+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvida quanto a IP Real do modem ADSL

    Pessoal, boa noite....

    Estou com uma pequena dúvida aqui e gostaria q me dessem umas dicas...

    Na empresa onde trabalho, tem um modem adsl esse modem possui 2 ips, um é o ip 192.168.1.254 e o outro é um ip real, q a empresa fornecedora cedeu pra gente.....e esse ip é 201.x.x.x
    Eu to configurando o servidor de internet na empresa, eu coloquei duas placas de rede... em uma, eu configurei as faixas de ip da rede interna....192.168.0.0 e na outra que é ligada ao modem é q vem minha dúvida, eu ponho o ip 192.168.1.x ou ponho o ip real.....201.x.x.x ???
    Tipo, eu coloquei o ip 192.168.1.x e todas as maquinas acessaram a internet... porém temos um BD oracle aqui e o pessoal de fora precisa acessar VIA Terminal Server ( por isso o ip real ).... agora como q eu faço esse desvio de conexao ???

    Entao aí veio a minha duvida... devo configurar na placa do servidor q é ligada ao modem, o ip real ou nao??

    Obrigado
    Última edição por mastellaro; 18-11-2006 às 21:01.

  2. #2
    dbecher
    Visitante

    Padrão

    depende como eh teu modem
    se ele é um modem ADSL, não.. pois o IP vai ficar no MODEM e ele vai conectar no seu servidor como uma LAN.
    Se for modem roteador normal, vais configurar sim o IP real na placa de rede do servidor correspondente a conexão com a internet.

    me fiz entender?

    qq coisa posta ai

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por dbecher Ver Post
    depende como eh teu modem
    se ele é um modem ADSL, não.. pois o IP vai ficar no MODEM e ele vai conectar no seu servidor como uma LAN.
    Se for modem roteador normal, vais configurar sim o IP real na placa de rede do servidor correspondente a conexão com a internet.

    me fiz entender?

    qq coisa posta ai
    pois é kra... meu modem é ADSL só q eu nao preciso discar pra pegar a a conexao.... tipo ele é router.... entao basta só configurar o ip real dele na placa ??

  4. #4

    Padrão

    cara...

    o que vai depender é de como seu modem está configurado, se ele estiver configurado como bridge e você usar um discador, automaticamente o IP público ficará no servidor, na interface ppp+, mas se o modem estiver configurado como router (o que parece ser seu caso), você precisará apenas liberar as portas no modem, ou você libera somente as portas que você vai precisar, ou libera todas elas. Alguns modens ADSL tem a opção de configurar a DMZ, assim você especifica o IP do servidor no modem e todas as protas serão redirecionadas para ele.

    E sobre a questão de qual IP configurar é só você usar a lógica, se seu modem tem dois IP's você verá que um está para a internet, assim como o outro está para a rede interna, no caso o servidor.

    valeu

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lucianogf Ver Post
    cara...

    o que vai depender é de como seu modem está configurado, se ele estiver configurado como bridge e você usar um discador, automaticamente o IP público ficará no servidor, na interface ppp+, mas se o modem estiver configurado como router (o que parece ser seu caso), você precisará apenas liberar as portas no modem, ou você libera somente as portas que você vai precisar, ou libera todas elas. Alguns modens ADSL tem a opção de configurar a DMZ, assim você especifica o IP do servidor no modem e todas as protas serão redirecionadas para ele.

    E sobre a questão de qual IP configurar é só você usar a lógica, se seu modem tem dois IP's você verá que um está para a internet, assim como o outro está para a rede interna, no caso o servidor.

    valeu
    No caso entao, eu posso pegar o modem colocar como bridge configurar a adsl através do adsl-setup ? aí após configurar isso... eu insiro o ip real na outra interface de rede ?? é isso mesmo??

  6. #6

    Padrão

    se seu modem estiver configuado com bridge, vc usará o discador para se conectar... mas vc não precisará configurar o IP real, pois este será atribuído automaticamente quando se conectar. Então você verá 3 interfaces: eth0, eth1 e ppp0. A interface ppp0 será a conectada na internet e que terá o IP público.

    Mas porque você nao deixa o modem como router e apenas faz o redirecionamento das portas?

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lucianogf Ver Post
    se seu modem estiver configuado com bridge, vc usará o discador para se conectar... mas vc não precisará configurar o IP real, pois este será atribuído automaticamente quando se conectar. Então você verá 3 interfaces: eth0, eth1 e ppp0. A interface ppp0 será a conectada na internet e que terá o IP público.

    Mas porque você nao deixa o modem como router e apenas faz o redirecionamento das portas?
    Pelo próprio modem né ?? pois é to pensando nisso mesmo....só vou ter q dar uma analisada no modem... nao conheço esse é da speed touch 510 V6.

    Vc tb acha melhor eu deixá-lo como router e direcionar no proprio modem as portas ??

  8. #8

    Padrão

    Eu considero sempre melhor deixar como router por 2 motivos, primeiro vc não precisa se preocupar com discagem ppp no servidor já que o modem faz isso automatico, e segundo como vc pode usar o redirecionamento de portas já eh uma primeira barreira contra possiveis invasores, só se lembre de por uma senha forte no modem e impedir conexões externas na pagina de configuração.

    falows