+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs down Squid que não acabe com minha net.

    Olá pessoal, acho que muita gente já leu vários posts meus aqui no under sobre squid. Tenho uma demanda tremenda de um servidor proxy/cache transparente, onde possa restringir acesso a sites e ainda tentar dar um gás em minha pobre conexão de 256kbps. Sendo assim, venho tentando a um ano implantá-lo, só que toda vez que ele começa a ficar redondinho, com uma boa lista de sites e com vários bloqueios, ele começa a chupar a minha rede. O que seria chupar minha rede? Seria o fato que ao colocar o squid no ar, ele começa a consumir 100% da minha taxa de upload, o que faz com que minha navegação fique muito sofrida. Então gostaria de sugestões para que pudesse resolver esse problema, aqui aonde trabalho é uma faculdade e com o advento do orkut todos adm sabem que se torna o terror das aulas.

    Vou deixar o serviço desabilitado por hora, até que possa resolver esse problema, e espero contar com a ajuda de todos vocês.

    Agradeço a todos.

  2. #2

    Padrão

    Bom cara, é difícil de dizer exatameante qual é o problema, Junio. Pode ser um gargalo de rede que tá formando, pode ser o processamento que tá sendo comido, pode ser a memória comida, pode ser o link comido.

    Se for a última opção, já parou para ver qual é o site que a galera anda conectada? Bloquear o Orkut é fácil... por que você ainda não tomou essa medida?
    Última edição por xstefanox; 28-11-2006 às 08:03.

  3. #3

    Padrão

    cara...

    o squid consumindo upload? é algo bem estranho...

    eu te perguntaria, porque ele está consumindo o upload?, mas esta é a pergunta que vc quer a resposta...

    o normal do squid é consumir download, q são as requisições que os clientes fazem da net...

    quando vc ativa o squid seu up fica 100%, se desliga volta ao normal (isso que entendi)...

    se um cliente estiver enviando alguma coisa para a net, independente de o squid estar ativado ou não ele continuaria enviando...

    então oq é?

    o squid está bloqueado para acesso externo???

    seu squid pode estar sendo usado como um proxy anonimo por spamers...

    dá uma verificada nisso...

    valeu

  4. #4

    Padrão

    o que deve acontecer eh que.. SEM o squid.. o controle de UPLOAD funciona.. quando ativado SQUID.. o controle de upload nao funciona... vc precisa controlar o upload usando INGRESS (padrao eh egress) ...

    use um programa para filtro, squidguard ... o squid consome mto recurso se usado como filtro !!!

  5. #5

    Thumbs down

    [xstefanox:]

    Eu fiz sim o bloqueio do orkut, via firewall e está funcionando perfeitamente, quanto ao real problema não consigo compreender, agora por exemplo meu upload não passa de 10%, já com o squid ativado vai para 100% e cola.


    [lucianogf]

    É isso mesmo, eu também pensei que ele só partisse para o download e deixava o upload lá quetinho, mas não é isso que está acontecendo, estive nesses ultimos dias destrinchando os scripts atrás de erros, mas não encontrei nada. Estive pensando que pode ser o hardware, mas dúvido muito, pelo fato de ter visto gateways/proxy mais ruins de longe do que o daqui.


    [alexandrecorrea]

    Eu não estou usando o squid para fazer o controle da banda e sim o cbq, ele ta funcionando bem, agora ele está ativado e a rede esta bem estável. Então não resta muitas opções pois cerquei praticamente todos os furos. A única hipótese que me resta é o que o lucianogf disse INVASÃO.

    Bem, gente continuo no mesmo mato sem cachorro, e espero que possamos ter mais desses diálogos, para que eu possa matar que ta me matando de raiva. ehhehe forte abraço. :P

  6. #6

    Padrão

    cara...

    se vc está usando o cbq pra fazer controle de banda seu problema pode estar aí...

    se vc estiver usando o cbq.init, provavelmente vc também estará usando dois arquivos pra fazer o controle, um pra eth da rede e outro pra eth da internet...

    quando ativa o squid o cbq não consegue identificar os endereços que saem pra net por causa do squid...

    o negócio seria vc usar o htb tools...

    e otra coisa, sobre a hipótese de invasão, é só vc limitar o squid para a rede interna...

    valeu
    Última edição por lucianogf; 28-11-2006 às 15:57.