+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Não consigo compartilhar a Internet

    Ola a todos, estou tendo dificuldades de compartilhar a internet no linux aqui em minha casa. Eu tenho o seguinte cenário: Eu tinha em meu computador 1 rodando slackware, um modem configurado como router. O ip do modem é 10.1.1.1 e o ip do meu computador 1 (o qual era conectado o modem) é 10.1.1.2. Essa semana eu consegui um computador com 2 placas de redes para mim fazer testes no linux. Nesso novo computador (computador 2) na placa eth0 o ip é 10.1.1.8 e o ip da eth1 é 10.1.1.9 . Atualmente, estou tentando ligar meu modem no computador 2 na placa de rede eth1 através de um cabo de rede normal, e estou interligando os 2 computadores através de um cabo cross-over. Para tentar compartilhar a Internet eu fiz os seguintes procedimentos:

    No computador 2, onde estou tentando ligar o modem, eu digitei o seguinte:
    iptables -t nat -P POSTROUTING DROP
    iptables -t nat -A POSTROUTING -s 10.1.1.1 -o eth1 -j MASQUERADE (onde 10.1.1.1 é o meu ip do modem e meu gatway)
    echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

    No computador 1 (cliente) digitei o seguinte:
    route add -net default gw 10.1.1.9 (onde 10.1.1.9 é o endereço da placa eth1, que tem o modem ligado)

    Observaçoes:
    1 - Ao digitar as linhas acima, nenhuma deu erro.
    2 - Todas as placas de rede e slots foram testados e estão funcionando corretamente
    3 - ambos computadores utilizam Slackware 11

    Quando eu tento abrir o browser no computador 1 (que está ligado no computador 2 através de um cabo cross-over) ele não consegue se conectar na internet. O que eu estou fazendo errado ? Preciso de ajuda


    []s...Renato

  2. #2

    Padrão

    Dae cara seguinte o problema eh que vc ta querendo fazer nat com ips da mesma classe, ou seja seria fazer nat em uma mesma rede e isso nao tem como, o que vc pode fazer eh por o ip 10.1.1.9 no ip que vai pro roteador e o ip 192.168.0.1 na outra placa, ae no computador que liga nesse vc poe o ip 192.168.0.2, ae deve funcionar numa boa.

    falows