+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Logar Kernel Panic

    Fala linuxers =)

    Vamos lá, tenho uma maquininha antiguinha aqui coitada, ela está se mostrando útil, porem venho obtendo alguns Kernel Panic's de vez em quando.
    Quando o Kernel Panic ocorre, tenho que rebootar o sistema. Quando a máquina começa a carregar o lilo e vai passar para o modo VGA do pós lilo boot, a máquina reboot e reboot e reboot.. (Entra em um looping lindo hehehe).... e assim por 1h 2h não existe nenhuma lógica nesse processo descrito, ou seja é quando a máquina quer. Parece até um resfriado da bixinha coitada.

    Mas enfim vamos ao ponto.
    Como expliquei ela dá Kernel Panic e vomita uma porrada de (exeção) coisa, e não tenho como ver onde esse vomito começa, então eu quero logar o KERNEL PANIC.
    Já dei uma bela lida no man do SYSLOG, e já configurado meu syslog para EMERG *emerg * mas mesmo assim não tenho o log do KERNEL PANIC.

    Alguem sabe alguma maneira de eu efetuar um dump do KERNEL PANIC quando isso ocorrer?

    Abraços e antecipadamente meu muito obrigado a todos
    Última edição por MAJOR; 07-12-2006 às 19:07.

  2. #2

    Padrão

    Cara mas so uma pergunta tem de ver se dar kernel panic antes ou depois do syslog carregar, acho que se for antes não tem como ter um log disso.

    falows

  3. #3

    Padrão

    E mesmo se o syslog já estiver carregado, quando ocorre um kernel panic não é possível que nenhum programa do userland tenha acesso a nenhuma informação, porque eles já estão mortos.
    Neste caso vc teria que pesquisar pelos métodos que usam para debugar o kernel para tentar identificar o problema

  4. #4

    Padrão

    cara..

    mas essa máquina é antiga quanto???

    isso está na cara que é problema de hardware, você já testou as peças??

    valeu

  5. #5

    Padrão

    como disse o nosso colega lucianogf - e secundando nossos outros colegas - isso É um problema de hardware e eu apontaria meu dedo acusador para a memória RAM. Substitua.

  6. #6

    Padrão Ops..

    Antes de tudo, valew ruyneto, evandrofisico,lucianogf e irado.

    Mas vamos as respostas...

    ruyneto, então como eu disse,
    ERRO1. O sistema está rodando sim, ai acontece o kernel panic.TRAVA. Reinicio o sistema pois o PANIC é critico.

    ERRO2.Após reiniciar o sistema ao final do carregamento do Lilo
    Kernel 2.6.17 ..............................
    PUMBA reinicia.
    Então a resposta é sim ruy, o sistema syslog está rodando no KERNEL PANIC. Já no ERRO2 não, não está rodando. Mas no ERRO1 o syslog deveria logar? pois não loga.


    Opa lucianogf,
    Sim, já testei as peças, e a maioria das peças estão OK.
    Já rodei até o STRESSLINUX e tranquilo passou nos testes.
    PIII 700 Asus-cuv

    evandrofisico, é exatamente isso que estou pesquisando agora, encontrei alguns artigos que tentam explicar em como debugar esse tipo de situação.
    Encontei o ksymoops e estou pesquisando mais sobre ele, porem no artigo o autor diz para copiar o erro na mão (exceção) e então usar o ksymoops.Mas pera ai... como vou fazer isso se meu sistema já morreu?!


    Fala irado =)
    Sim sempre achei que era a memória também mas já testei com vários pentes e como o kernel panic não é frequente ocorre mais ou menos 1 vez por semana descartei a memória, mas também pensei que fosse. Usei a distro STRESSLINUX para diagnosticar o PC e aparentemente está tudo OK.


    Bom é isso...
    Fico no aguardo para mais opniões
    Última edição por MAJOR; 07-12-2006 às 18:57.