+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão cabeamento externo (cabo na rua). Pode?

    Olá! Tava lendo num tópico sobre os famigerados switchs encore e vi que muita gente passa o cabeamento pela rua (utilizando os postes) colocando a cada x metros um switch. Pois bem, fiquei com algumas dúvidas:

    1 - É necessário autorização pra usar os postes públicos? Caso positivo, alguém já teve problema por não ter autorização? Que tipo de problema?
    2 - Qual cabo utilizar? Existe algum específico para out-door?
    3 - De quantos em quantos metros precisa de um switch?

    Abraço!

  2. #2

    Padrão

    Cara vou te responder algumas coisas que já vi o pessoal dizendo por aqui:
    1- Sim, pareçe que para passar cabo pelos posts na rua precisa de autorização da prefeitura e/ou da empresa de telecom, depende por que parte do poste vc for passar ou quem é o "dono" do poste.
    2- Não sei se eles usam alguma cabo especial, mas se for RJ-45 devem usar UTP-6 que tem mais proteção contra fatores externos, provavelmente com blidagem tb.
    3- Seguindo o padrão UTP, vc pode por no máximo 100 mts de cabo sem um repetidor no meio, e no máximo 4 repetidores por seção, o que daria um máximo de 500 mts, mas acho que o pessoal não segue mto a norma não.

    falows

  3. #3

    Padrão

    Amigo te digo com conhecimento de causa, pois trabalhamos assim aqui na cidade.

    Precisa sim de autorizaçao para usar os postes, aqui os postes sao da empresa de fornece energia.

    O cabo que a que a gente usa eh o UTP-6 da furukawa porem sem blienddagem pois encarece muito o custo, soh usamos com blindagem quando o cabo vai passar perto de algum transformador etc etc etc

    E a norma tb foi para o espaço temos cabos com ateh 170 metros funcionando perfeitamente e muito mais que 4 repetidores, temos algums kilometros de cabos na cidade

  4. #4

  5. #5

    Padrão

    vc precisa ter licença SCM, autorização da CEMIG e da prefeitura !

  6. #6

    Padrão

    Aqui no provedor temos autorizaçao da empresa de energia e temos SCM tb

  7. #7

    Padrão

    Se voce tiver autirizacao, ainda tem que pagar algo???? Valeu!