+ Responder ao Tópico



  1. #1
    cassiomarques
    Visitante

    Padrão Xorg consumindo muita memória

    Olá pessoal,
    instalei o kubuntu em um notebook com 512 MB de RAM. Percebi que o KDE está consumindo mais da metade da memória da máquina, tá muito pesado isso! É normal? Eu instalei o xfce e o fluxbox, mas não muda nada, fica pesado do mesmo jeito... Parece que ele carrega tudo que o KDE carrega quando inicio sessão utilizando outro window manager... como proceder pra isso ficar mais leve? Preciso rodar o Eclipse aqui, mas só com isso sobrando de memória pra mim fica ruim... a média de consumo de RAM pelo KDE está sendo de 280 MB...

    Muito obrigado!
    Última edição por cassiomarques; 23-11-2006 às 05:38.

  2. #2

    Padrão

    A partir do momento que o KDE é composto por vários aplicativos, é interessante saber qual aplicativo especificamente está comendo mais memória (Isso é, se é realmente um aplicativo do KDE que está comendo memória). Você pode utilizar o comando top para verificar isso.

    PS: Faz de conta que você não é meu irmão.

    PS2: Aproveitando seus nórdicos conhecimentos... dá uma olhada nisso aqui:

    https://under-linux.org/forums/progr...encadeada.html

    Vê se consegue ajudar o cara mais fácil que eu...

  3. #3
    cassiomarques
    Visitante

    Padrão me explica isso melhor...

    Stéfano!
    Quando olho no KSysGuard (que é um top afrescalhado, sim eu já conheço o top) ele indica que o processo XOrg está consumindo em média 280 MB de RAM. Esse montante é a soma de diversos processos ou é um valor independente, só do X? Porque se inicio com o xfce ou fluxbox gasta a mesma memória, não muda nada....
    Como faço pra rodar um window manager leve como o fluxbox e realmente usar pouca memória? A impresão que dá é que só o X carrega tudo isso, porque a memória TOTAL utilizada está sempre acima de 300 MB. O Eclipse por default usa um heap de 250 MB de RAm, com isso minha memória vai pro espaço fácil, a máquina começa a usar o swap e tudo vira uma carroça pior que meu pc velho

    Vou olhar o lance da lista encadeada pro cara.

  4. #4

    Padrão

    Os valores que aparecem no topo da tela podem parecer meio loucos, mas é porque o sistema operacional utiliza a memória sobrando para otimizar alguns processos, sendo utilizada para cache, etc, sendo liberada quando necessário.

    Algo que te dá algo mais próximo da realidade é o comando htop, que mostra o uso dos processadores e de memória pegando só o quê é destinado aos processos, e não utilizando esse esquema de caching.

    Uma coisa que justifica o uso grotesco de memória para servidores X é o uso de drivers incorretos para a sua placa de vídeo. Por exemplo, utilizar o driver vesa quando se tem uma placa da NVIDIA. O sistema não aproveita os recursos do hardware da placa, utilizando as rotinas menos otimizadas do driver, comendo mais memória e processamento.

    Você pode utilizar outra interface gráfica, como o Blackbox, Fluxbox, GNOME, WM... dá pra instalar fácil com o apt, fácinho-fácinho.