela ayuda

  9. #9
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por italianonobrazil Ver Post
    obrigado.

    mais da para instalar o myauth no suse? e q o suse tem interfaz grafico, slack nao e isso me preocupa muito.......
    Só pode ser instalado no slackware, que pode ter interface gráfica sim!