+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Servidor de mail redirecionado

    Olá pessoal,

    Hoje fui pego de supresa por uma nescessidade de um cliente, que me deixou preocupado. Vamos a situacao.


    A uma semana ele me pediu que fizesse o servidor de email para a empresa dele, sendo que ele ja tem um dominio hospedado em um servidor de hospedagem não sei onde....O objetivo principal dele era que as mensagens para usuarios do mesmo dominio não fosse preciso ir ate o provedor, eliminando a demora na integra das mensagens, ate mesmo de emails locais, o que acontece na condição atual.

    Mas hoje quando fui entregar o servidor recebi a noticia que ele tinha acabado de cancelar o link ppp que ele possuia que neste havia uma classe válida de ip, ou seja, agora ele so tem o velox...E não faço ideia como vou reverter esse quadro....

    Minha pergunta agora:

    Eu poderia configurar um servidor de email que buscasse as mensagens nesnte outro servidor onde se encontra hospedado atualmente?

    Como posso fazer para que as mensagens para usuarios do mesmo dominio não precise ir ate o servidor de hospedagem dele??


    Abraço a todos...

    Fico no aguado de vossa ajuda...

  2. #2

    Padrão

    Alguem poderia das uma sugestao, dica...mandar algum material que vossa me ndar uma ideia....estou precisando muito...Por isso preciso da ajuda de voces.


    Abraços

  3. #3

    Padrão

    bem.. seu eu não tiver entendido direito o seu post, por favor:

    flames > /dev/null

    pelo que entendo, seu cliente quer o seguinte:

    a) os usuários da rêde dêle apontariam para o servidor de zémail LOCAL, receberiam normalmente seus zémails.

    b) apontariam TAMBÉM o servidor local como sendo o seu servidor smtp, para enviar os zémails para o mundo.

    são problemas distintos, com soluções diferentes:

    para o primeiro caso, vc pode usar o fetchmail para buscar os zémail de 10/10 minutos no servidor pop do provedor. O tempo pode ser menor, mas o provedor pode não gostar.

    para o segundo, o servidor LOCAL tem que ser autorizado a conectar-se no servidor DO PROVEDOR, que ficaria sendo um 'smtp relay'. Nem todos os provedores aceitam isso.

    E, finalmente, vc pode pedir que o seu cliente estabeleça o seu servidor LOCAL como sendo o mx de domínio, ou seja, o DNS do provedor estabeleceria que o servidor do seu cliente seria responsável pelo completo manuseio dos zémail de seu próprio domínio. Já que êle tem o próprio domínio, seria o mais 'suave', DESDE QUE TENHA IP-ADDR VÁLIDO.

  4. #4

    Padrão

    Olá amigo.


    Fico realmentre agradecido pela sua preciosa ajuda, me esclareceu algumas coisas, mas sem querer abusar, gostaria que se pudesse me desse uma ideia do que pode ser feito, uma vez que este cliente nao tem mais IP VALIDO.

    Abraços..


    Citação Postado originalmente por irado Ver Post
    bem.. seu eu não tiver entendido direito o seu post, por favor:

    flames > /dev/null

    pelo que entendo, seu cliente quer o seguinte:

    a) os usuários da rêde dêle apontariam para o servidor de zémail LOCAL, receberiam normalmente seus zémails.

    b) apontariam TAMBÉM o servidor local como sendo o seu servidor smtp, para enviar os zémails para o mundo.

    são problemas distintos, com soluções diferentes:

    para o primeiro caso, vc pode usar o fetchmail para buscar os zémail de 10/10 minutos no servidor pop do provedor. O tempo pode ser menor, mas o provedor pode não gostar.

    para o segundo, o servidor LOCAL tem que ser autorizado a conectar-se no servidor DO PROVEDOR, que ficaria sendo um 'smtp relay'. Nem todos os provedores aceitam isso.

    E, finalmente, vc pode pedir que o seu cliente estabeleça o seu servidor LOCAL como sendo o mx de domínio, ou seja, o DNS do provedor estabeleceria que o servidor do seu cliente seria responsável pelo completo manuseio dos zémail de seu próprio domínio. Já que êle tem o próprio domínio, seria o mais 'suave', DESDE QUE TENHA IP-ADDR VÁLIDO.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por standart Ver Post
    Olá amigo.


    Fico realmentre agradecido pela sua preciosa ajuda, me esclareceu algumas coisas, mas sem querer abusar, gostaria que se pudesse me desse uma ideia do que pode ser feito, uma vez que este cliente nao tem mais IP VALIDO.

