+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Gerando Gráfico Com Mrtg

    Olá pessoal peguei um tutorial de instalação do mrtg no vivaolinux.com.br mas tive dificuldades para fazer funcionar, na verdade ele não tá gerando o index como as informações.

    instalei apenas apache e mrtg via apt-get

    usei o comando #cfgmaker --output /etc/mrtg/domain/domain.cfg [email protected] para gerar o arquivo
    não ficou claro pra mim o que vem a ser esse prfixo public. E o que é SNMP

    Configurei o arquivo gerado com essas informações abaixo e ele não gera os logs nem a index.

    WorkDir: /var/www/mrtg

    Options[_]: growright, bits

    Refresh: 600

    Interval: 10

    Language: brazilian

    RunAsDaemon: Yes

    Alguém saberia algum link em portugues sobre MRTG? E outro só sobre SNMP?

  2. #2
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    o ip é o ip do seu equipamento que vc quer que o mrtg faça a consulta para gerar os graficos


    snmp
    significa
    Simple Network Management Protocol - Wikipédia

    sobre o mrtg
    configurando mrtg - Pesquisa Google

  3. #3

    Padrão

    cara...

    nada pessoal, mas quando você pretender instalar um programa, é bom dar uma boa estudada sobre o assunto, faça boas pesquisas no oráculo..

    e otra coisa não menos importante, procure saber sobre os assuntos relacionados...

    pelo jeito você não tem nem idéia do que é SNMP, assim fica complicado configurar o MRTG, visto que uma das contes de informação principal para ele é o SNMP...

    mas vamos lá...

    public - comunidade configurada no SNMP do agente (equipamento a ser monitorado) para mandar informações para o gerente (equipamento que vai monitorar outros equipamentos)

    IP - ip do equipamento a ser monitorado

    a saída do seu comando não gerou as configurações necessárias para criar um gráfico...

    ou vc especificou endereço IP errado ou o snmp não está configurado... muitas vezes basta criar a comunidade para acessar...

    valeu

  4. #4

    Padrão

    Pô amigo eu entendo o seu lado eu acho que não fui claro na minha pergunta pelo entusiasmo, mas realmente é irritante quando alguém faz perguntas sem fundamentos, eu li atentamente o tutorial sobre configuração do MRTG mas pela falta de experiência nesse assunto devido a um desconhecimento sobre protoclos SMTP, não fiz o programa rodar lega, mas tenho certeza que postando aqui eu vou conseguir como consegui várias outras coisas mas o caso é esse, eu acho que eu não consegui porque o SNMP não foi instalado nesse tutorial não se referiu em nenhum momento na instalalação de agente SNMP mas falava sim sobre essa comunidade SNMP a ser configurada isso é que não ficou claro pra mim, eu preciso realmente instalar o SNMP será que vc poderia me esclarecer melhor essa parada "public" poderia ser qualquer outro nome?
    Desculpe a ignorância só preciso da ajuda. Obrigado

  5. #5

    Padrão

    cara...

    public é o nome q geralmente é dado a comunidade de leitura so snmp, mas pode ser qualquer nome, isso pode ser modificado a gosto...

    vc está querendo gerar gráfico de que? das interfaces de rede? de algum modem, switch, roteador ou coisa parecida??

  6. #6

    Padrão

    To querendo gerar gráficos, do consumo de banda de hosts, ou seja gerar gráficos todos os computadores que passam pelo meu firewall.