+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Red face Duas placas de Internet para uma de intranet....

    Olá pessoal,
    estou com um problema e preciso da ajuda de vocês ... é oseguinte:
    Tenho um servidor que estava funciondo com 1 placa de rede para a internet (eth1), com IP fixo e outra para a intranet (eth0), porém estava lento demais e aproveitamos a promoção da net e instalamos uma terceira placa (eth2) com IP dinâmico.
    Não posso perder mau IP fixo pois faço a atualização de um sistema via internet e uso o DNAT do iptables para direcionar para a máquina certa.
    Para o acesso (controlado) das outras máquinas para a internet usarei a eth2, nova placa, a idéia é boa mas meu servidor virou uma zona.
    Não tenho mais o ssh, as estações vão pra onde querem, não consigo usar o DNAT pq a eth1 não responde, o roteamento então, pqp, sem comentários.
    Alguém pode me ajudar me dizendo o que preciso alterar no roteamento para posteriormente eu corrigir o iptables ??
    Valeu !!

  2. #2

    Padrão

    Kra eu não intendi sua pergunta....

    Vc quer colocar 2 internet no seu server e ai a sua rede interna acessa pelo ip dinamico e o seu sistema acessa pelo IP fixo? e isso?

  3. #3

    Padrão Exatamente !!

    Por sinal, já coloquei a segunda placa e, para os usuários - claro, tudo funcionava tranquilamente, sem problemas.
    Mas, tecnicamente, virou uma festa !
    Os dados, teimosos dados, iam pra onde queriam, na placa que achassem mais legal, com o IP q lhes interessava.
    O VoIP num fala mais nada, nem manda, este coitado foi o único prejudicado e a idéia era proporcionar um melhor rendimento para ele, veja q coisa.
    Internamente, samba, domínio local, enfim, rede interna, perfeita.
    A zona foi pro mundo !!
    SRG

  4. #4

    Padrão

    Kra nesse caso vc vai precisar de fazer roteamento avançado, vou te recomendar um excelente livro:
    Brasport Livros e Multimídia Ltda

    O autor lá explica uma situação semelhante a sua e dá um exemplo prático de como resolver!

    Valews

  5. #5

    Padrão O Livro deve ser bom mesmo....

    Está esgotado em todas as livrarias.
    Outra idéia ??
    SRG

  6. #6

    Padrão

    La no livro ele fala sobre:

    ip rule
    ip route

    Creio que uma estudada nesses assuntos vc vai conseguir fazer, eu particularmente não sei fazer... la ele tem um capitulo so sobre isso...

    Valews!

  7. #7

    Padrão Ok !!

    Valeu Tuxson,
    vou pesquisar.
    Se vc tiver alguma novidade, agradeço se me passar.
    SRG

  8. #8

    Padrão

    Kra o negocio e q eu nao sei fazer isso... + pesquisa ai e se vc num der conta eu dou um jeito de escanear aki o capitulo e te mandar por e-mail...

    Valews

  9. #9

    Padrão Tuxson,

    Se vc quebrar esta ÁRVORE para mim, ficarei muito agradecido ... só vc me respondeu no fórum, logo, presumo que não temos outras pessoas q dominem o assunto, ou .... mas não acredito no: ou ...
    Valeu.
    SRG

  10. #10

    Padrão

    Kra me mande um e-mail para: [email protected] que eu escaneio e te mando entao...

    Valews

  11. #11