    Abraços..
    O melhor REALMENTE a fazer seria que êle tivesse um 'hosting' de zémail em algum provedor baratinho, com condições determinadas. Vou tentar esclarecer, mas eu sou confuso por natureza (rs):

    Acorda-se um 'hosting' de DOMÍNIO (o do cliente), mas o servidor 'hosted' seria APENAS um proxy smtpd/pop. As mensagens seriam geradas em um servidor NO SEU CLIENTE, que teria acesso (como relay) nêsse servidor 'hosted'. Muito bem, pra não complicar muito, o seu cliente criaria as contas que quisesse, e os usuários (internos) apontariam o servidor interno (192.168.. - não roteável) como sendo o seu servidor smtp. Com isso, liquida-se 50% da questão, ou seja, todos os zé-mail vão pro mundo "aparentemente" pelo servidor no cliente, mas na verdade estão sendo descarregados no servidor 'hosted'. Isso evita problemas com dns reverso, bloqueios, etc (coisa muito chata, acredite).

    Então, fica apenas o problema do pop.

    A solução MAIS SIMPLES é que o próprio 'hosted' aceite os zémails que venham de fora e, para NÃO CRIAR usuários no provedor que, normalmente cobra uma taxa pra isso, faz-se um espelhamento ldap da base de usuários do seu cliente. Os usuários do cliente apontariam êsse servidor como sendo o pop-server dêles.

    A menos simples: o fetchmail/procmail mesmo (argh)

    Mais simples ainda: o cliente fazer/contratar um 'hosting' num provedor barato mesmo. Via de regra vai custar uns 50 paus/mês e (IMHO) é a melhor solução.

    divirta-se

  6. #6

    Padrão

    Meu brother, mais uma vez muito obrigado.

    Entendi bem as soluções propostas por voce e ate ja imaginei como fazer, vou tentar fazer da seguinte maneira:


    Servidor Postfix...(Ele me parece ser mais simples de configurar)
    Fetchmail - Para baixar os emails de tempo em tempo.
    Spamassassim - Para fazer um controle de span.
    Clamav - Para controle de virus.
    Pelo que estou vendo a parte mais complicada, esta relacionada ao smtp autenticado, do host que eles estão hospedando no momento preciso me informar se eles tem isso disponivel lá...

    Agora eu tenho algumas duvidas que são elas:

    Na configuração da maquina que vai ficar no cliente, eu não preciso fazer nada com relação a DNS?
    O dominio que vou configurar no postfix deve ter o mesmo nome do hospedado no host?
    E as contas de usuarios? devo criar o usuario no postix e o mesmo no hosted?

    Se voce tiver algum material que me ajude, a mim orientar nessa parte de configuração ficarei grato.

    Abraços.




    Citação Postado originalmente por irado Ver Post
    O melhor REALMENTE a fazer seria que êle tivesse um 'hosting' de zémail em algum provedor baratinho, com condições determinadas. Vou tentar esclarecer, mas eu sou confuso por natureza (rs):

    Acorda-se um 'hosting' de DOMÍNIO (o do cliente), mas o servidor 'hosted' seria APENAS um proxy smtpd/pop. As mensagens seriam geradas em um servidor NO SEU CLIENTE, que teria acesso (como relay) nêsse servidor 'hosted'. Muito bem, pra não complicar muito, o seu cliente criaria as contas que quisesse, e os usuários (internos) apontariam o servidor interno (192.168.. - não roteável) como sendo o seu servidor smtp. Com isso, liquida-se 50% da questão, ou seja, todos os zé-mail vão pro mundo "aparentemente" pelo servidor no cliente, mas na verdade estão sendo descarregados no servidor 'hosted'. Isso evita problemas com dns reverso, bloqueios, etc (coisa muito chata, acredite).

    Então, fica apenas o problema do pop.

    A solução MAIS SIMPLES é que o próprio 'hosted' aceite os zémails que venham de fora e, para NÃO CRIAR usuários no provedor que, normalmente cobra uma taxa pra isso, faz-se um espelhamento ldap da base de usuários do seu cliente. Os usuários do cliente apontariam êsse servidor como sendo o pop-server dêles.

    A menos simples: o fetchmail/procmail mesmo (argh)

    Mais simples ainda: o cliente fazer/contratar um 'hosting' num provedor barato mesmo. Via de regra vai custar uns 50 paus/mês e (IMHO) é a melhor solução.

    divirta-se

  7. #7

    Padrão

    bem.. a solução com postfix e etc é adequada. O domínio deverá ser o mesmo, sem problemas, só definindo que os zémails serão recebidos APENAS da rede interna - isso tudo tá mencionado no main.cf dêle.

    De qualquer forma, andei procurando uns trecos na 'net pra vc, encontrei coisas que podem ajudar vc a aplicar a solução:

    tutorial postfix gateway - Pesquisa Google

    ps: o postfix é uma boa escolha.. eu gosto dêle