+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Load Balance e QOS é possivel?

    Olá , uso o mikrotik a algum tempo e na semana passada fiz varios testes com balanceamento de carga, so que nenhum 100% satisfatorio.

    o primeiro teste foi deixando o link dedicado como gateway secundario com http, pop, smtp, ssh , e outros protocolos importantes. e o outro gateway com o resto (p2p e conexoes em portas de programas p2p criptografados e cia) esta opcao funciona bem , so que como tenho clientes com ips validos, esta configuracao gerou alguma confusao, consegui deixar quase redondo, a unica coisa que nao consegui foi que o winbox e todos os servers relacionados ao mikrotik fossem roteados pelo link dedicado , ou seja so conseguia acessar de fora o mt utilizando o ip do adsl que sempre muda.. o que deixou inviavel esta opcao.

    segundo teste foi fazer o load balance persistente, neste loadbalance que a galera utiliza aqui uma conexao sai pra um gateway outra conexao vai pra outro e persistencia de 1 dia pra conexao pra nao ter problema em bancos e msn. esta opção realmente funciona bem , consigo especificar o gateway padrao do mikrotik ( ou seja consigo acessar ele com ip valido, e clientes com ip valido funcionam perfeitamente com seus servidores e etc) so que cai em outro problema. Não consegui fazer o qos, ou seja marcar as conexoes ( http, dns e etc em passtrough) depois jogar no packet mark ( setar as conexoes com as prioridades alta media e baixa)

    pq o load balance persistente marca as conexoes, ou a conexao fica com nome de odd ou even, e quando jogo o mangle do qos ou a regra nao é aplicada com o passtrough desligado pq o mangle de roteamento fica na frente, ou se eu tirar ou passtrough do roteamento ou botar o roteamento ( loadbalance) depois para de funcionar pq as conexoes mudam de marcação.

    ja tentei marcar os pacotes sem marcar as conexoes e nao funcionou tambem ou seja nao trafava nada na regra.

    no final do dia deixei como estava anteriormente. apenas o link dedicado com as prioridades e limites de banda por pacotes.... e o link adsl ta ocioso, alguem ja conseguiu fazer loadbalance com priorizacao de pacotes e queira me ajudar? e tambem quem precisar de ajuda em qualquer coisa é so me adicionar no msn!

    Obrigado
    gustavo

  2. #2

    Padrão

    https://under-linux.org/forums/mikro...2-links-2.html

    Tenho funcionando com Qos pra MSN, FTP, P2P

    usando 4 links ............

  3. #3

    Padrão

    este topico ai nao ajuda, pq ja fiz e funcionou so que o problema é fazer qos e o loadbalance persistente...

  4. #4

    Padrão

    Pessoal, mas uma vez : O Load Balance no mikrotik funciona sim e sem problemas, rodando o proxy junto. Dividam os links por serviços.Ex:link01 para msn, e sites de bancos, etc e o outro link pros demais, etc. Assim funciona.
    Abraços

  5. #5

    Padrão

    eu sei que funciona cara, mas achei que o intuito deste forum seria ajudar as pessoas, e pelo visto vc quer que eu pague pra vc me dizer e esta fazendo propaganda das suas proezas, separar link eu tambem sei fazer a unica coisa é que nao consigo fazer prioridades e limitar banda com as prioridades...

    se alguem realmente puder ajudar agradeço mas vem esse cara e fica querendo cobrar, mesmo que vc nao tenha dito isto mas da a entender, pq fica se vangloriando dizendo que faz e que funciona mas nao diz como..